início / blog

SaaS: o que é "Software as a Service"?

Você já ouviu falar sobre o SaaS, o que é e como funciona essa tecnologia? Com certeza você faz uso dela, mas nem imaginava. Confira neste texto o que é!

Postado em 06 de dezembro de 2022

Se você clicou neste texto, está querendo saber mais sobre o SaaS, o que é, como funciona e quais são seus benefícios, certo? Mas se te contarmos que é bem provável que você já tenha feito uso dessa tecnologia e nem sabia, você acreditaria?

Pois é! Em um mundo digital, a cada dia que passa, novos programas e serviços surgem mais rapidamente do que conseguimos assimilar. Só no Brasil, mais de 90% dos lares têm internet, então são mais de 155 milhões de pessoas conectadas a novas tecnologias.

O SaaS é uma delas e faz parte da rotina das pessoas, sejam elas físicas ou jurídicas. Então, confira neste artigo tudo sobre esse modelo de software que ganhou o mundo.

SaaS: o que é?

Em primeiro lugar, antes de falar sobre o que é SaaS, vamos explicar esse nome não tão comum para os nossos ouvidos.

Esse termo é a sigla em inglês de “Software as a Service” ou, traduzindo, “Software como um Serviço”.  Só de entender o nome já dá para imaginar mais sobre o SaaS e o seu significado. Entretanto, vamos entender mais a fundo tudo o que envolve esse tipo de programa.

O SaaS é uma maneira de colocar à disposição das pessoas programas ou soluções tecnológicas por meio da internet.  São softwares usados como serviço e, por serem digitais, a empresa não precisa instalar ou atualizar as versões.

Dessa maneira, o acesso é facilitado, dependendo apenas de uma conexão com a internet. Então, como dissemos que 90% dos lares e empresas no país estão conectados à internet, é um programa disponível para todos.

Com o avanço tecnológico, muitas empresas se especializaram no segmento de prestação de serviço digital, em diversas áreas da economia: na indústria, tecnologia, comércio e até mesmo na agricultura, por exemplo.

O SaaS é esse serviço prestado de forma virtual ou eletronicamente, agilizando o trabalho.

Mercado “cloud” impulsiona o SaaS

Ainda mais com a popularização da “nuvem”, hoje muitas empresas operam virtualmente, não precisando de espaço físico.

Assim é a maioria dos SaaS, que dependem dos ambientes cloud para ter suas ofertas no mercado. Quer ver um número de como todo esse setor cresce de forma absurda?

A indústria global de serviços em nuvem cresce a cada ano desde 2010.  Somente em 2020, o setor movimentou mais de US$ 370 bilhões, com um crescimento de mais de 380% nesses 10 anos.

Só para se ter uma ideia, no fim de 2020, estavam na nuvem mais de 44 zetabytes (corresponde a trilhões de gigabytes) em todo o planeta; metade são dados corporativos.

Hoje, a maioria dos SaaS está disponível na nuvem. As empresas desse ramo têm a missão de gerenciar o acesso dos clientes e manter a estrutura de segurança de dados, e qualquer vazamento colocará tudo em risco.

Além disso, é preciso ficar atento à conectividade e aos servidores necessários para o trabalho.

Como funciona o SaaS?

Agora que você entendeu o que é SaaS, vamos falar um pouquinho sobre como funciona esse conceito.

Se você nasceu nos anos 80 ou até 90, deve se lembrar dos CD’s de programas que era preciso instalar no computador.

Pois bem, com o SaaS, hoje em dia é tudo rápido e fácil, bastando baixar um aplicativo ou entrar em um site e fazer o login. Isso torna tudo mais digital e as atualizações mais fáceis de serem feitas.

Sim, o Software como um Serviço veio para agilizar a vida das empresas, oferecendo soluções mais imediatas para a rotina. Com o SaaS, tudo é feito de maneira online, não precisando da compra de licenças e da instalação de softwares.

Se o software é fornecido de forma virtual, por exemplo, o cliente tem a sua conta protegida, faz o login e tem todo o serviço de maneira exclusiva. A empresa fornecedora terá que cuidar da proteção dos dados e das informações geradas pelo cliente.

Quais os exemplos mais famosos?

Você deve ter ficado curioso para saber quais são as empresas mais conhecidas nesse ramo do SaaS! Como dissemos no começo deste texto, você deve conhecer e usar serviços nesse sentido e nem faz ideia. Então, vamos listar alguns dos principais deles:

Netflix

Sim! A Netflix é um grande exemplo de plataforma SaaS. Não só ela, é claro, mas todos os outros streamings. Mas é o conceito dela que faz a empresa ser um Software como um Serviço.

Falando novamente dos CD’s, você deve se lembrar que anos atrás as pessoas iam à locadora alugar um filme para assistir. A Netflix veio oferecendo esse serviço de forma digital – um Software como um Serviço.

Google Drive

Se antigamente (bom, eles ainda existem) as pessoas salvavam seus arquivos em pen-drives ou HD’s externos para transportá-los, hoje o Google Drive faz essa função na nuvem.

Essa plataforma SaaS ajuda as empresas e a comunidade a salvarem seus documentos, fotos, vídeos e qualquer outro arquivo necessário.

Além do Google, existem vários outros tipos, como o Dropbox.

Paypal

O Paypal é uma carteira digital que você pode levar para onde for e é uma maneira rápida, simples e segura de fazer pagamentos. A empresa tem seu serviço aceito em E-commerces e aplicativos em todo o mundo.

O usuário que é cliente do Paypal pode comprar diretamente pelo computador, celular ou tablet de forma rápida, sem precisar compartilhar os dados do cartão de crédito com ninguém.

Zendesk

Para quem não conhece, a Zendesk é uma empresa SaaS que oferece atendimento ao cliente por meio de várias plataformas diferentes, como telefone, chat, redes sociais, email e WhatsApp.

Para ter acesso, o cliente paga um pacote e pode, por exemplo, ver as redes sociais da sua empresa e interagir em uma única interface, sem ter de ficar entrando em cada uma das contas, como Instagram e Facebook.

Outras

Empresas que oferecem geradores de PDF’s ou edição de vídeo e de imagens online também são SaaS. Se antes elas tinham que entregar o software por meio de um CD ou algo do tipo para ser instalado no seu aparelho, agora elas vendem de modo digital.

Quais os principais benefícios?

Como toda tecnologia, o SaaS traz vários benefícios para as empresas que buscam esse modelo. O Software como um Serviço consegue entregar com mais agilidade o que antes era burocrático e demorado de se oferecer.

Confira, então, os principais benefícios:

Acesso de qualquer lugar

Sim, este talvez seja um dos grandes benefícios do SaaS: o acesso de qualquer lugar – desde que esteja conectado à internet, é claro. Isso acontece porque todos os dados do serviço ficam armazenados na nuvem.

Você pode acessar do computador, tablet ou celular em qualquer lugar, o que não aconteceria com os softwares convencionais. Só para instalá-los, seria preciso um computador de memória e armazenamento compatíveis.

Opções customizáveis

Você se lembra que a Netflix é um SaaS, não é? Ela é um bom exemplo de opção customizada para cada usuário. Quando o assinante entra no streaming, ele tem o seu perfil, com indicações de filmes e séries do seu gosto.

Isso é ser customizável e é possível fazê-lo em qualquer segmento, com qualquer outra empresa. Seja com um dashboard com as informações pertinentes à sua empresa ou então um pacote de serviços diferenciado.

Atualização automática

Se o próprio software é oferecido de maneira digital para o cliente, com as atualizações e manutenções não seria diferente.

Como os programas estão hospedados na internet, é por lá também que se inserem as novas versões. O suporte ao usuário também é remoto, o que agiliza todo o processo.

Integração com outros sistemas

Quando se faz necessário, as empresas de SaaS já oferecem as integrações com outros sistemas. Isso acaba sendo feito de maneira inteligente e até mesmo intuitiva. Assim, a empresa terá um controle maior de todas as funcionalidades.

Alguns softwares, por exemplo, oferecem o gerenciamento das redes sociais em uma única plataforma. Dessa maneira, eles permitem a integração com os perfis do usuário, fazendo tudo se concentrar em um só painel de controle.

Pacotes variados

Outra grande vantagem do SaaS é poder contar com pacotes variados de serviço para a sua empresa. Se antes você tinha que comprar o software no CD e aceitar todas as suas funcionalidades, mesmo a que você sabe que não usaria, no digital você pode escolher.

Assim, só pagará pelo que usar, diminuindo os custos de toda a operação. Aliás, o gasto também é um benefício desse conceito, mas vamos falar sobre isso mais para frente, combinado?

Mas como devo usar o SaaS?

Para a sua empresa ter um bom custo-benefício com um Software como um Serviço, é preciso entender se ele será fundamental para os envolvidos. Falando nisso, essa é outra vantagem do SaaS, já que muitos oferecem testes gratuitos por um período.

Então, vale o gestor acompanhar algumas situações para saber se o programa traz a facilidade e a agilidade que se espera. Caso contrário, a empresa pagará por algo que não utiliza.

Confira estas dicas:

• pesquise os SaaS do mesmo segmento;

• avalie com a equipe qual a melhor opção;

• veja a melhor maneira de pagamento;

• acompanhe a utilização do produto;

• busque feedbacks da equipe;

• faça parceria com o fornecedor.

Muitas companhias adquirem um software no desejo de fazer os resultados crescerem, mas se esquecem de noções básicas. A primeira é passar toda a equipe por um treinamento para usar o programa. Depois disso, acompanhe o uso e obtenha os feedbacks necessários.

Com as opiniões em mãos, é possível muitas vezes solicitar mudanças para o próprio fornecedor do programa. O SaaS permite que isso aconteça de uma forma muito mais rápida do que um software convencional.

O SaaS é muito caro?

Bom, como “caro” é uma palavra relativa, vamos entender o seguinte: se antes era preciso pagar com licenças, manutenção, atualizações e tudo mais, hoje os custos são reduzidos nesse sentido.

Um técnico não precisa dispor de tempo e dinheiro para ir à sua empresa resolver um problema. Agora, ele é solucionado remotamente, com ele operando de forma online.

Além disso, as empresas não precisam gastar com computadores superpotentes para armazenar todos os programas necessários. Como muitos SaaS, basta acessar o site do software ou um aplicativo, portanto esse custo também será reduzido.

Como dissemos antes, qualquer software comprado pela empresa que não é usado se torna caro, concorda? Por isso, é preciso avaliar se o uso se fará necessário. Assim, o SaaS se torna um investimento e não um custo.

Quais os principais desafios?

O Software como um Serviço é uma tecnologia que veio para ficar e tende a se desenvolver ainda mais nos próximos anos. Mas quais seriam os principais desafios para esse serviço crescer com confiança e a praticidade que o mercado exige?

Empresas do ramo vão precisar oferecer o cloud computing mais moderno, eficiente e rápido, isto é, dar ao cliente um servidor remoto no qual o SaaS esteja hospedado e não falhe, seja rápido e não apresente incompatibilidades.

A satisfação do cliente estará em jogo caso o site ou o software traga erros e ele corra o risco de perder todo o trabalho.

Outro desafio que sempre deverá ser avaliado pelas empresas do ramo é a segurança dos dados. O Brasil registrou, só no primeiro semestre de 2022, 31 bilhões de tentativas de invasões de hackers. Se a empresa é um SaaS, vai precisar oferecer segurança de ótima qualidade para que o cliente não tenha os dados roubados.

Conclusão

Você viu neste artigo tudo sobre o Saas – o que é, seus principais benefícios, o que ele pode fazer pela sua empresa e os desafios para crescer. Inclusive, esse ramo é uma nova descoberta para futuras start-ups se desenvolverem com um campo muito amplo.

Assim, é possível buscar a tão sonhada liderança digital e crescer em um mercado tão competitivo. Se você busca saber um pouco mais sobre isso, de como se capacitar para o cenário atual e futuro, leia este texto sobre o assunto.


Compartilhe:

Quer falar com a gente? Entre em contato com a [Apeti]