início / blog

Eli Summit Recife de 08 a 10 de Junho - Recife/PE

Foi uma experiência de real imersão durante 3 dias na cidade do Recife. O evento reuniu representantes dos principais ecossistemas de Inovação do Brasil, com lideranças das áreas de Tecnologia, tanto nacionais, quanto internacionais. Além de reitores de universidades e secretarias de desenvolvimento das principais cidades do Brasil.

Postado em 27 de junho de 2022

Foi uma experiência de real imersão durante 3 dias na cidade do Recife. O evento reuniu representantes dos principais ecossistemas de Inovação do Brasil, com lideranças das áreas de Tecnologia, tanto nacionais, quanto internacionais. Além de reitores de universidades e secretarias de desenvolvimento das principais cidades do Brasil.

A convite do Sebrae Rio Preto, a APETI - Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação foi representar o ecossistema TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) da nossa região.

Tivemos o privilégio de participar e absorver ao máximo o conteúdo do evento para trazer para Rio Preto as conexões que fizemos lá.

Josep Piquê, presidente La Salle Tecnova e Doutor em Ecossistemas de Inovação pela Universidade Ramon Llull, que palestrou e também foi curador do evento, falou sobre os Clusters de Inovação e sua atuação diante das oportunidades do mercado.

A APETI como APL TIC (Arranjo Produtivo Local de TI) da nossa região, entende a importância de ser também um ELI (Ecossistema Local de Inovação), por isso, fomenta a inovação através das ações no Centro de Inovação Compartilhado.

A abordagem de ecossistemas locais de inovação (ELI), faz parte da estratégia nacional do Programa Brasil + Inovador, para atuar no âmbito dos municípios ou de microrregiões geográficas, na promoção do desenvolvimento local, a partir da ótica da inovação.

Ainda sobre Inovação, palestrantes como o Silvio Meira, que explana com tanta propriedade sobre o futuro digital, falou sobre seu conhecimento e comentou muito sobre a flexibilidade que as organizações precisam ter - organizações têm flexibilidade quando seus sistemas também são flexíveis.

Anna Torz da Poznan Science & Technology Park - https://ppnt.poznan.pl/en/, falou sobre os 5 ecossistemas que assim são considerados, e não 5 instituições que operam dentro do Parque na Polônia e sua abrangência com Stakeholders.

“É Essencial Adequar as Startups como se estivessem prontas para receber investimentos. Esse é um dos lemas do programa para Startups do Parque o Scale Up Champions” - https://www.scaleupchampions.com/. O programa também é voltado para Deep Tech Startps - Corporations Investment Readiness Market Discovery e deu credibilidade para as startups durante a pandemia.

Hitendra Patel do Boston Innovation Gateway - https://www.bostoninnovation.net/, falou sobre focar na capacitação de inovação. O case Study - GIMI Impact, estudo de caso de crianças, cita que nos primeiros anos de vida elas não podem fazer nada, pois são impedidas pelos pais e fala sobre o quanto isso interfere no modo de pensar quando adulto. Ela explicou sobre o programa de ensino médio do Canadá, que é diferente. A escalabilidade do fator humano é a base do ensino lá.

“As normas não podem ser mais importantes que os fins”, comentou Rodrigo Regis, do Parque Tecnológico Itaipu Brasil. Ele citou também que a tecnologia é o meio para cidades inteligentes, a desburocratização para tirar as burocracias e experimentar melhor o desenvolvimento de negócios é essencial para isso. A democratização do acesso a Infra para Estímulo ao Empreendedorismo também. “Living Lab de cidades inteligentes”, “SandBox” "Smart Vitrine", entre outros programas, colocou Foz do Iguaçu no ranking de Cidades Inteligentes.

O evento foi idealizado para promover conexões entre os ecossistemas locais de inovação do Brasil com ecossistemas internacionais de referência. Com base nas seguintes premissas:

Propósito de estimular novas visões, perspectivas e conexões que aceleram o surgimento e desenvolvimento sustentável de ecossistemas locais de inovação no Brasil.

Objetivo: Promover um ambiente de imersão em ecossistemas inovadores internacionais com dinâmicas que possibilitem inspirar, transferir tecnologia e promover acordos de cooperação internacionais.


Compartilhe:

Quer falar com a gente? Entre em contato com a [Apeti]