início / blog

Panorama do mercado de trabalho de tecnologia da informação

Descubra o que o mercado de trabalho de tecnologia de informação tem a oferecer e como se preparar para aproveitar as novas oportunidades do setor.

Postado em 07 de fevereiro de 2023

Diferentemente de outras áreas de atuação, o mercado de trabalho de tecnologia foi mais impulsionado do que prejudicado pelos efeitos da pandemia de Covid-19.

Um dos motivos é o fato de que a tecnologia está presente em diversos momentos da vida das pessoas e se mostrou ainda mais essencial durante esse período conturbado.

Por isso, o setor pode ser considerado aquecido e segue em crescimento exponencial, se tornando uma das áreas com mais probabilidade de gerar empregos nos próximos. Continue a leitura para entender.

Como a pandemia afetou o mercado de trabalho de tecnologia da informação?

Segundo dados da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), a pandemia de Covid-19 desempenhou um papel importante no cenário de digitalização da economia brasileira.

A pesquisa revelou que, nos próximos 3 anos, deve-se abrir em torno de 797 mil vagas para profissionais nas áreas de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), software e TI In-House (Tecnologia da Informação Interna).

De acordo com a ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior), 82% dos profissionais na área de TI declararam estar trabalhando, sendo 77% deles na área em que se graduaram.

Apesar desse cenário promissor, a preocupação fica por conta do fato de que o número de formandos não vai dar conta de atender essa demanda, deixando um déficit de aproximadamente 106 mil talentos por ano.

Afinal, o Brasil conta com apenas 53 mil pessoas se formando anualmente em cursos relacionados ao setor de tecnologia e uma demanda média de 159 mil profissionais da área de TIC. Como você pode ver, a conta não fecha.

Por isso, o crescimento acelerado do mercado de TI demonstra a necessidade impreterível de candidatos capacitados para igualar esse cenário. Para isso, a formação profissional precisa ser ampliada para crescer no mesmo ritmo.

Alguns dos fatores que mais colaboram para essa enorme discrepância entre demanda e entrega são o uso de equipamentos cada vez mais modernos, a criação de cargos extremamente específicos e a globalização dos negócios.

Sendo assim, mesmo os profissionais de TI que se formam, não possuem o conhecimento substancial para ocupar determinados cargos. Por isso, muitas empresas estão disponibilizando capacitações para seus funcionários, garantindo que eles possam suprir as carências específicas que seu negócio necessita.

Principais tendências do mercado de TI


1. Cloud Computing

O cloud computing (ou computação na nuvem) permite a utilização de um servidor para armazenar arquivos por meio de uma conexão com a internet.

Ou seja, com essa tecnologia, as chances de perder dados diminuem drasticamente, além de possibilitar um compartilhamento facilitado de acessos e arquivos com colaboradores.

2. Blockchain

A tecnologia do blockchain está diretamente relacionada com o mercado financeiro, envolvendo transações de dinheiro virtual ou criptomoedas — como a Bitcoin — através de um sistema criptografado e seguro.

3. Educação a distância (e-learning)

Essa área abrange todo tipo de aprendizagem eletrônica não presencial, como plataformas de ensino online, característico da educação à distância.

Hoje em dia, o e-learning funciona por meio de ferramentas e recursos de plataformas digitais e é uma tecnologia que tende a crescer cada vez mais.

4. Big Data

O Big Data é uma área que estuda, trata, analisa e obtém informações a partir de um imenso volume de dados registrado diariamente por diversas empresas em uma rede de computadores.

Esses dados são fornecidos por variadas fontes, como por exemplo, registros de compras em plataformas digitais ou canais de atendimento digital.

5. Internet das Coisas (ou Internet of Things, IoT)

A Internet das Coisas se baseia na combinação entre o digital e real, possibilitando que as pessoas possam interagir e se comunicar constantemente uma com as outras e também com objetos.

Um bom exemplo é a relação de conexão entre aparelhos eletrônicos — como a Alexa, da Amazon — dentro de casa, cenário característico da IoT.

6. Segurança da informação

A área de segurança da informação requer profissionais capacitados para gerenciar sistemas e a completa infraestrutura de TI da empresa, mantendo a segurança dos dados e eliminando qualquer possível risco.

Além disso, também precisam garantir a integridade, confidencialidade e disponibilidade dos dados.

O futuro da área de TI é promissor


Como a área de tecnologia de informação é responsável por desempenhar atividades indispensáveis para o mundo moderno e em constante evolução em que vivemos, o panorama do cenário atual — e dos próximos anos — do setor é extremamente promissor.

Desmistificando a concepção de que a tecnologia veio para substituir a mão de obra humana, essa projeção demonstra que o efeito é, na verdade, contrário. Novas funções são criadas para serem preenchidas por profissionais capacitados, aumentando as opções para quem busca oportunidades no mercado de trabalho de tecnologia da informação.

Então, se você deseja ficar sempre por dentro das novidades da área de TI para se manter bem informado sobre as diferentes possibilidades de crescimento profissional, acesse o nosso site e confira tudo o que disponibilizamos para você.


Compartilhe:

Quer falar com a gente? Entre em contato com a [Apeti]