Noticias

Apeti promove palestra para esclarecer as mudanças no pagamento de ISS e ICMS

17/04/2018

Palestra respondeu dúvidas e propôs caminhos para os empresários se adequarem as novas regras

 

As mudanças na forma de pagamento de tributos pegaram alguns empresários do setor de Tecnologia de Rio Preto de surpresa. Pensando em ajudar a esclarecer as dúvidas sobre o assunto, a Apeti promoveu, na última segunda-feira, 16/04, uma palestra com o tema “Mudanças de Tributação para as Empresas de TI”.

 

A palestra ministrada pelo gerente contábil Vitor Valereto Chiareli, aconteceu na Incubadora de Empresas, no Distrito Industrial, e contou com a presença de vários empresários do setor de TI de Rio Preto. O objetivo central da palestra foi esclarecer quais foram as alterações da nova legislação e os enquadramentos na cobrança de ICMS e ISS sobre softwares.

 

A novo texto da Lei em vigor no estado de São Paulo, suscita dúvidas quanto ao recolhimento de ICMS ou ISS. Durante a palestra e debate com os participantes, Vitor falou sobre como as notas de serviço e produto deverão ser geradas, e deu alternativas para que os empresários cumpram a lei e não sejam penalizados no futuro. “A palestra foi basicamente uma explicação sobre o que está na lei, os ricos, e quais são os caminhos a se tomar quanto a isso”, diz Vitor Chiareli.

 

“O ICMS é cobrado em serviços de licenciamento definitivo, os outros casos são cobrados como ISS. Mas as dúvidas que ficam com relação a esses dois tributos causam insegurança jurídica aos empresários que, muitas vezes, não sabem bem como gerar aquela nota. Por isso, esse encontro foi muito importante para que pudéssemos esclarecer todas as dúvidas que ainda existiam sobre essa nova legislação”, explica Vitor.

 

Procurando formas para prevenir os associados, o presidente da Apeti, Rogério Martins destaca a importância de a associação estar unida nesse momento. Além disso, ele junto da diretoria, pretendem propor um meio de proteger os associados das fiscalizações, estando sempre dentro da lei. “Diante desse cenário, nós iremos convocar todas as empresas para decidirmos qual a linha de defesa que vamos seguir. Decidido isso, entraremos com uma liminar judicial que proteja todas as empresas associadas” sublinha Rogério.

 

 

 

 

Tel. (17) 98211-0045

  Apeti - Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação
Rua Dr. Raul Silva, 721 sala 01 - Vila Redentora - São José do Rio Preto/SP 
CEP.: 15015--020   |  Email: apeti@apeti.org.br
 

Desenvolvido por Webplus