início / blog

5 ferramentas de análise de dados para transformar números em informações valiosas

Captar dados é apenas o primeiro passo para tornar sua empresa mais eficiente, porque também é preciso interpretá-los. Confira cinco ferramentas de análise de dados para alavancar seu negócio.

Postado em 21 de março de 2023

Com a quantidade de conteúdo que temos hoje em dia, isso em qualquer setor, ter ferramentas de análise de dados se torna estratégico e funcional para a empresa. Até porque, não adianta nada captar informações sem conseguir analisar e interpretar.

O mercado da tecnologia cresceu mais de 100% nos últimos 10 anos no Brasil, dessa maneira, a coleta de dados se tornou parte deste avanço tecnológico. Assim, hoje as instituições conseguem traçar metas em várias áreas com estes tipos de informações.

Agora, vamos trazer algumas sugestões de ferramentas que vão transformar os números coletados pela sua empresa em informações valiosas.

Você sabe o que são ferramentas de análise de dados?

As ferramentas de análise de dados são softwares que ajudam não apenas a analisar, mas a coletar, processar, visualizar e interpretar informações de grandes conjuntos de informações. Isso torna todo o processo mais rápido, eficiente e com uma taxa de acerto bem maior.

Imagine que você tem dados de 10 mil clientes, mas gostaria de saber qual é o seu público dentro deste universo. Ao jogar as informações em um programa deste tipo, ele poderá falar, por exemplo, que o seu "cliente ideal" é formado por homens entre 35 a 40 anos, classe média e que moram em tal cidade.

Essas ferramentas são essenciais para identificar tendências, padrões e insights em dados que seriam difíceis ou impossíveis de detectar manualmente. As ferramentas variam em termos de funcionalidade e complexidade, desde soluções simples, como planilhas, até plataformas mais avançadas que utilizam algoritmos de inteligência artificial.

Por ter vários tipos de funcionalidade, as ferramentas são usadas em diversos setores, como na área de negócios, finanças, ciências, saúde e marketing. Assim, elas ajudam os profissionais a tomarem decisões informadas com base em evidências e dados.

Qual a importância destas ferramentas?

As ferramentas de análise de dados são estratégicas e têm sua importância na capacidade de ajudar empresas e pessoas a tomarem decisões informadas com base em evidências. Hoje a internet, por exemplo, gera muitos dados, tanto geográficos, como costumes e gostos.

Voltando ao exemplo do banco de dados de 10 mil clientes. Imagine que você tem um e-commerce e, então sabe, que o seu público é de homens entre 35 a 40 anos e que adoram artes marciais. Apenas estas duas informações já seriam suficientes para traçar campanhas de marketing e comercializar produtos focados nisso.

Agora, os dados podem ser bem específicos, falando o local onde moram, quais artes marciais mais gostam, que tipo de produto mais compram. Então, estas ferramentas identificam padrões em grandes conjuntos de dados, permitindo que empresas tomem decisões mais informadas sobre questões como estratégia de negócios.

Quais as principais ferramentas de análise de dados?

Agora que você entendeu o que são as ferramentas de análise de dados e a sua importância, vamos mostrar as cinco principais e falar um pouco sobre elas.

1. Power BI

Começamos pela que é uma das principais plataformas de análise de dados do mercado. A Power BI tem o selo da Microsoft e ajuda a criar tabelas interativas e gráficos a partir dos dados inseridos. Aliás, ele serve tanto para pessoas com conhecimento básico quanto para profissionais mais experientes.

Ele permite integrar aplicativos, traz relatórios e painéis em tempo real, além de fazer uma análise automática de informações, oferecendo correlações, agrupamento de dados e outros dados relevantes. O Power BI permite a criação de dashboards personalizados e traz relatórios dinâmicos.

2. Análise de dados com Python

A Python é uma ferramenta versátil e traz a chance de fazer diversas tarefas ao mesmo tempo, além da análise de dados. Com este programa é possível criar e manipular tabelas, trabalhar com séries no tempo. Além disso, permite também a construção de gráficos de diversos tipos, como barra, pizza, com os dados coletados.

Ela é uma linguagem de programação, mas por ser simples e fácil ganhou várias funcionalidades também, como desenvolvimento web até inteligência artificial. O código é aberto, então ele permite o uso e modificações por qualquer pessoa.

3. Excel

Sim, se não for a primeira ferramenta de análise de dados, com certeza, é uma das mais populares. Além de armazenar dados, o Excel permite criar planilhas e gráficos com as informações passadas. Outro diferencial é que é um ótimo programa para cálculos e planilhas.

Tanto é que, mesmo sendo criado em 1987 — uma eternidade quando o assunto é tecnologia — ele ainda continua tendo aplicações em vários setores. O Excel é amplamente utilizado em ambientes empresariais, financeiros e acadêmicos, e oferece recursos avançados.

4. Google Data Studio

Gratuita com várias funções, o Google Data Studio permite que o usuário crie relatórios personalizados a partir de diversas fontes de dados. Nele, a pessoa consegue também conectar o Google Analytics, Ads e outras planilhas.

Ela também permite a criação de gráficos, tabelas, mapas e dashboards que podem ser compartilhados entre os profissionais. Com o Data Studio, você também faz a personalização de relatórios e tem acesso em tempo real.

5. Data Melt

Software gratuito, ele ajuda na análise e na visualização de dados. O programa tem uma multiplataforma, que combina linguagens de script, como a Python, e outros pacotes Javas.

A operação é útil para preparar informações para análises mais complexas, como modelagem estatística, visualizações e machine learning. A tabela longa facilita a manipulação e visualizar os dados, permitindo que sejam utilizados recursos avançados de análise e visualização de dados.

Quais as melhores ferramentas de análise de dados?

Agora, se você quer saber qual é a melhor ferramenta de análise de dados, isso já é uma resposta mais complicada. Porque como existem diversas funcionalidades, cada uma pode ser ideal para cada setor.

Gostou do conteúdo? Espero que ele tenha ajudado a entender melhor as ferramentas de análise de dados. Para saber mais, confira no nosso blog mais conteúdo sobre tecnologia.


Compartilhe:

Quer falar com a gente? Entre em contato com a [Apeti]