início / blog

Aplicação da tecnologia na saúde: importância e exemplos

A aplicação da tecnologia na saúde é a união entre essas duas áreas em prol da evolução dos serviços de saúde. Acesse e entenda!

Postado em 27 de dezembro de 2022

A aplicação da tecnologia na saúde, também conhecida como health tech, tem avançado cada vez mais, otimizando os cuidados fornecidos por diversas unidades de saúde ao redor do mundo.

Em qualquer segmento de negócio, o investimento em tecnologia leva a resultados mais satisfatórios, permitindo que as instituições e seus clientes usufruam de vantagens significativas. E com a saúde não seria diferente.

Por isso, neste artigo vamos te explicar tudo sobre esse assunto. Confira!

O que é e qual a importância da tecnologia na saúde?

Resumidamente, a aplicação da tecnologia na saúde é a união entre essas duas áreas em prol da evolução dos serviços de saúde.

Isso acontece a partir de soluções de softwares e user experience (UX), por exemplo, sempre com o objetivo de melhorar os atendimentos médicos e possibilitar avanços em procedimentos e equipamentos.

Devido a essas evoluções tecnológicas, foi possível, por exemplo, desenvolver diversas técnicas — como as vacinas — para combater e prevenir doenças que têm o potencial de dizimar milhões de pessoas.

Para exemplificar essa parceria, podemos citar o médico e cientista Oswaldo Cruz, cujos conhecimentos sobre patologias como a febre amarela e a peste bubônica possibilitaram a erradicação dessas doenças no Brasil.

Por meio das vacinas e soros criados na década de 1900, foi possível imunizar grande parte da população, evitando mortes causadas por essas comorbidades por todo o país.

Sendo assim, podemos concluir que a tecnologia na saúde reúne todas as soluções desenvolvidas por meio da associação entre essas duas áreas tão importantes para a evolução da sociedade.

Por impactar no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de uma série de doenças, além de auxiliar na gestão hospitalar (ou clínica) e no monitoramento dos pacientes, a tecnologia na saúde é fundamental.

Inclusive, por ajudar a reduzir custos e otimizar a eficiência dos procedimentos, acaba possibilitando que um maior número de pessoas consiga ter acesso aos tratamentos necessários.

Ao utilizar as ferramentas tecnológicas, a área médica consegue não só tomar decisões mais assertivas como também ter acesso facilitado aos dados dos pacientes. Assim, é possível determinar quais linhas de tratamento são mais adequadas e quais medidas preventivas podem reduzir o risco de doenças.

Além disso, por auxiliar na prevenção de condições que geram doenças específicas, o uso da tecnologia a favor da saúde torna possível reduzir os custos operacionais que os sistemas público e privado podem vir a ter com diagnósticos e tratamentos.

Ou seja, a aplicação da tecnologia na saúde é essencial para o bom funcionamento de todas as áreas da medicina, resultando em um atendimento mais efetivo e certeiro para toda a população.

Principais benefícios

A tecnologia tem auxiliado do ensino à prática da medicina, impactando não só os cuidados de saúde, mas também a relação médico-paciente.

Um bom exemplo são os dispositivos tecnológicos vestíveis conhecidos como wearables, que, quando utilizados pelo paciente,monitoram sua saúde e proporcionam mais autonomia a ele.

Contudo, entre as vantagens da aplicação da tecnologia na saúde, também podemos citar:

-diagnósticos mais assertivos;

-melhor experiência e atendimento do paciente;

-maior eficiência na gestão hospitalar e clínica;

-otimização do controle financeiro e das tarefas administrativas;

-melhor gerenciamento de pessoas;

-maior controle do estoque de medicamentos e outros insumos;

-padronização dos procedimentos;

-integração e armazenamento das informações;

-maior precisão na execução de técnicas cirúrgicas;

-redução de riscos;

-prevenção eficaz.

Principais áreas de aplicação da tecnologia na saúde

Diversas invenções tecnológicas auxiliam na prevenção de doenças e na realização de exames e tratamentos médicos. Mas foi por volta de 1895 que uma das principais descobertas da área foi colocada em uso pela primeira vez: o raio-X.

Wilhelm Conrad Rontgen foi um físico e engenheiro mecânico alemão que desenvolveu e realizou a primeira radiografia não invasiva do mundo.

Foi devido a ele que o raio-X e os próximos avanços tecnológicos evoluíram para os aparelhos diagnósticos e terapêuticos que, atualmente, são a base da radioterapia, radiologia intervencionista e radiologia e diagnóstico por imagem.

Sendo assim, Rontgen é responsável por dar início ao movimento que impulsionou o desenvolvimento de equipamentos de ressonância magnética, tomografia e muitos outros.

Além disso, a tecnologia na saúde também modernizou a realização de transplantes e a comunicação por meio das tecnologias da informação e comunicação (TICs), ferramenta que foi fundamental durante a pandemia de COVID-19.

Afinal, foi por meio das TICs que foi possível ter acesso às diversas soluções de atendimento remoto — como os sistemas utilizados nas plataformas de telemedicina —, que ampliaram o alcance do atendimento e tratamento médico de qualidade.

Inclusive, segundo informações da Agência Nacional de Saúde (ANS), de 2014 a 2019 mais de 3 milhões de cidadãos migraram de planos de saúde para o SUS (Sistema Único de Saúde).

Tudo isso colaborou para a sobrecarga do SUS, que com certeza teria colapsado diante desse aumento descomunal de demandas, se não fosse o desenvolvimento e a aplicação de novas tecnologias na área da saúde pública.

Dessa forma, visando diminuir as filas para os leitos, organizar os bancos de dados para otimizar as pesquisas de saúde e contribuir para a organização e a distribuição de insumos médicos (e muitas outras funções), iniciou-se o uso das seguintes tecnologias:

-prontuário eletrônico;

-aplicativos que possibilitam melhor experiência do usuário;

-sistemas de gestão mais efetivos;

-biometria;

-cloud computing;

-TLRs (Testes Laboratoriais Remotos);

-telemedicina.

Telemedicina em destaque

Como você pôde ver, as aplicações da tecnologia na saúde estão cada vez mais velozes e eficazes, características essenciais quando o assunto envolve a área médica.

Por isso, a telemedicina é um recurso de comunicação que permite que os médicos consigam coletar informações, pedir exames e realizar diagnósticos de pacientes que não podem comparecer à consulta presencial.

Entenda como a telemedicina democratizou os serviços clínicos ao disponibilizar atendimento de qualidade para todo o Brasil e qual é a relação dessa ferramenta com as cidades inteligentes neste nosso artigo!


Compartilhe:

Quer falar com a gente? Entre em contato com a [Apeti]