início / blog

Entenda o que é "Power Apps" e veja exemplos de como criar aplicativos sem código

O Microsoft Power Apps pode otimizar processos e serviços dentro da sua empresa, colocando o seu negócio à frente dos concorrentes. Entenda!

Postado em 28 de março de 2023

O Microsoft Power Apps é exemplo prático de como se manter por dentro das novidades que podem facilitar processos e otimizar seus serviços é essencial para potencializar seu trabalho.

Afinal, tudo que pode economizar tempo e poupar a terceirização de tarefas, beneficiando sua empresa e gerando mais lucros.

Sendo assim, reunimos algumas das principais informações sobre essa ferramenta que pode agregar ainda mais valor ao seu negócio. Confira!

O que é e quais as principais vantagens do Power Apps?

Primeiramente, é importante entender que o Power Apps é uma ferramenta de desenvolvimento de aplicativos móveis low code e no code, que permite um suporte rápido e eficiente de diversos processos empresariais, sem a necessidade de grandes investimentos.

Por meio do Power Apps, é possível vincular o desenvolvimento de aplicativos às suas próprias fontes de dados, como:

• Excel;
• SharePoint;
• Microsoft Teams;
• SQL Server;
• Dynamics 365;
• Dropbox;
• Onedrive e muitas outras.

Assim, é possível utilizar essa plataforma para criar aplicativos personalizados — e que podem ser executados tanto em dispositivos móveis quanto em navegadores —, sem a necessidade de muita experiência com codificação de software e atendendo as demandas de empresas com codificação de programa flexível.

Devido às crescentes demandas de digitalização de processos e falta de profissionais qualificados, essas ferramentas tendem a se tornar cada vez mais fundamentais para negócios de todos os tamanhos.

Outro ponto que merece destaque é que todos os aplicativos desenvolvidos com Power Apps estão em conformidade com a nova LGPD. Cada aplicativo desenvolvido utilizando a ferramenta cria links para o ADDS (Active Directory), serviço de domínio da Microsoft que autentica, autoriza e determina regras de conformidade de segurança.

Tipos de aplicativos desenvolvidos no Power Apps

1. Aplicativos baseados em modelos

Os aplicativos baseados em modelos são aqueles desenvolvidos a partir de protótipos de dados previamente definidos. Sendo assim, é necessário já ter um banco de dados estruturado.

Isso se deve ao fato de que no início do desenvolvimento do app, seus dados — já armazenados no Dataverse — precisam se conectar ao layout do aplicativo para que a interface do aplicativo se ajuste às informações fornecidas.

Versátil, esses modelos já são responsivos por padrão e se adaptam a todos os tipos de dispositivos.

Contudo, apesar de facilitar o uso de todos os recursos de configuração do Dataverse, os aplicativos baseados em modelos não são tão customizáveis, já que dependem de componentes visuais que o app vai comportar, como gráficos e painéis.

Atualmente, a Microsoft disponibiliza 3 aplicativos de exemplo. São eles:

Check-out do Ativo: oferece recursos de autoatendimento para fazer reservas de equipamentos e ferramentas que as equipes da sua empresa precisam utilizar rotineiramente, além de calcular com exatidão o estoque disponível, etc;

Desafio de Inovação: com ele, é possível criar um desafio de inovação em sua corporação e todas as ideias são revisadas, enviadas, votadas e as melhores ideias são selecionadas para financiar novos projetos;

Angariação de fundos: esse app permite o desenvolvimento de uma angariação de fundos, com estabelecimento de metas e acompanhamento de desempenho dos funcionários que desejam doar tempo e/ou recursos financeiros para causas que acreditam. 

2. Aplicativos de tela

Esse tipo de app é desenvolvido a partir de uma tela em branco, motivo pelo qual é altamente customizável. Assim, é possível personalizar toda a interface, utilizando o modelo de arrastar e soltar os componentes.

Além disso, ainda permite que você consiga conectar dezenas de fontes de dados ao aplicativo, seja ele um App mobile ou Web app.

Flexível, também possibilita a criação de apps de tela a partir de outras fontes de dados — como Excel e SharePoint —, gerando um layout automático e ajustável ao tipo de dado inserido.

3. Portais

Resumidamente, os portais são sites internos ou externos desenvolvidos com nenhum ou pouco código.

Eles permitem que você os utilize tanto para exibição própria quanto para que outros usuários consigam acessá-lo por meio de login e senha, já com responsividade, hospedagem e armazenamento no banco de dados (Dataverse).

Sendo assim, com o Power Apps você cria portais para parceiros, funcionários, clientes, comunidades e páginas de autoatendimento, além de ter a flexibilidade para permitir ou negar que usuários realizem determinadas ações dentro do site.

Também é possível integrar outras ferramentas ao seu site — como o Power Bi —, permitindo que usuários consigam gerar dashboards e relatórios por meio de dados e métricas disponíveis.

A inovação tecnológica é essencial para os negócios

Como você pode ver, o Power Apps é uma ferramenta capaz de otimizar seus processos internos e capacitar a sua equipe para melhor atender demandas diárias, solucionando problemas com mais eficiência e rapidez.

Por isso, ao acompanhar as inovações tecnológicas e empregar diferentes e modernas tecnologias na sua empresa, você aprimora seus serviços e se diferencia de seus concorrentes.

Por falar em soluções tecnológicas, você já conhece o Software as a Service, também conhecido pela abreviação “Saas”? Se a resposta for negativa, descubra o que é e como ele funciona neste nosso artigo.


Compartilhe:

Quer falar com a gente? Entre em contato com a [Apeti]