início / blog

Davi e Golias: como vencer um gigante

Gente de verdade possui um fragmento essencial para que o marketing faça sentido: a emoção humana. E esta é a grande sacada! As marcas que souberem combinar essa habilidade com as tecnologias de Inteligência Artificial e automação serão capazes de oferecer uma experiência autêntica, eficiente e de alta qualidade em um mercado cada vez mais competitivo

Postado em 07 de março de 2023

por Flaviana Ribeiro

Teve um período da minha vida profissional que eu praticamente morava num carro. Foi um ano inteiro somando quilômetros e horas de estrada. Nessa época, o Spotify estava nascendo e os primeiros podcasts nem sonhavam em existir, então eu ouvia muito audiobook. O formato era péssimo, as narrações cansativas, mas otimizava meu tempo e rendia ótimos insights.

Em um dia de trânsito parado na rodovia entre Campinas e São Paulo, coloquei um pendrive com um livro novo: Davi e Golias, do Malcolm Gladwell. A narração era sofrível, mas a mensagem era boa. Eu tinha acabado de abrir minha primeira empresa. Ouvir sobre como o menor e mais fraco poderia usar velocidade e criatividade para superar o maior e mais forte, fazia todo sentido naquele momento. Eu precisava fazer da minha aparente fragilidade uma fortaleza.

PUBLICIDADE

Corta para 2023. Não passo mais tanto tempo na estrada, mas mantive o hábito de escutar histórias enquanto dirijo. E o que mais ouvi nos últimos dias foram explicações, opiniões e notícias sobre o ChatGPT. Se você não sabe o que é isso, volte duas casas – é o assunto do momento. Eu estava preocupada e tinha meus motivos. Parte do meu trabalho no marketing é produzir conteúdo e a notícia de que um chatbot podia ser assustadoramente eficiente escrevendo, caiu como uma bomba no mercado.

Primeiro passo foi estudar o inimigo. E aí ficou claro que o inimigo era eu mesma. Chocada com as habilidades de escrita surpreendentes do chat, demorei um pouco para entender que ele não era o Golias, mas a arma que eu precisava para partir para o combate. Volta para o Gladwell. Você conhece a história: Davi não era um baixinho azarão. Era um cara muito inteligente que aproveitou sua melhor habilidade para superar a força e armadura de Golias.

Semana passada, li novamente Davi e Golias. Os livros do Gladwell são repletos de protagonistas reais e acho que é por isso que gosto tanto da leitura. Gente de verdade possui um fragmento essencial para que o marketing faça sentido: a emoção humana. E esta é a grande sacada! As marcas que souberem combinar essa habilidade com as tecnologias de Inteligência Artificial e automação serão capazes de oferecer uma experiência autêntica, eficiente e de alta qualidade em um mercado cada vez mais competitivo.

Acredite, é necessário mais do que um robô para produzir conteúdo. Do outro lado ainda precisamos de um ser humano que tenha estratégia e algumas horas de voo para indicar as coordenadas certas para a máquina. Assim, ser ou não derrotado pelo ChatGPT - ou por qualquer outro profissional mais experiente que você - vai depender de suas habilidades para se adaptar e participar dessa evolução.

Como Davi diante de Golias, determinação, resiliência e conhecimento sobre aquilo que você faz podem ser a chave para vencer um gigante.

Flaviana Ribeiro, Diretora de Comunicação e Marketing da Apeti (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação).

https://www.diariodaregiao.com.br/opiniao/artigos/davi-e-golias-como-vencer-um-gigante-1.1053907


Compartilhe:

Quer falar com a gente? Entre em contato com a [Apeti]