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Entenda o que é Big Data Analytics e como aplicá-lo no seu negócio

O processamento de dados é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Consequentemente, o Big Data Analytics também. Saiba tudo sobre esse conceito!

Postado em 23 de maio de 2023

É provável que você já tenha ouvido falar sobre o Big Data Analytics. Afinal, esse conceito está diretamente ligado à Era da Informação em que vivemos, na qual novas tecnologias surgem a todo momento e o processamento de dados é fator crucial para o sucesso de qualquer negócio.

Mas afinal, o que é Big Data Analytics? Como ele funciona e como pode ser aplicado aos negócios? Antes de mais nada, saiba que essa tecnologia pode proporcionar insights valiosos para a sua empresa.

Quer ficar por dentro desse assunto? Neste texto, te explicamos tudo o que você precisa saber. Boa leitura!

O que é Big Data?

Para compreender o que é Big Data Analytics, é necessário, primeiramente, entender o que é Big Data — conceito que deu origem ao termo sobre o qual falaremos aqui.

Big Data é um termo usado para descrever um grande conjunto de dados, estruturados ou não. Apesar de o termo ter sido usado apenas no fim do século XX, o conceito mais genérico sobre o uso de dados dada da Antiguidade, conforme aponta o World Economic Forum.

Mas quais são esses dados aos quais o Big Data se refere e qual a importância deles? Na realidade, esse termo faz referência a qualquer tipo de informação, como:

- conteúdos de bancos de dados;

- dados produzidos na IoT (Internet das Coisas);

- informações audiovisuais;

- dados bancários e pessoais e muito mais!

Esses dados podem ser classificados em:

- social data: dados que têm como origem pessoas;

- enterprise data: dados com origem corporativa;

- data of things: dados criados por meio de informações obtidas em dispositivos ligados à IoT;

- public data: informações abertas ao público, como dados de instituições governamentais, tribunais, órgãos públicos etc.

Ou seja, qualquer dado que possa ser coletado e catalogado, seja ele sobre qualquer assunto, faz parte do conceito de Big Data, utilizado cada vez mais no meio corporativo.

O que é o Big Data Analytics e como ele funciona?

Agora que você já sabe o que é Big Data, fica mais fácil entender o que é Big Data Analytics. Enquanto o Big Data é o grande conjunto de dados, o Big Data Analytics é a tecnologia que permite examinar esses dados para descobrir padrões, tendências e insights valiosos, tanto para pessoas quanto para empresas.

Sabendo disso, já é possível imaginar como esse conceito pode ser usado a seu favor na hora de tomar decisões baseadas em dados, não é mesmo?

Agora, para que essa análise seja possível, são necessários alguns passos, que demonstram como o Big Data Analytics funciona:

1) Coleta de dados em várias fontes, sejam esses dados estruturados (como em bancos de dados) ou não (arquivos de todos os tipos).

2) Armazenamento dessas informações em sistemas com alta capacidade para lidar com grande volume e variedade de dados.

3) Pré-processamento/limpeza dos dados para que eles sejam padronizados e separados de ruídos, informações incompletas ou erros.

4) Processamento de dados por meio de tecnologias como cloud computing, que permitem maior tempo de resposta e quantidade de dados processados ao mesmo tempo.

5) Análise: momento de extrair “leituras” e insights em meio a uma infinidade de dados. Isso é feito por meio da mineração desses dados, do uso de estatísticas, do processamento de imagens, de machine learning etc.

6) Apresentação visual dos dados, afinal não basta as máquinas entenderem as informações; é preciso que elas cheguem até nós de forma prática e fácil de serem compreendidas.

7) Tomada de decisões: com os dados em mãos, já catalogados e separados, é o momento de analisá-los e definir estratégias.

Quais são os “5 V’s” do Big Data Analytics?

Agora que você já entendeu o que é Big Data Analytics, precisa entender também um conceito importante relacionado a como esses dados são classificados.

Estas classificações foram criadas com o objetivo de facilitar a compreensão desses dados, já que a quantidade de informações geradas é cada vez maior:

- Volume: acho difícil você acertar a quantidade de dados que são criados diariamente. Em 2019, era estimada a criação de 2,5 quintilhões de bytes na internet todos os dias. Esse número cresceu e continua crescendo exponencialmente a cada ano, com o aumento de usuários e o surgimento constante de novas tecnologias (como IA’s, por exemplo).

- Velocidade: esses dados são criados em uma velocidade absurdamente rápida. Logo, o processamento e o armazenamento deles devem ser feitos com a mesma rapidez para que não haja perda de informações.

- Variedade: diz respeito à variedade de fontes e formas da qual essa quantidade gigantesca de dados se origina. Além disso, formas de dados diferentes também pedem formas de armazenamento, compilação e organização diferentes.

- Valor: se os dados surgem rapidamente de várias fontes, um grande desafio é estabelecer o valor que eles carregam. Nem toda informação é importante, além de que algumas são mais relevantes que outras.

- Veracidade: se os dados são quase infinitos e criados constantemente, é preciso entender a veracidade e a relevância deles. Uma análise de consumidor de 30 anos atrás, por exemplo, pode não ter números relevantes hoje, por isso a importância da verificação em busca da melhor qualidade possível de dados.

Como aplicar o Big Data Analytics no meu negócio?

Bom, para aplicar o conceito de Big Data Analytics no seu negócio, são necessárias ferramentas de análise de dados. Assim, essas informações poderão ser usadas estrategicamente para diversos fins, como:

- Planejamento econômico

Toda empresa precisa ter um plano de negócios muito bem pensado. Com esses dados, é possível ter uma visão muito mais ampla sobre a situação econômica, tornando a tomada de decisões mais assertiva e segura.

- Estratégias de marketing

Uma boa estratégia de marketing é fundamental para que qualquer empresa sobreviva. Usando dados relevantes, você consegue ter mais entendimento sobre seu público, como os hábitos dele e os meios de comunicação mais usados. Assim, é possível planejar formas de impactar potenciais clientes com propagandas, conteúdos relevantes e posicionamento de marca.

- Pesquisas de mercado e concorrência

Com o Big Data Analytics, você tem acesso a números importantes e atualizados do mercado e também ao que é feito na concorrência. Com base nisso, você pode fazer um planejamento e identificar possíveis oportunidades.

- Análises de possíveis cenários futuros

Parece coisa de filme de ficção, mas os dados oferecidos pela análise de Big Data são tão vastos, completos e constantemente atualizados que, por meio deles, é possível realizar projeções econômicas, mercadológicas e até de consumo.

Como ficar por dentro?

Como você pôde ver, não tem para onde fugir. Os dados existem e cabe às empresas buscar interpretá-los para atingirem resultados mais estratégicos e eficientes.

Agora que você já sabe o que é Big Data Analytics, que tal conhecer algumas ferramentas de análise de dados que podem ajudar você a implementar esse conceito no seu negócio? No nosso texto de blog, te apresentamos cinco ferramentas importantes!


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