Noticias

Projeto Pescar comemora 40 anos com ação voluntária

04/07/2016

Com foco em “atitudes que inspiram, envolvem e transformam”, jovens arrecadaram 230kg de alimentos para ONG Mundo Novo Eldorado 


Para comemorar os 40 anos de atuação do Projeto Pescar no País, alunos do projeto em todo o Brasil se reuniram em torno do espírito do trabalho voluntário. No Dia Nacional do Pescar, a proposta era que os jovens demostrassem, nos vários espaços das comunidades onde atuam, “atitudes que inspiram, envolvem e transformam”.

 

Em S.J. Rio Preto, a Unidade Projeto Pescar APETI, participou da comemoração promovendo uma ação solidária para arrecadar alimentos. Ao todo, a turma arrecadou 230 quilos de mantimentos que foram entregues à ONG Mundo Novo Eldorado. E a ação não ficou só na entrega dos alimentos. Os jovens realizaram ainda uma atividade de integração, junto às mais de 70 crianças da ONG, com rodas de bate-papo organizada pelos próprios “peixinhos”, como são chamados os alunos do programa. O Projeto Mundo Novo Eldorado, foi fundado em 2007.

 

Dar o peixe

“Se quiseres matar a fome de alguém, dá-lhe um peixe. Mas, se quiseres que ele nunca mais passe fome, ensina-o a pescar”. O provérbio chinês, que inspirou a Fundação Projeto Pescar desde sua origem, continua orientando suas atividades até hoje. O projeto busca parcerias na iniciativa privada, no poder público e na rede local de atendimento ao adolescente, para oferecer cursos gratuitos de desenvolvimento pessoal e iniciação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social.

 

Como resultado do investimento social privado, que vai além da prática de “dar o peixe”, milhares de adolescentes do Projeto Pescar já ingressaram no mercado de trabalho. São jovens que têm uma nova perspectiva de vida porque alguém lhes ensinou como “pescar”.

 

A Unidade de S.J. Rio Preto do Projeto Pescar, idealizada pela Apeti em conjunto com o escritório regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), é mantida desde 2007 por várias das empresas associadas. A Unidade capacita para o mercado de trabalho, todos os anos, de 15 a 20 jovens, com idades entre 16 e 18 anos.

 

 

 

 

Tel. (17) 98211-0045

  Apeti - Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação
Rua Dr. Raul Silva, 721 sala 01 - Vila Redentora - São José do Rio Preto/SP 
CEP.: 15015--020   |  Email: apeti@apeti.org.br
 

Desenvolvido por Webplus