Noticias

Apeti busca aprovação para APL de Tecnologia

04/07/2016

Objetivo é transformar S.J. Rio Preto em um polo de Arranjo Produtivo Local (APL) de TI  


Ao longo dos últimos meses, a diretoria Apeti vem trabalhando para transformar S.J. Rio Preto em um polo de Arranjo Produtivo Local (APL) de TI. O objetivo, segundo o presidente da Apeti, Jean Daher, é fortalecer o setor, compartilhar recursos, competências, dividindo o ônus e partilhando riscos e custos para explorar novas oportunidades. “Cada vez mais, a apalavra cooperação se faz necessária em nosso dia a dia. E ao colaborarmos uns com os outros, por meio de um APL, vamos acelerar o desenvolvimento econômico local e regional, além de destacar nossas empresas e torná-las ainda mais competitivas”, garante Jean.

 

Na prática, os APL são aglomerações de empresas, localizadas em uma mesma região, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa. “Os APL são capazes de promover mudanças que muitas cidades, como a nossa, precisam para se desenvolver. Por isso, acreditamos estar no caminho certo”, completa o presidente.

 

Vitória coletiva

 

Em maio, Jean esteve em São Paulo, representando a Apeti, junto a Coordenadoria de Desenvolvimento Regional e Territorial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado. A Secretaria, que tem como um de seus principais eixos de atuação as iniciativas de fomento a APLs, recebeu o cadastro da Apeti para transformar Rio Preto em um Arranjo Produtivo Local, e providenciou a vistoria da documentação e pontos a serem avaliados no processo de aprovação, como recursos financeiros, mercado, etc.

 

O próximo passo é finalizar a entrega da documentação solicitada e aguardar o reconhecimento da cidade como um APL de tecnologia. Segundo Jean, os APL têm grande importância para o desenvolvimento regional onde atuam. E sua força se baseia, justamente, naquilo que a Apeti busca: a cooperação, o diálogo de lideranças e o planejamento sobre o que se quer ser no futuro. E Jean conclui: “Todos ganham. A cidade, as empresas, os consumidores. É uma vitória coletiva, assim como o trabalho que desejamos realizar”.

 

 

 

 

Tel. (17) 98211-0045

  Apeti - Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação
Rua Dr. Raul Silva, 721 sala 01 - Vila Redentora - São José do Rio Preto/SP 
CEP.: 15015--020   |  Email: apeti@apeti.org.br
 

Desenvolvido por Webplus