início / blog

O que é UX Design e como começar a trabalhar na área?

Você sabe o que é UX Design? Siga conosco neste post que vamos explicar o que é, como ele trabalha e os benefícios dele dentro do universo digital. Confira!

Postado em 13 de setembro de 2022

Se tem algo que é muito valorizado dentro do mundo digital é a experiência do usuário em sua jornada. Seja dentro de um site, lendo um blog post, em um aplicativo ou comprando algo, quanto melhor for, maior será a aprovação. Mas já ouviu dizer que isso tem a ver com design? Você sabe o que é UX Design?

Esta profissão vai além apenas do design, de criar artes maravilhosas para o site ou a rede social. O UX Design acaba unindo a beleza e a praticidade, fazendo o usuário realizar as ações esperadas pelo site de forma natural, sem obstáculos. Pareceu confuso? Fique tranquilo!

Siga conosco neste post que vamos explicar o UX, o que é, como ele trabalha e os benefícios dele dentro do universo digital! Uma ótima leitura!

O que é UX Design?

Se você é como muitos que não conhecem este termo, já ficaria intrigado já no que significa o UX. Então, para entender o que é UX Design vamos começar pelo básico! As iniciais vêm do inglês User Experience, que em português quer dizer a experiência do usuário.

Então, esse termo significa o Design de Experiência do Usuário. Legal! Mas o que isso quer dizer na prática? Bom, a função deste trabalho é interligar os interesses do usuário dentro do site, tornando a experiência mais simples possível na navegação.

Isso é fundamental no mundo online, como você pode ver nessa pesquisa: a CX Trends 2022 apontou que dois em cada três brasileiros desistiram de comprar no digital por causa da experiência ruim no site. Isso quer dizer que mais de 60% dos consumidores na pesquisa não fizeram a compra.

Viu como a experiência é estratégica? Ninguém compra em um site que complica a vida na hora de fechar o pedido! O UX Design traz benefícios para o consumidor e também para a empresa, já que aumenta as vendas diretamente.

Mas como o UX Design faz isso?

A função do UX Designer é entender melhor o usuário e utilizar a tecnologia para traçar estratégias e melhorar a interação entre o usuário e o site. Ele usa, inclusive, recursos de psicologia, além de testes de usabilidade.

Tanto é que nesta área existem alguns segmentos específicos, como o UX Researcher, profissional que coleta dados antes de implementar o produto. Já o Arquiteto de Informação é responsável por organizar estas informações e fazer a estrutura de como será o aplicativo ou o site. Outro cargo muito procurado pelo mercado é o UX Writer, responsável pelos textos existentes na navegação.

Existem ainda vários outros cargos dentro do universo do UX Design, mas estes são os principais. Vale destacar que a procura por este profissional aumentou muito nos últimos anos. As empresas buscam um design focado no usuário para criar produtos, serviços e melhorar a experiência no digital.

Como se tornar um UX Designer?

O mais curioso é que, assim como muitas profissões do futuro, para ser um UX Designer não é necessário fazer uma faculdade. Mas calma lá porque isso não quer dizer que não precisa de conhecimento! Pelo contrário, já que é uma área bem técnica.

Para seguir nesta carreira — que, aliás, paga salário a partir de R$ 4 mil — é preciso fazer cursos para a formação profissional. O futuro UX Designer deve saber usar ferramentas como o Adobe XD, entre outras.

Atualmente, várias instituições têm cursos voltados para esta área, até para atender a crescente demanda de mercado. A Apeti (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação) é uma delas.

Confira os cursos da Apeti

A Apeti é uma das maiores associações voltadas em Tecnologia de Informação do país e desenvolve várias atividades na área. Recentemente, a entidade fez uma capacitação para UX Design para Negócios.

O evento reuniu profissionais da área e empresários que buscam este tipo de trabalho para melhorar a experiência do usuário. Aliás, para ficar por dentro dos cursos e outros eventos da Apeti, entre em nosso site e confira!


Compartilhe:

Quer falar com a gente? Entre em contato com a [Apeti]