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A Tecnologia e seu Propósito

É inegável que, ao longo dos últimos anos, a Tecnologia da Informação (TI) tem impactado consideravelmente os negócios de todo o mundo. Com o avanço da revolução digital, a tecnologia se torna cada vez mais estratégica, afinal, temos visto ela transformar e mudar os negócios, fato que tem deixado os CEOs bastante atentos aos temas de Inovação e Tecnologia.

Postado em 08 de fevereiro de 2022

É inegável que, ao longo dos últimos anos, a Tecnologia da Informação (TI) tem impactado consideravelmente os negócios de todo o mundo. Com o avanço da revolução digital, a tecnologia se torna cada vez mais estratégica, afinal, temos visto ela transformar e mudar os negócios, fato que tem deixado os CEOs bastante atentos aos temas de Inovação e Tecnologia.

Nestes últimos 2 anos pandêmicos, este processo foi acelerado de maneira exponencial, afinal a eficiência e gestão foram cruciais na sobrevivência das organizações, bem como a incorporação de negócios digitais, visto que o cibridismo, maneira de vivermos no mundo físico e virtual, ao mesmo tempo deixou de ser ficção.

Desta maneira, vemos que a Tecnologia da Informação está intimamente ligada à performance e ao sucesso das organizações. No entanto, é fundamental lembrar que a tecnologia é meio e não fim, por isto ela deve estar intimamente alinhada com o negócio e nunca de maneira apartada, para que de fato as transformações digitais aconteçam.

Infelizmente, é muito comum ver nas organizações a tecnologia desconectada buscando um protagonismo de inovação solitário o que é um grande erro estratégico, e que inevitavelmente trará insucesso nas transformações digitais. Nesse cenário, é fundamental que a TI faça seu movimento de trazer o mindset e entendimento do negócio para suas atividades, de forma a que possa de fato contribuir nos aspectos operacionais, táticos, estratégicos e até mesmo disruptivos. Afinal, a tecnologia por si só não basta, ela deve servir a algo e assim potencializar as necessidades do mercado e da sociedade.

Vamos relembrar que a Netflix não acabou com as locadoras, apenas é uma locadora “diferente”, trazendo maior comodidade. A Uber não rompeu com os taxistas, mas sim com o serviço insatisfatório e tarifas. Estes e outros exemplos de sucesso como da Nubank e do AirBnB, mostram que a tecnologia potencializa o atendimento às demandas do mercado e os novos hábitos de consumo.

Hoje nas organizações muito se fala da importância de tecnologias para alavancar negócios e trazer mais valor ao mercado e seus clientes. Em todo lugar se fala de business intelligence, analytics, inteligência artificial, realidade aumentada, 5G, blockchain entre outras tantas tecnologias que permitem a transformação dos negócios, mas que isoladamente, “per se”, não tem valor.

A aproximação da TI ao negócio é um grande desafio, vemos alguns importantes movimentos acontecendo, entretanto é fundamental a aceleração e expansão destes movimentos para o desenvolvimento desta competência nos profissionais de business e de tecnologia, afinal estes profissionais fazem parte de uma única execução.

Este assunto deve ser pauta dos líderes, das organizações, instituições de ensino e do mercado de trabalho para assim garantir a preservação de muitos negócios, afinal, estamos no meio de uma grande revolução, e tal como foram as outras revoluções econômicas, a exemplo da agrícola e industrial, novos negócios surgirão e outros desaparecerão, com uma grande troca de poder econômico na sociedade. Por isto, a união de competências dentro das organizações é fundamental para a sustentação das empresas na era digital, afinal, os grandes novos negócios digitais de sucesso, tiveram foco em uma única coisa: uma dor de mercado.

por Marcelo Lorencin - Diretor Presidente da Apeti (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação)


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