início / blog

Impacto econômico das edtechs

O setor de educação está muito aquecido e o modelo híbrido é uma tendência muito forte para o mercado, fazendo com que a modelagem de ensino evolua e acelere muito rapidamente

Postado em 23 de agosto de 2022

por, Wendell Guimarães

Nos últimos anos, um dos setores que vem crescendo exponencialmente, principalmente devido à pandemia, é a educação. O mercado está aquecido e cada vez mais trazendo novidades com soluções que impactam positivamente o desenvolvimento de várias pessoas no país.

Atualmente, a educação com a tecnologia é o principal vetor de desenvolvimento, uma vez que essas soluções impactam a forma de aprendizagem e transformam a sala de aula em um ambiente mais personalizado.

De acordo com o CanalTech, as edtechs são soluções que linkam tecnologia com a jornada dos stakeholders da educação: professores, alunos e administradores. Esse conceito pode ser aplicado desde um simples aplicativo para um aluno de ensino fundamental aprender matemática até um sistema complexo e robusto de gestão de dados para administradores de instituições de ensino.

Também podemos definir uma edtech como uma startup, ou seja, uma empresa com modelo de negócio inovador, que utiliza a tecnologia para replicar e escalar o negócio atuante no segmento de educação.

O setor de educação está muito aquecido e o modelo híbrido é uma tendência muito forte para o mercado, fazendo com que a modelagem de ensino evolua e acelere muito rapidamente. Além disso, há outras tendências que estão impactando o cenário econômico no Brasil como:

- Gamificação: Estudos da State of Mobile 2021 mostram que 59% dos brasileiros têm o costume de jogar com seus celulares. A prática desse hábito é fundamental para aguçar a curiosidade e tornar os estudos mais atrativos. A técnica de gamificação ajuda a estimular pessoas de diferentes idades para o consumo de conteúdos de forma mais leve e divertida, garantindo ainda mais conhecimento.

- Ensino Híbrido: Segundo pesquisa feita pelo Observatório da Educação Superior, 63% dos jovens desejam aderir ao ensino híbrido. Sendo assim, garantir um modelo e-learning eficiente, que transmite o conhecimento de maneira correta, proporciona uma boa experiência para o aluno e faz grande diferença na transição de modelos e estruturas.

- Metaverso: Conhecido como universo virtual para troca de experiências sociais, esse ambiente vai abrir um novo caminho com inúmeras possibilidades a serem exploradas, já que reproduz um ambiente e todas as suas ações sem que precise estar presente fisicamente. Por meio dos avatares digitais, a interação será mais significativa e expressiva, aproximando o relacionamento entre professores e alunos e garantindo maior interação com os conteúdos estudados.

Uma das edtechs que vem ganhando mercado no cenário brasileiro é a Talkstars. A startup tem o objetivo de acelerar carreiras e negócios por meio de programas de mentorias individuais ou em grupo para a nova economia. Na Talkstars, você encontra trilhas de aprendizado como: tecnologia, product management, ux design, marketing e growth, etc.

Alguns dos mentores que estão na plataforma são: Luciana Lancelloti, CMO da Microsoft Brasil; Renato Barros, VP do MadeiraMadeira; Thiago Rocha, Head of Growth da RD Station; Karol Attekita, Youtuber e Senior iOS Engineer na X-Team; Diego Azevedo, CEO da CS Academy; entre outros nomes do mercado de tecnologia e inovação.

Hoje a startup está incubada no Parque Tecnológico de Rio Preto e já atendeu diversos mentorados em todo o Brasil.

Wendell Guimarães, Diretor de Capacitação da Apeti (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação).


Compartilhe:

Quer falar com a gente? Entre em contato com a [Apeti]