início / blog

Terceirização de TI: 7 vantagens dessa estratégia

Terceirização de TI é uma estratégia comprovada para melhorar a qualidade dos serviços de tecnologia de um negócio. Descubra 7 vantagens dessa estratégia.

Postado em 11 de abril de 2023

Contratar parceiros para cuidar de um setor da empresa tem se tornado comum a cada ano, inclusive, em áreas estratégicas. Uma prova disso é o crescimento da terceirização de TI em diversas empresas.

O setor da Tecnologia da Informação sempre teve um papel estratégico, ainda mais depois da pandemia. Aliás, um levantamento feito pelo Sebrae mostrou que as companhias digitalizadas se endividaram menos neste período.

Ter uma TI terceirizada traz várias vantagens para as empresas e vamos falar algumas delas neste texto. Então, continue conosco até o fim!

Como funciona a terceirização de TI?

A terceirização de TI é quando uma empresa contrata outra para administrar e gerenciar o setor de tecnologia. É o que chamamos de modelo de negócio B2B, de companhia para companhia, com uma delas sendo especializada no assunto.

Assim, todos os projetos relacionados à área de TI, como desenvolvimento de software, suporte técnico, gerenciar dados e segurança, são responsabilidade da empresa contratada. Dentro deste serviço, a terceirização é feita de várias maneiras, podendo ser um projeto pontual ou até mesmo a longo prazo.

Para que esta parceria dê resultados, é fundamental a empresa contratante estabelecer suas expectativas e requisitos para a companhia terceirizada. Isso inclui as funções, orçamentos, projetos e, é claro, prazos para implantação. Assim como em qualquer união, a comunicação e a transparência devem prevalecer.

Inclusive, para que tudo fique claro, é possível assinar os Acordos de Nível de Serviço, delineando todas as tarefas, urgências e prazos para serem executadas.

Por que terceirizar o TI?

Não são apenas os trabalhos fora da estratégia da empresa que são terceirizados, como limpeza, manutenção predial ou segurança. A terceirização da TI é uma prova de que áreas vitais para a companhia também vão para outras companhias. E o melhor, especializadas no assunto, com sua empresa podendo focar na sua principal atividade.

A terceirização traz várias vantagens e vamos trazer aqui as 7 principais para você conhecer. Assim, poderá tomar uma decisão mais assertiva em optar por terceirizar a TI.

1. Trabalho com especialistas

A empresa terceirizada, no caso, é focada em TI e contará com uma equipe altamente qualificada no assunto e em várias áreas, como armazenamento de dados, segurança e programação. Assim, sua empresa contará com profissionais especialistas em tudo que envolve este setor.

2. Flexibilidade

A terceirização facilita a contratação da empresa, podendo ser para uma demanda específica ou para um trabalho a longo prazo. Assim, a contratação se torna mais flexível do que a de um profissional com carteira assinada para a área.

3. Foco no core business

Como dissemos, ao contratar uma empresa para terceirização da TI, a contratante terá tempo e energia para focar na sua atividade principal. Imagine que um escritório de advocacia precise de técnicos para resolver as questões de TI. É melhor contratar uma empresa do que alocar um funcionário somente para isso.

4. Menor risco de falha

Ao contratar uma companhia especializada em TI para tomar conta do seu negócio, ela assume a parte do risco na atividade dela. Ela se torna responsável por garantir um serviço de qualidade, com regulamentações e padrões de segurança. O risco se torna menor, por exemplo, se a empresa quiser assumir o setor por conta.

5. Redução de custos

Contratar uma empresa terceirizada ajuda a reduzir os custos com a folha salarial de funcionários e, inclusive, de equipamentos. O contratado assume a responsabilidade de escolher, treinar e gerenciar todo o time que irá atuar na contratante. Isso também ajuda a diminuir gastos com equipamentos e outras tecnologias.

6. Maior competitividade

Lembra quando falamos que a TI é um setor estratégico na empresa? Ao contratar um time de especialistas, com certeza, o seu negócio será mais competitivo no mercado. Os responsáveis pelo setor podem indicar estratégias tecnológicas para a marca, mostrando os melhores programas para ter resultados.

7. Mais agilidade

A terceirização de TI agiliza o acesso da empresa a novas tecnologias porque terá um time atualizado sobre o tema. Isso tornará a contratante mais ágil no mercado, saindo na frente de concorrentes. Além disso, a empresa terceirizada identifica oportunidades de melhoria nos processos de TI existentes da contratante, permitindo melhorias mais rápidas.

Faça a terceirização de TI na sua empresa

Viu como a terceirização de TI é estratégica para a sua empresa, não importando qual o setor? A tecnologia hoje faz parte de todas as áreas e contar com especialistas é fundamental para o crescimento. Trouxemos sete vantagens desta prática que, com certeza, fazem sentido para sua marca.

Agora, quer conhecer quais as 10 principais áreas de tecnologia da informação e qual delas pode fazer parte do seu negócio? Confira este texto que produzimos sobre o assunto.


Compartilhe:

Quer falar com a gente? Entre em contato com a [Apeti]