Noticias

Capacitação e automação de testes de software

13/03/2018

O 1o. Workshop sobre o tema aconteceu no último dia 8 de março e reuniu 20 profissionais de empresas de tecnologia de Rio Preto


A primeira etapa do Programa de Capacitação para Automação de Testes para Softwares Complexos, promovido pela APETI, aconteceu no último dia 08 de março e reuniu 20 profissionais da área de tecnologia de São José do Rio Preto. Essa primeira etapa foi, basicamente, um treinamento sobre o planejamento e definição de projetos que precisam ser testados. A APETI disponibilizou vinte vagas para o evento que foram preenchidas rapidamente devido à importância e procura sobre o tema.

 

O consultor da Mondo Strategies, empresa que está dirigindo o estudo, Kelvin Weiss destaca que, com a apresentação do programa, a agilidade dentro das corporações aumenta fazendo os testes serem mais simples e rápidos, juntando qualidade e produtividade em uma mesma proporção. "A ideia é fornecermos ferramentas, técnicas e abordagens que facilitem o ganho de qualidade dentro das organizações, fazendo o resultado final ser mais satisfatório", diz Weiss.

 

Com essa nova técnica, as empresas deixam de testar os softwares manualmente. Como é o caso da Gisela da Silva Nossa, da Shift, que está implantando o setor de testes com uma equipe já formada. A empresa, que está investindo no teste automatizado, está capacitando os seus profissionais para que o setor seja mais produtivo e entregue um produto em um tempo mais ágil. “Na automação é muito mais rápido! Depois que consegue programar todos os testes é um clique, fica muito mais rápido o trabalho”, explica Gisela.

 

Além de empresas, também participaram do evento professores da Fatec de Rio Preto, como a Mariângela Catelani, que viu nesses workshops a oportunidade de adquirir mais conhecimento sobre a técnica da automação e, assim, retransmiti-las aos alunos que serão profissionais daqui a pouco tempo. "Estou aqui hoje para aprender e poder compartilhar tudo o que aprendi aqui hoje com os meus alunos. Com esses conhecimentos podemos ensinar aos alunos a testar, os conceitos de testes, trabalhar com ferramentas gratuitas ou pagas, fazendo com que o software saia sem erros", destaca Catelani.

 

Sobre o projeto

Esse foi apenas o primeiro encontro dos profissionais já que o projeto se baseia em quatro etapas, sendo as próximas: Workshop sobre as Técnicas, Procedimentos e Ambientes de Testes: A Automação na Prática; Tutoriais Remotos – Elucidando as Primeiras Dúvidas da Implantação das Ferramentas; e por fim a Consultoria Personalizada, In-loco.
A automação de testes consiste na utilização de um software que controla a execução dos testes em softwares para ver se funcionam adequadamente de acordo com as expectativas para aquele produto.

 

O projeto é um convênio da APETI em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Segundo Rogério Martins, presidente da APETI, a parceria chegou para intensificar o trabalho, desenvolver e fortalecer a área de TI da cidade, tornando possível trazer grandes profissionais e empresas para ministrar cursos, palestras e treinamentos que ajudarão a desenvolver cada vez mais os profissionais da área. 

 

 

 

 

Tel. (17) 98211-0045

  Apeti - Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação
Rua Dr. Raul Silva, 721 sala 01 - Vila Redentora - São José do Rio Preto/SP 
CEP.: 15015--020   |  Email: apeti@apeti.org.br
 

Desenvolvido por Webplus