Noticias

Manifesto Rio Preto + T.I.

09/09/2016

Manifesto que será entregue a todos os candidatos a Prefeito de Rio Preto.

 

Acreditamos que o acesso à tecnologia é um direito universal e inalienável do ser humano.

 

Acreditamos no desenvolvimento tecnológico como um dos pilares que impulsiona a economia, como forma de promover melhoria na qualidade de vida das pessoas e como alavanca do desenvolvimento humano.

 

Acreditamos que a tecnologia é fundamental para dar transparência às ações tanto públicas quanto privadas.

 

Acreditamos que é obrigação e direito de todo cidadão pensar e fazer de São José do Rio Preto uma “Cidade Inteligente e Humana – (CIH)”, dentro do mais moderno conceito de desenvolvimento sustentável e focada na qualidade de vida das pessoas.

 

Norteada por esses ideais a APETI, com apoio do Núcleo Multissetorial de Serviços da ACIRP, e outras entidades representativas da Sociedade, quer promover em São José do Rio Preto e região um modelo de desenvolvimento regional que conseguiu êxito em outras regiões do país e do mundo.

 

Por acreditar nisso, entendemos que São José do Rio Preto, pela sua importância no cenário nacional, merece políticas públicas específicas visando fomentar o desenvolvimento tecnológico, inovador e sustentável.

 

Nos últimos anos, apesar da representatividade do setor e de Rio Preto ser o terceiro polo de desenvolvimento de Software do Estado de São Paulo, temos perdido espaço para outras regiões mais avançadas em legislação e incentivos para o setor.  Essas regiões conseguiram, assim, propiciar uma melhoria, não apenas à qualidade de vida do seu cidadão, como à sua empregabilidade, além de elevar os indicadores socioeconômicos regionais. 

 

Neste contexto é indispensável a cooperação entre pessoas, instituições e empresas para gerar o capital social necessário para a sustentação dos projetos estruturais das cidades inovadoras e humanizadas. Por isso, elencamos alguns objetivos que consideramos fundamentais para a construção, podendo contribuir sobremaneira com nosso município e região:

 

  • Criar uma Secretaria Municipal de Tecnologia e Inovação, residente no parque tecnológico, objetivando promover a evolução e a modernização da estrutura pública municipal e apoiar o desenvolvimento do setor tecnológico.

 

  • Integrar a APETI, física e ativamente, ao parque tecnológico obtendo, dessa forma, uma ampla aproximação do poder público com o setor produtivo. 

 

  • Buscar a aprovação de lei que fomente e estimule, em nossa cidade, um ambiente inovador para empresas e empreendedores de qualquer porte, visando à redução do ISSQN, a exemplo de outros municípios.

 

  • Criação do Conselho Municipal de Politica de Tecnologia e Inovação, constituído de entidades representativas do segmento e da sociedade civil, objetivando superar os inúmeros desafios de nossa sociedade, entre eles o acesso gratuito à internet, educação digital para todos, gestão estratégica do parque tecnológico e da incubadora de empresa, ensino de empreendedorismo nas escolas, estímulos a inventores, bibliotecas, fundos locais de capital de risco, acessibilidade nos transportes, novas metodologias de ensino-aprendizagem, inclusão econômica de todos os cidadãos e sustentabilidade ambiental. Além de colaborar em melhor eficiência dos serviços públicos, promovendo, assim, uma “cidade Inteligente e humana”, por meio da integração da sociedade com os setores público, privado. 

 

  • Evoluir o programa de aceleração e incubação de empresas, unindo a iniciativa privada e pública, visando ao fomento de startups, contando com o apoio da APETI na capacitação de jovens para o mercado de trabalho.

 

 

 

 

Tel. (17) 98211-0045

  Apeti - Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação
Rua Dr. Raul Silva, 721 sala 01 - Vila Redentora - São José do Rio Preto/SP 
CEP.: 15018-456   |  Email: apeti@apeti.org.br
 

Desenvolvido por Webplus