Noticias

8ª edição do Apeti Talk abordou o novo perfil dos profissionais de TI

Evento foi no auditório do Parque Tecnológico de Rio Preto, e reuniu amantes da tecnologia para uma noite de aprendizagem.

 

Na noite da última quinta-feira, 23/05, aconteceu o Apeti Talk 2019. O evento que lotou o auditório do Parque Tecnológico, teve como tema “O novo perfil do profissional de tecnologia”. Com mediação de João Paulo Rodrigues, sócio e diretor de marketing, vendas e relacionamento com o cliente da NewM, marcaram presença, também, Leandro Delbem, diretor de operações da Command Alkon no Brasil; Circe Silberman, consultora de desenvolvimento organizacional da Visual Systems; e Luciana Roncato, especialista em treinamentos e gestão de RH.


O objetivo do evento é disseminar conhecimento por meio de um bate papo com profissionais atuantes da área. Neste ano não foi diferente, os participantes fizeram suas considerações sobre o novo perfil do profissional de TI. Um debate muito interativo e que, ao final, abriu para perguntas do público que participou ativamente.


Durante o evento, foram discutidas, também, quais as necessidades do setor, e como o profissional deve se portar diante de todas as mudanças que vem acontecendo. “O futuro do profissional de TI vai depender das nossas atitudes e ações, hoje - profissionais e empresas. Transparência, clareza, pró atividade, resolução de problemas. É preciso começar hoje a ser o profissional que você quer ser amanhã. Não sei qual vai ser a tecnologia mais usada daqui cinco ou dez anos, mas uma coisa eu tenho certeza: a mudança é inevitável e não acontece do dia pra noite. Você vai ter sucesso independente das mudanças que vão acontecer se estiver disposto a mudar também e se preparar para encarar essas mudanças.”, destaca Circe Silberman. 


Segundo Leandro Delbem, o profissional de TI precisa ser dono de sua própria carreira, se preparando cada vez mais para ocupar os cargos que estão surgindo e até os que já existem. “Eu acho que a grande sacada é que a tarefa de pensar continua sendo nossa, do ser humano. Sim, teremos cada vez mais atividades operadas por robôs, as tarefas repetitivas vão ser operadas por máquinas. Por isso o profissional de TI precisa estar pronto e preparado para gerar soluções de inteligência para o mercado e para as empresas em que atuam.”, aborda Delbem.


De acordo com os especialistas que participaram do bate papo, o profissional precisa se qualificar naquele segmento, mas ter um olhar mais abrangente pois há várias opções e, hoje em dia, muitos escolhem se especializar na mesma vertente: gestão. “O profissional precisa sair do senso comum. Um exemplo: o que mais vemos hoje são currículos de profissionais de TI com especialização em gestão de projetos. Isso é ótimo, mas todo mundo está fazendo isso.”, destaca Luciana.


“Mais uma vez o Apeti Talk cumpriu o seu papel: levar conhecimento aos que participam conosco. Esperamos que, depois desse grande evento, os estudantes e até mesmo os que já estão no mercado de trabalho, se aprimorem e conquistem, cada dia mais, os seus espaços”, destaca Rogério Martins, presidente da Apeti.


Agora, já estamos em preparação para o Apeti Summit 2019. Aguardem para as novidades que virão.

Confira o álbum do Apeti Talk 2019: http://twixar.me/XvJn

 

 

 

 

Tel. (17) 98211-0045

  Apeti - Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação
Rua Dr. Raul Silva, 721 sala 01 - Vila Redentora - São José do Rio Preto/SP 
CEP.: 15015--020   |  Email: apeti@apeti.org.br
 

Desenvolvido por Webplus