início / blog

Modelo de currículo de TI: 4 dicas para montar um CV atrativo

Aprenda a montar um currículo de TI atrativo com nossas 4 dicas essenciais. Saiba como destacar suas habilidades e experiências profissionais de forma eficiente para conquistar o emprego dos seus sonhos.

Postado em 28 de fevereiro de 2023

Você busca montar um currículo adequado na área de TI? Então, você está no lugar correto! A área de Informação da Tecnologia tem apresentado uma grande onda crescente nos últimos anos. Uma prova disso é o número de vagas disponíveis.

Apenas durante a pandemia, a busca por profissionais de TI cresceu em 671%. Então, falamos de um ramo de atuação já consolidado. Além disso, com a expansão da tecnologia de dados, o mercado só tende a crescer ainda mais.

Mas como montar um currículo de TI atrativo? Se você está buscando se inserir na área, precisa de o melhor currículo possível. Então, confira!

O que é Tecnologia da Informação?

A tecnologia nos dias de hoje ganhou complexidade muito maior. Então, por exemplo, computadores não são mais apenas processadores lógicos. Desse modo, o conteúdo da informação ganhou um espaço tão grande, que necessita de uma ciência e uma atuação especial.

Por isso, surgiu uma área que visa administrar e operar a informação dentro das tecnologias. Claro que falamos do TI. Então, podemos definir a tecnologia da informação do seguinte modo:

A tecnologia da Informação é o conjunto das atividades e soluções vindas de recursos computacionais que tem o objetivo de armazenar, permitir obtenção, proteger, processar, acessar e gerenciar e usar as informações.

A verdade é que em todas as empresas essa é uma área vital, sendo utilizada em todos os espaços. Portanto, não só grandes empresas que lidam com aglomerados de informação, buscam por profissionais competentes do ramo. Empresas de médio e pequeno porte também necessitam de um setor de TI que seja responsável e eficiente.

Como atua um profissional de tecnologia da informação?

O profissional atua justamente na segurança e controle das informações da empresa. A atuação é dividida em três pilares: infraestrutura, software e banco de dados.

É comum estar entre as responsabilidades do profissional as seguintes demandas:

• realizar relatórios de segurança;

• gerenciar softwares e programas;

• prestar suporte técnico;

• fazer avaliação do preço de peças e equipamentos para suporte.

Quais habilidades adequadas para ser um bom profissional de TI?

• o setor de tecnologia da informação é cada vez mais competitivo. Por isso, o profissional de destaque precisa conter diferenças de uma forma significativa e comprovada. Então, um profissional precisa de dinamismo e flexibilidade, para acompanhar todo o mercado e a tecnologia emergente;

• assim como ter profundo conhecimento da empresa e do setor que atua, apenas desse modo pode entregar um trabalho de propriedade e autoridade;

• possuir visão de negócios é fundamental, pois além de uma área de tecnologia, falamos de empresas, dinheiro, contratos, negócios que se expandem e precisam de uma administração adequada;

avaliar e prever riscos é fundamental. Como se trata de uma área sensível e que pode comprometer a estabilidade de uma empresa, erros, embora humanos, precisam ser evitados a todo custo. Então, prever riscos a partir de uma avaliação adequada, é necessário;

• estar em formação permanente é um ponto considerável. O profissional que se prepara constantemente e procura atender às novas demandas do mercado, dentro da área do TI, possui um diferencial;

• uma característica buscada pelas empresas é a criatividade. Um profissional criativo consegue lidar melhor com ambientes complexos e incertos;

• o profissional de perfil com iniciativa sai na frente na disputa por uma vaga no mercado de trabalho. Então, quando você se enquadra em uma empresa, é ativo, opina, toma iniciativa a partir de um perfil de liderança e empreendedorismo, você tem um diferencial marcante;

• as empresas de tecnologia de informação prezam profissionais que conseguem ter uma boa comunicação, pois assim, facilita o trabalho em equipe, o que é uma realidade inseparável da atuação do profissional.

Quais as áreas de TI mais procuradas?

Entre as áreas mais requisitadas dentro do mercado de trabalho podemos citar: desenvolvedores de softwares, desenvolvedor web, administrador de banco de dados, analista de dados e analista de sistema de computação.

Como se preparar para atuar como TI?

• Busque a melhor graduação, como em todos os profissionais, o colaborador da área de TI precisa ser capacitado. Além da prática, o que garante isso, é uma boa formação. Por isso, o modo mais seguro de adquirir conhecimento, é através de uma graduação que atende às demandas do cotidiano do profissional da tecnologia da informação.

Aprenda a programar, pois é a melhor maneira de se destacar quando se trata de códigos, soluções, riscos e demandas que há no cotidiano do profissional. Conhecer diversas linguagens e ter bom uso delas, faz toda a diferença.

• Desenvolva também as habilidades comportamentais. Então, pratique o comportamento que as empresas procuram: exercite a comunicação, o profissionalismo, a ética, a iniciativa e a responsabilidade.

Como fazer um bom currículo para TI?

Então, o que colocar em certificações no currículo? Quais habilidades no currículo de TI? Nosso objetivo agora é responder essas questões. Nossas quatro dicas são:

1. Em primeiro lugar, coloque suas informações pessoais, como nome, profissão, e-mail, número e acesso há uma rede profissional. Colocar um acesso é nossa dica de diferencial para essa parte indispensável. Assim, o empregador consegue analisar ainda mais o seu perfil, então, além do currículo capriche nas redes profissionais (como Linkedin).

2. Em segundo lugar, resuma suas qualificações e habilidades, diga os seus pontos fortes, quais as suas competências, o que você aprendeu, o que você pode entregar, enfim, os seus diferenciais para a tão sonhada vaga.

3. Em terceiro lugar, adicione sua experiência laboral. Cite os lugares em que você trabalhou, seus cargos e tempo trabalhado. Além disso, também é importante dizer sucintamente o que agregou em suas competências cada experiencial de trabalho.

4. Em quarto lugar, coloque sua formação acadêmica. Aqui, tente sair de uma mera descrição, mas diga dos cursos, certificados e nível de escolaridade.

Bom, para exemplificar a aplicação das dicas que demos acima, montamos um modelo de currículo básico para te ajudar a dar esse primeiro passo. Confira!

Modelo de Currículo de TI: exemplo

Nome: Erika Mori, 34 anos
Profissão: Engenheira de software
E-mail: erikamori@email.com.br
Telefone: (99)9999-9999
Linkedin: linkedin.com/in/erikamoriexemploapeti

Perfil profissional

Engenheira de software energético com mais de 8 anos de experiência desenvolvendo códigos robustos. Aumentei em 45% a eficiência de programação do portal dos clientes da Empresa CloudX e 30% da retenção de clientes. Também liderei uma equipe que ganhou o prêmio Y, na categoria “Computação em nuvem”.

Minhas habilidades envolvem trabalho em equipe, gestão e liderança, pensamento criativo, programação e eficiência em resoluções de problemas. Paixão por Java.

Experiência laboral

Engenheira de software sênior
Empresa CloudX. Abril de 2014 – Janeiro de 2023
Liderei, do começo ao fim, as equipes responsáveis pelo desenvolvimento de softwares de 12 projetos de clientes;
Desenvolvi uma infraestrutura que administra com milhões de arquivos em sistemas proprietários;
Reduzi com sucesso 85% das brechas de segurança para todos os clientes da empresa;
Apliquei práticas de segurança em novos produtos da empresa, com o objetivo de alcançar 100% de compliance.

Formação acadêmica

Graduação em Ciências da Computação – concluída em 2011
Nome da instituição - SIGLA

MBA em Engenharia de Software – concluído em 2013
Nome da instituição - SIGLA

Certificações

Certificação PMP – Nome da instituição – 2012
Certificação COBIT – Nome da instituição – 2014

Informática

Domínio em linguagem de desenvolvimento C#, SQL, Visual Studio, Linguagem Dataflex programação ADO.NET, Java, Flex (Adobe).

Idioma

Inglês avançado
Espanhol intermediário
Japonês avançado

Currículo TI

Agora você conheceu mais sobre a área de tecnologia da informação, como atua um profissional da área, algumas de suas habilidades, como se tornar um, as maiores demandas do TI e como fazer currículo de TI.

Então, nosso objetivo é que agora você esteja mais informado e que sirva de incentivo para você mergulhar nessa área tão consolidada e em crescimento. Um bom perfil profissional é o que o mercado competitivo precisa. Desse modo, ao pesquisar e se informar você está agindo da melhor maneira possível.

Então, conheça melhor as principais habilidades de um bom profissional de TI.


Compartilhe:

Quer falar com a gente? Entre em contato com a [Apeti]