Noticias

Empresa riopretense destaca-se em tecnologia de segurança

02/12/2011

Desde a fundação da Apeti, em 2003, São José do Rio Preto busca incessantemente destacar-se no cenário nacional como pólo de tecnologia. Uma das conquistas de ordem prática, neste sentido, é o Parque Tecnológico, em vias de tornar-se realidade. Paralelamente, entretanto, as empresas do setor, em especial as associadas Apeti, vêm se destacando por sua qualidade e inovação.

Um desses exemplos vem da Mercosul Tecnologia, empresa do Grupo ABZ e co-irmã da Albatroz Alarmes, especializada no desenvolvimento de dispositivos eletrônicos, sistemas e ferramentas de segurança da informação.

Recentemente, a empresa lançou seu Módulo de Comunicação GPRS Flex, um dispositivo de comunicação de dados via sistema digital GSM (tecnologia de comunicação móvel, o padrão mais popular para telefonia celular) para conectar alarmes monitorados e outros dispositivos de segurança às centrais de monitoramento.

Único no Brasil, o módulo da Mercosul Tecnologia não depende de linha telefônica ou de infraestrutura de internet no local monitorado. Por não utilizar fios para a comunicação, possibilita qualquer tipo de telemetria (medição à distância), auxiliando na identificação remota de níveis de reservatório, da temperatura ou umidade de um ambiente que exija condição climática especial e se algum equipamento encontra-se devidamente ligado ou desligado, entre outras aplicações.

O produto apresenta diferenciais únicos. A tecnologia Anti-Jammer, por exemplo, detecta a presença de bloqueadores de celular no perímetro monitorado e reporta esta presença, inclusive chaveando a comunicação para uma segunda via. Outra característica única de mercado é a função Flex, que permite escolher três modos de operação: TCP, UDP ou Stand By, oferecendo opções em economia de dados para o usuário.

Arthur Gambin Santini, gerente do Grupo ABZ, comenta que o produto foi desenvolvido e patenteado em São José do Rio Preto, numa iniciativa ousada da empresa. "O fomento ao desenvolvimento tecnológico em nosso país não é algo fácil", lamenta o executivo, mas sem perder o otimismo: "Continuamos firmes nesse propósito e até agora colhemos maravilhosos frutos".

Texto: Edson Goulart
Fotos: Divulgação

 

 

 

 

Tel. (17) 98211-0045

  Apeti - Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação
Rua Dr. Raul Silva, 721 sala 01 - Vila Redentora - São José do Rio Preto/SP 
CEP.: 15015--020   |  Email: apeti@apeti.org.br
 

Desenvolvido por Webplus