início / blog

Evolução e história do computador: uma linha do tempo completa

Do ENIAC ao computador pessoal: descubra como a tecnologia de computação evoluiu ao longo dos anos. Explore as principais invenções que definiram a história do computador.

Postado em 14 de fevereiro de 2023

A história do computador começou ainda nos anos 40, quando realizar cálculos de forma mais rápida e efetiva se tornou uma necessidade. Desde então, essa trajetória é marcada por avanços constantes e cada vez mais surpreendentes, moldando o mundo extremamente digital no qual vivemos hoje.

Para se ter ideia disso, atualmente os computadores estão tão integrados no nosso dia a dia que a maioria das pessoas nem imagina como seria realizar algumas tarefas sem eles. Por isso, preparamos este texto sobre a evolução dessa máquina tão incrível!

Ao traçarmos essa linha do tempo, destacamos conquistas que foram desde simples operações aritméticas até o surgimento da inteligência artificial. Muito além de uma viagem pelo tempo, essa é a prova da incessante busca dos seres humanos pelo conhecimento e pela inovação. Continue a leitura e fique por dentro!

A história do computador

A linha do tempo dos computadores começou devido a uma grave crise no processamento de números, graças a um “boom” de crescimento populacional nos Estados Unidos, em 1880.

O problema foi o seguinte: o censo dos EUA demorou mais de sete anos para conseguir registrar os resultados desse crescimento e essa dificuldade levou o governo a começar as buscas por novas maneiras de realizar esse tipo de trabalho.

Contudo, podemos considerar que de acordo com a história do computador, a mais antiga ideia sobre essa máquina remota da invenção do ábaco (2500 a.C), primeira calculadora do mundo. Depois, Pascal construiu a primeira calculadora mecânica (1642) — conhecida como Pascalina —, capaz de fazer cálculos de soma e subtração.


Após a contribuição do alemão Gottfried Wilhelm Leibniz, Pascalina passa a contar com operações de multiplicação e divisão.

 

A partir de então, as evoluções da linha do tempo dos computadores foram acontecendo de forma constante e em ritmo mais acelerado.

Uma breve linha do tempo da história do computador

• 1801

O mecânico e inventor francês Joseph Marie Jacquard desenvolve um equipamento semelhante a um tear, que utiliza cartões de madeira perfurados para tecer desenhos em tecidos. Isso é importante porque dentro da história do computador, as primeiras máquinas também utilizavam cartões perfurados, semelhante à técnica aplicada por Jacquard.


• 1822

O matemático inglês Charles Babbage inventou uma máquina movida a vapor inovadora, que teoricamente seria capaz de calcular tabelas de números. Apesar de ter tido apoio do governo para construí-la, a calculadora só foi construída e testada em 1991, pelo Science Museum de Londres.


• 1890

Herman Hollerith projetou um sistema de cartões perfurados (precursores das memórias dos computadores), utilizados para calcular o censo de 1880, que citamos anteriormente.

Se antes o prazo de cálculo era de sete anos, com a máquina de Hollerith, foi possível cumprir a tarefa em apenas três anos, o que poupou US$ 5 milhões do governo.

Depois disso, Herman se tornou um dos fundadores da IBM (International Business Machines Corporation), empresa de TI que deu início ao processamento de dados.

• 1938

Neste ano, Alan Turing apresenta a noção de uma máquina universal (Máquina de Turing), capaz de registrar qualquer coisa que seja computável. 


História do computador: primeira geração de computadores

• 1942

Surge, em 1942, a primeira geração de computadores, que utilizavam válvulas para fazer cálculos. No entanto, apesar de serem instrumentos que ajudam a sociedade, eles davam muita manutenção.


 • 1945

John Mauchly e J. Presper Eckert, dois professores da Universidade da Pensilvânia, construíram o avô dos computadores digitais, o ENIAC (Integrador Numérico Eletrônico e a Calculadora).

Com uma estrutura gigantesca, o equipamento tinha aproximadamente 18 mil tubos de vácuo, pesava 30 toneladas e preenchia uma sala inteira com seus 180 metros quadrados.

Ainda nesse ano, um inseto ficou preso dentro dos componentes de um computador, originando o primeiro bug da história. Inclusive, o nome veio desse acontecimento, já que “bug” é uma palavra em inglês que significa “inseto”.

• 1946

Graças ao sucesso de ENIAC, Mauchly e Presper receberam um financiamento do Census Bureau para construir o primeiro computador para aplicações comerciais e governamentais, intitulado UNIVAC


História do computador: segunda geração de computadores

• 1947

William Shockley, John Bardeen e Walter Brattain do Bell Laboratories inventam o transistor, feito que marca o início da segunda geração de computadores. Na época, o transistor conseguia fazer 10 mil vezes mais processamentos que a válvula. Também foi nesse período que o computador foi se tornando menor.

Foi a partir disso que um computador deixou de ocupar várias salas para ter apenas o tamanho de uma secretaria.

• 1953

Nesse ano, Grace Hopper, analista de sistemas da Marinha dos Estados Unidos, desenvolveu a primeira linguagem de computador (conhecida como COBOL).

Além disso, Thomas Johnson Watson Jr., filho do CEO da IBM, criou o IBM 701 EDPM para ajudar as Nações Unidas durante a guerra.

História do computador: terceira geração de computadores

• 1958

Jack Kilby e Robert Noyce criaram o primeiro chip (circuito integrado) de computador, possibilitando a diminuição do tamanho dos equipamentos eletrônicos e marcando, dentro da história do computador, o começo da terceira geração destas máquinas.


• 1964

Douglas Engelbart, informático estadunidense, mostra um protótipo do computador moderno, que contava com um mouse e uma interface gráfica do usuário (GUI).

• 1969

Criação da primeira rede de computadores, a ARPAnet (sigla para “Advanced Research Projects Agency Network” ou, em português, Rede da Agência de Pesquisas em Projetos Avançados).

Essa rede de informações do Departamento de Defesa norte-americano interligava empresas e universidades e, posteriormente, deu origem à internet.

• 1970

A Intel (recém-formada) lança o primeiro chip de memória dinâmica de acesso (DRAM), o Intel 1103.

• 1971

Alan Shugart e engenheiros da IBM inventam o “disquete”, primeira forma de compartilhamento de dados entre computadores.


• 1973

Robert Metcalfe e David Boggs criam a Ethernet, tecnologia que permitia a conexão entre vários computadores e outro hardware.

História do computador: quarta geração de computadores

• 1974 - 1977

A Intel projeta o microprocessador 8080 (que origina os microcomputadores). Além disso, vários computadores pessoais chegam ao mercado, como: Scelbi, Mark-8 Altair, IBM 5100, TRS-80 da Radio Shack e o Commodore PET. Inicia-se, então, a quarta geração dentro da história do computador.


• 1975

Surge o Altair 8080, primeiro kit de minicomputadores do mundo. Então, Paul Allen e Bill Gates escrevem softwares para o Altair, usando a nova linguagem BASIC. Depois desse sucesso, Paul e Bill formam sua própria empresa de software, a Microsoft.

• 1976

Steve Jobs e Steves e Woznick lançam o primeiro microcomputador comercial, o Apple I.

• 1977

Jobs e Wozniak incorporam a Apple e logo apresentam o Apple II, que contava com gráficos coloridos e possuía uma unidade de cassete de áudio para armazenamento.


• 1981

A IBM apresenta seu microcomputador — Acorn — com o sistema operacional elaborado pela Microsoft (MS-DOS), chip Intel, monitor colorido opcional e dois disquetes.


A Sears & Roebuck e a Computerland passam a vender o Acorn, marcando a primeira vez na história do computador que um computador é comercializado por meio de distribuidores externos. Também é com o Acorn que o termo “PC” se populariza.

• 1983

O Gavilan SC, desenvolvido por Manuel (Manny) Fernandez, é o primeiro computador portátil a ser comercializado como um “laptop”.


• 1984

A Apple lançou o Macintosh, primeiro computador que todas as pessoas o pudessem utilizar e que contava com ícones e mouse.


• 1985

A Microsoft lança o Windows para o PC — que só vai ser bem-sucedido em sua versão 3.0 (1990) — e a Commodore revela o Amiga 1000, que possui recursos avançados de áudio e vídeo.


Também é nesse ano que o primeiro nome de domínio pontocom é registrado, anos antes da World Wide Web marcar o início da história da internet.

• 1986

Compaq lança o Deskpro 386, com arquitetura de 32 bits, capaz de oferecer uma velocidade comparável aos mainframes.

História do computador: quinta geração de computadores

• 1990

Tim Berners-Lee, pesquisador do CERN, desenvolve a HTML (HyperText Markup Language), originando a World Wide Web. Inicia-se, então, a quinta geração dentro da história do computador.

• 1992

A Intel lança o microprocessador Pentium, que avança no uso de gráficos e música em computadores.


• 1994

Os computadores se tornam máquinas de jogos como “Command & Conquer”, “Little Big Adventure”, “Alone in the Dark 2”, “Theme Park” e muitos outros.

• 1996

Sergey Brin e Larry Page lançam o mecanismo de busca do Google.

• 1997

A Microsoft investe US$ 150 milhões na Apple, que estava com dificuldades na época.

• 1998

A Intel lança o Pentium II.


• 1999

O termo Wi-Fi se populariza e os usuários passam a se conectar à internet sem fio. Além disso, a Intel lança o Pentium III.


• 2001

A Apple lança o Mac OS X, sistema operacional que conta com uma arquitetura de memória protegida e multitarefas preventivas. No mesmo ano, a Microsoft lança o Windows XP.


• 2003

O Athlon 64 da AMD, primeiro processador de 64 bits, passa a ser comercializado.


• 2004

É lançado o navegador de Web Firefox 1.0, da Mozilla, desafiando o Internet Explorer, da Microsoft. Também foi nesse ano que foi lançado o Orkut e o Facebook.

• 2005

Ano em que o YouTube é lançado e o Google compra o Android (sistema operacional para celular).

• 2006

A Apple lança o seu primeiro computador móvel com núcleo dual baseado na Intel — o MacBook Pro — e um iMac com processador Intel. Além disso, a Nintendo lança o console de videogame Wii.

• 2007

O iPhone é lançado e começa a disponibilizar muitas funções do computador para o smartphone.


• 2009

A Microsoft lança o Windows 7, sistema que já conta com a capacidade de fixar aplicativos na barra de tarefas e avança em diversos recursos, como no reconhecimento de toque e manuscrito.

• 2010

A Apple lança o iPad, transformando completamente a forma como todos enxergavam a mídia e iniciando o segmento de computadores tablets inativos.


• 2011

O Google lança um laptop que executa o Google Chrome OS, o Chromebook.

• 2012

O Facebook chega ao marco de 1 bilhão de usuários.

• 2015

A Microsoft lança o Windows 10 e a Apple lança o primeiro Apple Watch. 


• 2016

Ano em que o primeiro computador quântico reprogramável — capaz de programar novos algoritmos em seus sistemas — foi criado.

•  2017

A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA) começa a desenvolver um programa de “Informática Molecular”, também conhecido como Bioinformática, que usa moléculas como computadores.

• 2019

Em um marco histórico para a computação quântica, a IBM anunciou, durante a CES 2019, o lançamento do primeiro computador quântico comercial.

Esse avanço significativo representou a concretização de anos de pesquisa e sinalizou uma nova era na computação, na qual as capacidades quânticas prometem resolver problemas complexos de forma exponencialmente mais rápida do que os computadores clássicos.

Essa iniciativa da IBM, além de reforçar a crescente maturidade da computação quântica, abre portas para a aplicação prática dessas poderosas máquinas em setores como criptografia, simulações químicas e otimização de processos. 


A era dos supercomputadores

No cenário tecnológico atual, a busca por maior poder de processamento atingiu níveis extraordinários com o surgimento dos supercomputadores. Essas máquinas ultrapassam as capacidades dos computadores convencionais, impulsionando pesquisas científicas, simulações complexas e avanços em inteligência artificial.

Vamos explorar os principais supercomputadores do mundo e, em particular, destacar a notável contribuição do Brasil nessa linha do tempo dos computadores.

Os gigantes mundiais da computação

Fugaku (Japão)


O supercomputador Fugaku, de tecnologia japonesa, é um gigante no mundo da computação. Desenvolvido pelo Instituto RIKEN e pela Fujitsu, ele assume a posição de líder mundial em desempenho.

Equipado com processadores ARM A64FX, o Fugaku é um exemplo de arquitetura avançada, capaz de realizar incríveis 442 petaflops, ou seja, 442 quatrilhões de operações por segundo.

Dessa forma, o Fugaku está comprometido com uma variedade de pesquisas, incluindo simulações de desastres naturais, modelagem climática e descobertas na área da saúde.

Summit (Estados Unidos)

O Summit, localizado no Laboratório Nacional de Oak Ridge, nos Estados Unidos, é um marco de eficiência e desempenho. Desenvolvido pela IBM, utiliza uma arquitetura híbrida, combinando processadores IBM POWER9 e aceleradores NVIDIA Volta.

Além disso, sua capacidade de processamento atinge cerca de 200 petaflops, tornando-o uma ferramenta vital para pesquisas em física, biologia, medicina e outras áreas científicas avançadas.

O Summit destaca-se também por sua eficiência energética, demonstrando que a busca por desempenho pode ocorrer em harmonia com a sustentabilidade.

Sierra (Estados Unidos)

O supercomputador Sierra, situado no Laboratório Nacional Lawrence Livermore, nos Estados Unidos, é um exemplo de poder computacional direcionado para aplicações específicas.

Projetado para impulsionar a segurança nacional, o Sierra é crucial para simulações avançadas em física nuclear e estudos sobre o comportamento de materiais em condições extremas.

Equipado com processadores IBM POWER9 e GPUs NVIDIA, esse supercomputador é uma peça central na manutenção do arsenal nuclear dos Estados Unidos, contribuindo significativamente para a segurança e defesa do país.

Cada um desses supercomputadores representa não apenas um avanço técnico da linha do tempo dos computadores, mas também um compromisso com a excelência em pesquisas que moldam o futuro da ciência e da tecnologia.

O supercomputador brasileiro

O supercomputador Santos Dumont, uma conquista do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), destaca-se como um ponto de excelência na cena de supercomputação global. Localizado em Petrópolis, Rio de Janeiro, o Santos Dumont é uma peça crucial no avanço da pesquisa científica e tecnológica no Brasil.

Equipado com processadores Intel Xeon e GPUs NVIDIA, o Santos Dumont possui uma capacidade de processamento impressionante. Seu sistema de arrefecimento inovador permite que ele alcance um desempenho excepcional, tornando-o capaz de realizar cálculos complexos e simulações avançadas em uma variedade de áreas, desde modelagem climática até pesquisas em energia renovável.

Além disso, ele é parte integrante da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), contribuindo para o desenvolvimento de projetos que abrangem diversas disciplinas.

Ele se destaca por ser uma ferramenta essencial para pesquisadores, cientistas e engenheiros brasileiros, fornecendo a potência computacional necessária para abordar desafios complexos e promover inovações em diversas frentes.

Esse supercomputador é um símbolo da capacidade do Brasil de estar na vanguarda da pesquisa científica e da inovação tecnológica. Por isso, sua contribuição é vital para a comunidade científica e para o progresso econômico e social do país, consolidando o Santos Dumont como um ativo valioso para o avanço da nação no cenário global da supercomputação.

Além da velocidade: impacto nas pesquisas e inovações

Esses supercomputadores não são meramente medidos pela velocidade, mas pela capacidade de moldar avanços em diversas disciplinas. Assim, desde a simulação de fenômenos naturais até a descoberta de novos materiais e medicamentos, essas máquinas representam o auge da computação, impulsionando a humanidade rumo a novas fronteiras científicas e tecnológicas.

Ou seja, a era dos supercomputadores é um testemunho da incessante busca pela excelência no universo da computação.

A história sem fim

Como você pôde ver, a ideia dos computadores surgiu há muito tempo, como uma forma de otimizar cálculos e acelerar o cadastro de dados.

Ao conferir a história do computador, percebemos como é incrível o fato de que hoje carregamos em nossas mãos computadores tão pequenos — afinal, os smartphones não deixam de ser minicomputadores — que seriam inimagináveis aos pioneiros dessas máquinas.

Novas tecnologias, como a computação quântica, estão no horizonte, prometendo revolucionar mais uma vez a forma como pensamos sobre computadores e processamento de dados.

Por isso, convidamos você a continuar essa jornada conosco e conferir o artigo sobre redes de computadores. Nele, desvendamos mais um capítulo fascinante na evolução tecnológica, destacando como as redes de computadores têm sido essenciais para a interconexão global e o compartilhamento de informações.


Compartilhe:

Quer falar com a gente? Entre em contato com a [Apeti]