Noticias

São José do Rio Preto recebe reconhecimento de APL em TIC

31/10/2016

Apeti é entidade que representa o APL de TIC de Rio Preto, que agora, integra o grupo de elite no cenário da Tecnologia da Informação e Comunicação no Estado


Em setembro, a Apeti comemorou mais uma grande conquista: a homologação do APL (Arranjo Produtivo Local) de TIC de São José do Rio Preto e região pelo  Governo do Estado de São Paulo. Isso significa que, a partir de agora, a cidade faz parte dos 43 municípios que compõem a Rede Paulista de Arranjos Produtivos Locais (APL) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (veja a lista completa aqui: www.desenvolvimento.sp.gov.br/lista-de-apls).

 

“Não se trata de uma conquista exclusiva dos associados da Apeti. Esta é uma vitória de toda a cidade, que agora, está no radar paulista e nacional de TIC. O que sem dúvida, é sinônimo de bons investimentos para o setor em nossa região”, comemora o presidente da Apeti, Jean Daher. Segundo ele, um dos objetivos com o APL é o acesso de micro, pequenas e médias empresas a programas de capacitação e linhas de financiamento, fortalecendo o mercado. “Além disso, buscamos também a troca de informações entre as empresas com as entidades de classe, governos e instituições de ensino e pesquisa”, completa o presidente.

 

O projeto

A elaboração do projeto de solicitação do credenciamento foi realizada pela Apeti e protocolada na Coordenadoria de Desenvolvimento Regional e Territorial do Governo do Estado. No dia 08 de setembro, o Governo do Estado divulgou o credenciamento do APL de TIC de Rio Preto.  A Apeti passou a ser o canal de comunicação entre o governo do Estado e o Cluster de TIC de São José do Rio Preto e região. Para tanto, a Associação elaborou um projeto que demonstrava a vocação natural da região, que possui um aglomerado de empresas de TI com vínculos de articulação, interação, governança, cooperação e aprendizagem entre si.

 

O APL de TIC de Rio Preto é composto por aproximadamente 426 empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (da região), além de instituições de ensino públicas e privadas, o Parque Tecnológico, Incubadora de Empresas, entidades de fomento e representativas de classe. O setor é responsável por 1,6% do imposto arrecadado no município. “Com o credenciamento, milhares de profissionais irão se beneficiar das oportunidades geradas pela Rede Paulista de APLs, independentemente de serem ou não associados da Apeti”, ratifica, Jean. “O APL de TIC de Rio Preto vai ampliar o desenvolvimento econômico local e regional, além de destacar as empresas de TIC da região e torná-las ainda mais competitivas”.

 

Grupo de elite

Com a homologação do APL de TIC, São José do Rio Preto passa a integrar um grupo de elite no cenário da Tecnologia da Informação e Comunicação no Estado. Isso porque dentre os 645 municípios paulistas, somente cinco cidades obtiveram o reconhecimento oficial de APL na área de Tecnologia da Informação (este corte da palavra comunicação é um preciosismo técnico para validar o texto. Pois, de fato, são 2  APLs de software, 2 de TIC e 1 de TI). Agora, a cidade passa a ter acesso a projetos e recursos dos órgãos que compõem a Rede Paulista de APLs e a habilitação do APL para utilizar recursos priorizados no Orçamento para este fim. “Tudo isso é resultado do intenso trabalho da equipe e de todos os envolvidos neste projeto, por meio da Apeti. Ao longo (dos anos – desde a fundação), trabalhamos para buscar os melhores resultados para os empresários que optaram por investir em Rio Preto. O APL de TIC de Rio Preto é a confirmação de que estávamos no caminho certo”, completa Jean.  

 

 

 

 

Tel. (17) 98211-0045

  Apeti - Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação
Rua Dr. Raul Silva, 721 sala 01 - Vila Redentora - São José do Rio Preto/SP 
CEP.: 15018-456   |  Email: apeti@apeti.org.br
 

Desenvolvido por Webplus