início / blog

Afinal, o que é Power BI e para que serve?

Power BI é uma ferramenta de análise e visualização de dados que conecta a diversos tipos de fontes de dados e oferece insights poderosos. Acesse e saiba mais!

Postado em 11 de janeiro de 2023

Os dados são valiosos para todas as empresas que buscam captar mais clientes, crescer ou até mesmo sair de uma situação complicada. Entretanto, mais vital do que ter a informação é saber organizá-la e interpretar. Algumas ferramentas ajudam na tarefa de reunir tudo. Por exemplo, você sabe o que é Power BI e para que serve?

Esta ferramenta consegue reunir dados de diversas fontes, para organizar tudo de maneira simples e ágil. Assim, não é preciso gastar horas buscando estas informações em tabelas, aplicativos, sites ou outras fontes.

Quer saber o que é Power BI, ver qual a função e os benefícios para sua empresa? Acompanhe neste texto tudo sobre o assunto!

O que é Power BI e para que serve?

Os dados trazem informações importantes para uma empresa, mas para isso é preciso saber como reuni-los e interpretá-los. Um dado sozinho, ou milhões desordenados, não tem muita serventia. Por isso, você precisa saber o que é Power BI e para que serve.

O Power BI é um software de Inteligência de Mercado, o Business Intelligence, da Microsoft. Ele, na verdade, reúne diferentes programas e os conecta para relacionar os dados e transformá-los em informações estratégicas.

Imagine a sua empresa ter informações em uma planilha de Excel, do Facebook, Instagram, de um programa de vendas e do Google Analytics. Agora, ter um software que reunisse todos estes dados ajudariam a interpretá-los mais facilmente, concorda?

Além disso, com ele é possível transformar os dados em gráficos e outras imagens, deixando visualmente mais agradável. Afinal, é muito mais fácil interpretar dados olhando um gráfico do que uma tabela. Por fim, ele dá a chance de compartilhar com outras pessoas da equipe, clientes e parceiros.

Com todas as métricas reunidas e organizadas, é possível ter insights empresariais para várias situações, desde melhorar processos, aumentar as vendas e reduzir custos.

Como o Power BI ajuda as empresas?

Os dados trazem informações para transformar o modo de pensar as ações do negócio, melhorando ou mudando as estratégias. Então, saber analisá-los ajuda a criar ideias para o aprimoramento da empresa. É aí que o Power Bi entra!

Por meio deste programa, a empresa consegue executar uma série de funções para analisar os dados. O Power BI ainda permite, por exemplo, exportar os relatórios para o Power Point e fazer apresentações dinâmicas. Fora isso, o próprio programa tem um dashboard configurável, com elementos visuais para monitorar as metas e os resultados.

Imagine que sua marca vai fazer uma campanha de anúncios no Google. Porém, com os dados do Power BI, foi possível analisar que o seu público-alvo, na verdade, tem presença maior no Instagram, com maior conversão na rede social. Então, desta maneira, o programa ajudou a criar uma mudança de estratégia.

Como o Power BI funciona?

A interface do Power BI é pautada pela simplicidade, feita para pessoas que não têm tanta intimidade com a tecnologia. Porém, quando falamos em Big Data, ou seja, um grande volume de dados e fontes, é preciso ter mais conhecimento na área.

Ele vai captar, reunir e apresentar os relatórios e planilhas em um só local, no formato que a pessoa decidir. A atualização pode ser feita até 8 vezes por dia, basta conectar as fontes de dados ao programa para ele já gerar relatórios, fazer comparativos, analisar indicadores.

Outra funcionalidade do Power BI é que ele está disponível em versões diferentes. Isso facilita a distribuição e o acesso mais rápido, podendo ser feito pelo computador, celular e afins. Confira:

Desktop

A versão desktop é como se fosse um programa normal que você irá instalar no seu computador e deixar na área de trabalho. Assim como qualquer outro software, como os da própria Microsoft.

SaaS

Tecnologia que ganha espaço a cada ano, SaaS é um software como serviço. Assim, o Power BI está na nuvem e o usuário acessa pela internet, como em um site comum.

Aplicativo

Esta versão permite que o usuário acesse o dashboard pelo smartphone ou até mesmo o tablet. Ele serve não apenas para os dispositivos com Windows instalado, mas também Android e IOS.

Quais os benefícios?

O Power BI é estratégico para a sua equipe de vendas, de marketing e departamento financeiro. Ou seja, ele traz inúmeros benefícios para departamentos que geram e precisam analisar centenas de dados todos os dias.

Por isso, um dos principais benefícios dele é a economia de tempo, já que não será preciso passar longos períodos buscando dados espalhados em vários programas ou sites. Entretanto, o software também tem outras vantagens, como:

-praticidade para usar;

-simples usabilidade;

-agilidade em criar relatórios;

-autonomia;

-versatilidade de versões;

-sincronização com sistemas;

-otimização na gestão de dados;

-baixo investimento inicial;

Conclusão

Agora que você sabe o que é Power BI e para que serve, entende também que é fundamental captar, reunir, organizar e analisar os dados. Eles definem o sucesso ou o fracasso de muitos projetos, seja no comércio, empresas e indústrias.

Aliás, você já ouviu falar de indústria 4.0? Se ainda não, fica o convite para ler este texto sobre como ela funciona e os impactos na nossa sociedade.


Compartilhe:

Quer falar com a gente? Entre em contato com a [Apeti]