Noticias

6ª edição do Apeti Summit tem recorde de público

Pelo sexto ano consecutivo a Apeti realizou um de seus principais eventos, o Apeti Summit. Considerado uma das maiores e mais expressivas reuniões de TI do interior paulista, a edição 2019 foi destaque na imprensa local (veja reportagem, aqui!), e reuniu profissionais de toda região no Parque Tecnológico, que mais uma vez, sediou o encontro. “Este ano optamos por um evento sem um tema central. O objetivo era abordar os principais assuntos do setor em um ambiente de discussão e promoção de ideias”, explica Rogério Martins, presidente da Apeti. “O resultado foi um evento lotado, com público participativo e atento às palestras que lotaram o auditório”, comemora o presidente.

 

Pessoas: RH e LGPD

A primeira palestra do evento foi apresentada pela Gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Shift, Cristina Bertolino, que falou sobre o novo mindset para gestão de pessoas e carreira na era da transformação digital. “Os gestores estão cada vez mais atentos às “soft skills”, ou seja, as competências que dizem respeito a personalidade e comportamento do profissional. São habilidades muito particulares, mas afetam os relacionamentos no ambiente corporativo e, por consequência, a produtividade da equipe”, garante Bertolino. “Tem muito profissional preocupado com a formação acadêmica e não está dando atenção para detalhes importante como a comunicação, relacionamento interpessoal, colaboração, flexibilidade etc. São as habilidades pessoais cada vez mais buscadas pelas empresas”, completa.


Outro tema importante e muito comentado entre os participantes foi a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entra em vigor a partir de agosto de 2020, e seus aspectos gerais. O assunto foi debatido em um talk com Thomaz Côrte Real, consultor jurídico da ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) e James Silva Zagato, advogado especializado na área Cível, Trabalhista, Empresarial e Direito Digital. Conduzidos pelo CEO da Gold System e ex-presidente da Apeti, Jean Daher, os advogados falaram sobre as mudanças, as preocupações e adequações que a nova Lei impõe e que merecem atenção.

 

Inovação: RPA e IA

A inovação e as novidades acerca do mercado de RPA (Robotic Process Automation) também foi destaque na programação e o tema abordado por Egmon Rethondin Sedano, especialista em tecnologias para automação de processos com RPA, RCA, IA URA e chatbot. Egmon apresentou soluções e exemplos reais, com benefícios e vantagens em se trabalhar com robôs. “Isso não é mais futuro, é real e está acontecendo em empresas próximas a vocês. O RPA é mais uma ferramenta para trabalhar e realizar atividades de forma autônoma, reduzindo erros e aumentando a produtividade”, garante Egmon.


A última palestra do Apeti Summit 2019 abordou a inteligência artificial e seus impactos no ambiente empresarial. Segundo, Cezar Taurion, Inteligência Artificial não é o fim. É o meio. “IA é uma realidade e pode ser muito benéfica, ou trazer riscos. Depende da importância que damos ao assunto – precisamos de executivos dispostos a estudar, compreender o impacto disso nas empresas.  Não dá pra ignorar o assunto. A inércia não é uma opção”, afirmou o palestrante que é colunista de inúmeros veículos e autor de nove livros sobre Transformação Digital, Inovação, Open Source, Cloud Computing e Big Data. “Não estamos vivenciando apenas mais um ciclo de inovações, mas uma transformação radical do mundo como conhecemos. As empresas que sobreviverão ao século 21 são aquelas que vão pensar de forma digital e criar modelos de negócio que reflitam este pensamento”, encerra Taurion.


 

Veja mais fotos do evento: https://www.facebook.com/pg/apetiriopreto/photos/?tab=album&album_id=2526887777548224

 

 

 

 

Tel. (17) 98211-0045

  Apeti - Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação
Rua Dr. Raul Silva, 721 sala 01 - Vila Redentora - São José do Rio Preto/SP 
CEP.: 15015--020   |  Email: apeti@apeti.org.br
 

Desenvolvido por Webplus