Noticias

Diretoria da Apeti conhece o novo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Rio Preto

19/12/2016

No dia 15 de dezembro, a diretoria da Apeti participou, ao lado do vice-prefeito eleito, Eleuses Paiva, da cerimônia onde foi anunciado o nome do novo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo de São José do Rio Preto (SP). Liszt Abdala Martingo, diretor do Departamento Regional da Fiesp em Rio Preto, desde 2007, e Presidente do Conselho SESI/SENAI, desde 2006, estará à frente da Secretaria a partir do dia 1º de janeiro de 2017.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo (SEMDEC), foi criada em 2001. O órgão é responsável por coordenar, planejar e executar projetos, programas e ações diversas para apoiar e incentivar as empresas nas áreas da indústria, comércio e prestação de serviços, além de ações voltadas ao desenvolvimento do turismo no município.


Expectativa


Em novembro, Rio Preto foi classificado como a 99ª cidade, no Brasil, onde é mais difícil implantar infraestrutura de banda larga*. A burocracia e morosidade no processo para implantação de rede de internet banda larga é só um dos desafios do setor de serviços que o novo secretário terá pela frente. O setor de serviços responde por uma parcela importante na economia de Rio Preto: representa, atualmente, 74% do Produto Interno Bruto (PIB) local.

No último ano, sofreu com os efeitos da crise, mesmo assim, os empresários estão otimistas. “O setor de serviços é um importante braço de desenvolvimento em nossa cidade. Tenho certeza de que 2017 nos reservará boas surpresas”, adianta Jean Daher, presidente da Apeti. Segundo o presidente, o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, somado ao Cluster TIC RIo Preto (Polo de Arranjo Produtivo Local de TI), conquistado pela Apeti, vai gerar novas competências e ações para explorar novas oportunidades na cidade.


Currículo


Empresário da área de teleinformática e entretenimento, Liszt Abdala Martingo é membro da diretoria da Acirp, desde 1992, diretor titular da Fiesp Regional e Presidente do Conselho Regional Sesi/Senai. Nas primeiras gestões de Edinho Araújo como prefeito de Rio Preto, já exerceu cargo de Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Negócios do Turismo, além de presidente da Emurb e membro de diversos conselhos municipais. Liszt atuou ainda como Secretário Geral, diretor do SCPC, fundou o Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) e há 12 anos é vice-presidente da entidade.

Durante o evento de posse, Liszt falou sobre a influência de Rio Preto no Estado e sua forte diversificação nos setores de comércio, prestação de serviços e tecnologia da informação. Segundo o novo secretário, a prioridade, agora, é internacionalizar o terminal de cargas do aeroporto, construir um centro de convenções e executar o projeto da Estação Aduaneira do Interior, além de colocar o Trem Caipira em funcionamento.

 

 

*Ranking elaborado pela consultoria Teleco, divulgado durante o 60º Painel TeleBrasil em novembro/2016.

 

 

 

 

Tel. (17) 98211-0045

  Apeti - Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação
Av. João Batista Vetorazzo, 805 - BOX 11C - Dist. Ind. Waldemar de Oliveira Verdi
CEP.: 15035-470  |  São José do Rio Preto/SP  |  Email: apeti@apeti.org.br
 

Desenvolvido por Webplus