início / blog

Conheça as principais habilidades de um bom profissional de TI

O profissional de TI é o responsável por gerenciar tudo o que envolve digital e tecnológico dentro da empresa. Acesse e confira as principais habilidades desses profissionais.

Postado em 20 de dezembro de 2022

O avanço da tecnologia acontece de maneira rápida e integrativa, ou seja, uma novidade hoje já poderá ser obsoleta no ano que vem. Por isso, o profissional de TI tem tanta importância no mercado.

As empresas estão cada vez mais conectadas e dependentes das ferramentas tecnológicas. Nesse sentido, especialistas de TI precisam constantemente desenvolver competências para estar dentro do mercado e se destacar.

Agora, quer conhecer as principais habilidades de um bom profissional de TI? Continue conosco neste post que vamos mostrar quais são!

O que faz um profissional de TI?

É impossível falar sobre as habilidades de um profissional de TI sem saber o que ele faz, não é mesmo? Então, vamos mostrar neste tópico quais são as missões desse especialista dentro do mercado de trabalho.

O profissional de tecnologia da informação é o responsável por gerenciar tudo o que envolve digital e tecnológico dentro da empresa. Seja hardwares, como computadores, servidores e estruturas físicas, ou softwares, como programas, dados e aplicativos.

Assim, eles são capazes de administrar os sistemas computacionais, gerindo-os e analisando os programas. Entretanto, com a terceirização da infraestrutura, os especialistas em TI estão mudando o rumo do trabalho.

A tendência de profissionais que atuam nessa área se direciona ao software para plataformas de integração. Assim, enquanto o hardware fica com empresas que oferecem esses serviços, a TI passa a ser parte estratégica para o crescimento da companhia.

Atualmente, empresas atuam de forma digital, por meio de plataformas e os chamados SaaS. Dessa maneira, a TI é essencial para o fluxo de rotina de setores dentro da empresa para gerir os dados e as transações.

Onde o profissional de TI pode atuar?

O especialista de TI pode atuar em qualquer empresa de pequeno, médio ou grande porte. Afinal, como dissemos, hoje ele não é apenas um responsável por trocar um mouse ou teclado.

Tanto é que a procura por profissionais de tecnologia cresceu 671% em 2020, principalmente na área de desenvolvedor. Empresas de comércio digital, os e-commerces, também buscaram por esses especialistas.

As vendas pela internet cresceram 27% em 2021 e isso fez com que as empresas se desenvolvessem. Para isso, foi necessário que elas contassem com profissionais de tecnologia qualificados para administrar o banco de dados, fazer a manutenção de softwares, cuidar da segurança digital e realizar outras tarefas, como a integração entre áreas, a exemplo de logística e vendas.

O especialista em TI pode trabalhar:

-prestando suporte técnico a empresas;

-administrando redes;

-gerindo sistemas internos;

-desenvolvendo programas e aplicativos;

-cuidando da segurança digital da organização.

Quais as principais habilidades de um profissional de TI?

Confira, agora, algumas das principais habilidades de um bom profissional de TI. Muitas delas vão além da parte teórica e prática, envolvendo as chamadas soft skills, que dizem respeito ao comportamento humano.

Ter boa gestão

Um profissional de TI muitas vezes precisará lidar com vários projetos ao mesmo tempo, com metas e prazos estipulados. Por isso, ter uma boa capacidade de gestão é fundamental.

Além disso, a área de tecnologia das empresas costuma ser grande, com vários funcionários na equipe. Portanto, saber geri-los também o tornará um bom líder.

Ser inovador

É claro que é muito difícil criar algo todos os dias, mas boa parte das empresas desenvolvem o setor de tecnologia focado na inovação, seja para criar um produto ou um aplicativo novo, seja para resolver um problema com criatividade.

Por isso, um profissional que soluciona situações de maneira criativa e que busca ser inovador sairá na frente.

Ser aberto a inovações

Um bom profissional de TI não pode ser só inovador; ele tem que estar aberto à inovação. Ou seja, ficar atento ao que acontece no mercado e, se algo novo for bom para a empresa, buscar uma maneira de trazer para a rotina.

Como já falamos, o mercado de tecnologia está em constante transformação e ficar por dentro de tudo isso ajuda a se antecipar em relação aos concorrentes.

Ser capaz de tomar decisões

As empresas não esperam tomadas de decisões vindas apenas dos líderes, mas de todos os funcionários. Por isso, ser proativo e tomar decisões assertivas ajudam no crescimento de um especialista de TI.

Para isso, é muito importante que esse profissional desenvolva outras habilidades: ter pensamento analítico e dinamismo.

Essas são habilidades que o profissional precisa ter, além dos conhecimentos técnicos exigidos pela profissão, para se tornar um bom especialista em TI.

Além delas, outras competências também são fundamentais, como:

-domínio de idiomas;

-vontade de aprender;

-bom relacionamento interpessoal;

-buscar especializações e cursos.

Seja um bom profissional de TI!

Como você viu, ser um bom profissional de TI vai além de ter habilidades técnicas, portanto é preciso desenvolver soft skills e ter vontade de aprender! A área de tecnologia é muito promissora, mas também traz vários desafios.

A liderança digital, por exemplo, é uma habilidade essencial para quem deseja acompanhar a evolução e manter sua equipe capacitada. Quer saber mais sobre ela? Confira este material completo sobre o assunto!


Compartilhe:

Quer falar com a gente? Entre em contato com a [Apeti]