início / blog

Apeti inaugura Centro de Inovação Compartilhado

Espaço fica dentro do Parque Tecnológico de São José do Rio Preto

Postado em 08 de abril de 2022

A Apeti inaugurou, no dia 6 de abril, a sua nova sede, denominada Centro de Inovação Compartilhado, que fica no Parque Tecnológico de São José do Rio Preto. O intuito do espaço é fomentar a tecnologia, colaborando para que a cidade se torne um polo tecnológico. Para isso, o Centro contará com eventos, sessões de mentoria, grupos de discussão técnica e programas de inovação direcionados a startups.

A solenidade contou com palestra do Dr. Demi Getschko, considerado o pai da Internet Brasileira, com a sessão “Portas Abertas”, com tour pelo Centro de Inovação Compartilhado Apeti e com um delicioso Happy Hour.

Em sua palestra, Dr. Demi Getschko explicou sobre o surgimento da internet e apresentou a evolução dela nos últimos 53 anos. Entre os temas abordados, estiveram a Internet das Coisas, o Big Data, a Inteligência Artificial e o IPv6 (versão mais atual do Protocolo de Internet).

Na sequência, foi a vez de a diretoria realizar o Portas Abertas 2022. Marcelo Lorencin, presidente da Apeti, e Gerson Pedrinho, vice-presidente, apresentaram a diretoria do biênio 22/23, comentaram sobre as mudanças nas categorias de associados da associação e divulgaram a agenda de ações deste ano. “Hoje, temos associados de esferas que vão além das empresas de TI, já que a transformação digital está em tudo”, destacou Lorencin. Para Pedrinho, todas as ações da entidade convergem em um só ponto: juntos somos fortes. “Entendemos que ecossistema é isso”, declarou.

O Deputado Itamar Borges, responsável pela Emenda Parlamentar, no valor de R$200 mil reais, que viabilizou a construção do Centro de Inovação Compartilhado, também prestigiou o evento. “O setor de Tecnologia da Informação foi um dos que mais cresceu na pandemia, porém faltam profissionais. Por isso, me coloco à disposição da associação para continuar participando desses avanços, trazendo cada vez mais investimentos e capacitação”, afirmou.

Orlando Bolçone, vice-prefeito e um dos principais responsáveis pela concretização do Parque Tecnológico de São José do Rio Preto, reforçou a importância de o Parque abrigar um Centro de Inovação Compartilhado: “Esse é um dia histórico para Rio Preto. Estamos nos preparando para alçar grandes voos. Ver esse local cheio, com empresas, startups e profissionais juntos, é sinal de que estamos indo pelo caminho certo”.

O evento também contou com a presença do prefeito, Edinho Araújo, que apontou a relevância do trabalho feito pela Apeti. “É fundamental que o poder público e a iniciativa privada estejam juntos, unindo esforços e ligando a inteligência. Rio Preto é uma cidade que está sempre aberta àqueles que querem inovar e gerar emprego e acreditamos que inovação, criatividade e tecnologia são o caminho”, disse.

Sobre a Apeti

A Apeti (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação) é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em setembro de 2003, em São José do Rio Preto (SP), com o objetivo de fomentar o setor de negócios de Tecnologia da Informação, colaborando para o crescimento da área e o desenvolvimento econômico da cidade e região.

Metas do Centro de Inovação Compartilhado Apeti:

• Impactar a cidade, fomentando a tecnologia e colaborando com o crescimento do setor;

• Promover a discussão e a adoção de novas tecnologias nos negócios, aproximando grupos de estudos independentes, parceiros e empresas;

• Promover a troca de boas práticas, metodologias e processos entre colaboradores das empresas associadas à Apeti e empresas do APL TIC (Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação);

• Aproximar pequenas empresas e startups de empresas maduras do APL TIC, tanto para geração de novas oportunidades, como para compartilhamento de boas práticas;

• Ser um centro de promoção de treinamento e desenvolvimento para as empresas do APL TIC;

• Atrair e desenvolver novas empresas do setor e de outros segmentos de base tecnológica para o ecossistema de inovação do Parque.


Compartilhe:

Quer falar com a gente? Entre em contato com a [Apeti]