início / blog

Dia das Meninas nas Tecnologias de Informação e Comunicação: 27 de abril

O Dia das Meninas nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) busca incentivar a inclusão feminina nas áreas de TICs. Acesse e entenda!

Postado em 25 de abril de 2023

No dia 27 de abril de 2023, o mundo comemora o Dia das Meninas nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), uma data que visa promover a igualdade de gênero e incentivar a participação feminina em um setor predominantemente masculino.

Este dia foi criado para conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão das mulheres nas áreas de TICs, garantindo que elas tenham oportunidades iguais para crescer e se destacar em suas carreiras.

Sendo assim, neste artigo, vamos explorar um pouco da história e da importância das mulheres na TI. Continue lendo para conferir!

27 de abril de 2023: Dia das Meninas nas Tecnologias de Informação e Comunicação

O Dia das Meninas nas TICs é uma iniciativa da União Internacional de Telecomunicações (UIT), que teve início há mais de 10 anos, lá em 2011. Se você ainda não conhece, saiba que ela é uma agência das Nações Unidas especializada em tecnologias de informação e comunicação, que visa promover a cooperação internacional em questões relacionadas à tecnologia.

Sendo assim, essa iniciativa surgiu com o objetivo de ajudar a viabilizar a inclusão feminina em uma indústria altamente competitiva e — infelizmente — ainda muito dominada por homens.

Por isso, o Dia das Meninas nas Tecnologias de Informação e Comunicação é uma oportunidade para o público feminino aprender mais sobre o setor e considerar a possibilidade de seguir carreira nesta área.

Por que o Dia das Meninas nas TICs é importante?

Bom, essa data é importante por diversas razões, mas principalmente por ser uma maneira de conscientizar a sociedade sobre a falta de representatividade feminina em uma indústria em rápida expansão.

Embora as mulheres representem mais da metade da população brasileira (51,1%), elas continuam sendo minoria nas áreas de Tecnologias de Informação e Comunicação.

Além de injusto, também causa um impacto negativo na inovação e no desenvolvimento tecnológico. Por isso, ao incentivar mais meninas a seguir carreira em TICs, podemos garantir que tenhamos uma indústria mais diversificada e inovadora.

O Dia das Meninas nas TICs também é importante porque ajuda a combater a discriminação de gênero.

De acordo com dados da ONG Think Olga, a participação feminina no mercado de trabalho retrocedeu em 30 anos durante a pandemia, já que os setores que mais empregam mulheres — como educação e serviços domésticos — foram os mais impactados.

Ao direcionar a nossa lupa para as carreiras de Tecnologia de Informação e Comunicação, os desafios enfrentados pelas mulheres são ainda maiores, incluindo discriminação salarial, falta de oportunidades de progressão e preconceito de gênero.

Então, ao conscientizar a sociedade sobre essas questões, podemos trabalhar para superá-las e garantir que as mulheres tenham as mesmas oportunidades que os homens na indústria de TICs.

A desigualdade de gênero no setor de TIC

Como dito anteriormente, a desigualdade de gênero no setor de Tecnologias de Informação e Comunicação é uma questão global e que afeta muitas mulheres que trabalham nessa área..

Embora sejam um campo que está em rápido crescimento e oferecem muitas oportunidades de carreira, as mulheres muitas vezes enfrentam barreiras que limitam seu acesso e progressão dentro desse setor.

Algumas das principais formas de desigualdade de gênero observadas nesse tipo de especialização incluem:

Falta de representação feminina

As mulheres são frequentemente sub-representadas na indústria de TIC. Em muitos países, menos de 20% dos profissionais de TIC são mulheres.

Em 2021, a Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais) realizou uma pesquisa que constatou que, no Brasil, esse número é de 36,9%, totalizando aproximadamente 319,8 mil. Enquanto isso, os homens chegam quase ao dobro, com 547,3 mil, ou seja, 63,1%.

Desigualdade salarial

As mulheres que trabalham no setor geralmente recebem menos do que seus colegas masculinos. Isso pode limitar suas oportunidades de progressão na carreira.

Um estudo realizado em 2022 pela Revelo, a diferença salarial chega a R$1 mil entre homens e mulheres ocupando o mesmo cargo na área de TICs.

Falta de oportunidades de formação e desenvolvimento profissional

O acesso a oportunidades de formação e desenvolvimento profissional também são menores do que as que os homens possuem.

Isso pode limitar suas oportunidades de progressão na carreira e mantê-las presas a funções de menor remuneração, como é possível observar na pesquisa da Revelo.

E esse problema já começa nas vagas júnior, que para as mulheres são de somente 8,69%, enquanto os homens preenchem 32,52%.

Nos cargos plenos, os homens ocupam 17,76% das vagas e as mulheres, 4,15%. Por fim, no nível sênior, a disparidade fica ainda maior, sendo 5,98% dos cargos ocupados por mulheres e 30,9%, por homens.

Assédio sexual, moral, psicológico e discriminação de gênero

Muitas vezes, o público feminino enfrenta discriminação de gênero no local de trabalho, além de sofrerem assédio sexual, moral e abusos psicológicos.

O tratamento injusto e o preconceito criam um ambiente de trabalho hostil e prejudicam sua saúde e bem-estar emocional, levando a desistência de muitas mulheres e aumentando a disparidade.

O papel das empresas de TI na promoção da inclusão de gênero

Primeiramente, é fundamental que as empresas adotem medidas para promover a diversidade e a igualdade de gênero dentro da área de TI.

Sendo assim, existem muitas estratégias que as empresas do ramo podem utilizar para promover a inclusão de gênero em seu local de trabalho, como:

1. Políticas de Diversidade e Inclusão

As empresas podem criar políticas claras de diversidade e inclusão que incluam metas específicas de diversidade de gênero e um compromisso de criar um ambiente de trabalho inclusivo e respeitoso.

2. Contratação Equilibrada

Adotar práticas de contratação equilibradas, buscando garantir que haja uma proporção equilibrada de homens e mulheres na sua lista de candidatos às vagas da sua empresa.

3. Treinamento em Sensibilização para Gênero

Ao fornecer treinamento para seus funcionários sobre como ser mais sensíveis às questões de gênero, é possível criar um ambiente de trabalho mais inclusivo e livre de todos os tipos de assédios.

4. Flexibilidade no Trabalho

As empresas podem fornecer opções flexíveis de trabalho para acomodar as necessidades e sobrecargas ligadas ao papel da mulher dentro da sociedade, pois geralmente, são elas as encarregadas de cuidar de crianças ou familiares idosos, por exemplo.

5. Igualdade de Remuneração

É fundamental garantir que haja igualdade de remuneração entre homens e mulheres para o mesmo trabalho. Afinal, se estão desempenhando a mesma função, não há sentido remunerá-los de forma diferente, não é mesmo?

Além disso, existem muitos benefícios em ter uma força de trabalho diversificada em termos de gênero, pois uma equipe diversificada pode ser mais criativa e inovadora, trazendo diferentes perspectivas e soluções para a mesa.

Essa diversidade de gênero também pode ajudar a empresa a entender melhor as necessidades de seus clientes e a se comunicar com eles de maneira mais eficaz. E não podemos esquecer de mencionar a melhora na reputação e imagem do seu negócio, tornando-a mais atraente para uma ampla variedade de clientes e investidores.

Dessa forma, à medida que mais mulheres são encorajadas a entrar e progredir no setor de TICs, podemos criar um futuro mais igualitário e justo para todas as pessoas que trabalham nessa área.

Como otimizar o mercado de trabalho de TI

Como podemos ver, a criação de políticas de não discriminação, a promoção de programas de formação e desenvolvimento profissional para mulheres e a criação de um ambiente de trabalho inclusivo e acolhedor são algumas medidas que podem otimizar o mercado de trabalho da área.

Assim, o Dia das Meninas nas Tecnologias de Informação e Comunicação cumpre a sua função de conscientização e a sua empresa pode se beneficiar das diversas vantagens de garantir um ambiente livre de discriminação de gênero e dos problemas associados a ela.

Falando nisso, você já conferiu o panorama do mercado de trabalho tecnologia da informação?

Spoiler alert: você vai gostar do que vai ler!


Compartilhe:

Quer falar com a gente? Entre em contato com a [Apeti]