início / blog

O que é liderança digital e como capacitar-se para o mercado atual

A liderança digital é uma habilidade essencial para quem deseja acompanhar a evolução e manter sua equipe capacitada. Entenda!

Postado em 18 de outubro de 2022

Atualmente, a liderança digital é uma habilidade essencial para quem deseja acompanhar a evolução e manter sua equipe capacitada.

Sabemos que qualquer negócio que não se adapta, acaba se tornando ultrapassado e perde visibilidade e, consequentemente, lucro.

Por isso, preparamos este artigo para você se familiarizar com o termo, além de dicas para dar o primeiro passo rumo a uma liderança mais tecnológica. Continue lendo e entenda!

O que é liderança digital?

Resumidamente, liderança digital nada mais é do que utilizar ativos digitais de forma estratégica para alcançar os objetivos de uma empresa.

Este termo engloba organizações e indivíduos que desenvolvem habilidades relacionadas a inovações tecnológicas e às aplicam tanto no gerenciamento de pessoas quanto em processos internos de um negócio.

Dessa forma, é possível alavancar o potencial e criatividade dos colaboradores, aprimorar e automatizar processos rotineiros, sempre visando alcançar resultados advindos de uma produtividade qualificada.

A pandemia foi um fator que fez com que muitas empresas desenvolvessem rapidamente a liderança digital, já que tiveram que se adaptar ao home office, por exemplo.

Essa modalidade de trabalho não deixou alternativa para muitos gestores, a não ser aprender a se conectar e gerenciar seus times de forma remota, sem que isso afetasse negativamente os resultados.

Entretanto, mesmo em um cenário onde a tecnologia deve ser utilizada para otimizar atividades e desenvolver pessoas, a empatia e pensamento crítico seguem sendo fundamentais para o sucesso de qualquer negócio.

Sendo assim, quando líderes passam a se inteirar sobre endomarketing e experiência do cliente, compreendem que um atendimento humanizado e personalizado tem grande peso na fidelização do público alvo.

Essa diferenciação, aliada à transformação digital maximiza a eficiência e a produção de qualquer negócio, alcançando resultados cada vez melhores.

Quais são as principais características de um líder digital?

1. Inteligência emocional

Um indivíduo com inteligência emocional é capaz de identificar e lidar de forma adequada tanto com os sentimentos pessoais quanto os de outras pessoas.

Ao saber compartimentalizar, é possível evitar que suas emoções interfiram com suas responsabilidades do trabalho, não afetando suas tomadas de decisões.

Dessa forma, um líder com inteligência emocional consegue lidar com situações com responsabilidade e tranquilidade, se tornando um excelente exemplo para sua equipe.

2. Não ter medo de desafios

Inicialmente, é preciso entender que sair da zona de conforto pode ser desafiador, mas o líder que pratica o autoconhecimento e sabe quais são seus pontos profissionais de destaque — positivos e negativos —, é um gestor bem qualificado para a função.

Além disso, vão existir momentos em que será preciso explorar novas possibilidades para encontrar soluções efetivas para as dores da empresa, sendo necessário se manter sempre aberto a essas novas experiências.

Afinal, é preciso ter visão estratégica e saber tomar decisões rápidas e eficientes, habilidades que se desenvolvem mais rapidamente através da vivência do novo.

3. Ter capacidade analítica

Estar por dentro das novidades do mundo de softwares e sistemas é importante para um líder digital, mas além disso, é preciso entender o impacto que a tecnologia causa no mercado e saber utilizá-la para conquistar os objetivos da empresa.

Por isso, é preciso ser criativo, ousado, compreender como os processos internos funcionam e ter capacidade de desenvolver estratégias para realizar implementações tecnológicas, tendo o suporte de dados como referência para as decisões diárias.

4. Ter boa comunicação

Um líder só existe se houver uma equipe de colaboradores que se sintam inspirados e comprometidos em trabalhar em conjunto para alcançar os melhores resultados.

Sendo assim, é essencial saber dialogar com o seu time e se comunicar por meio de mensagens claras é a melhor forma de se fazer entender.

Lembre-se que empatia, paciência e gentileza são características que formam um excelente líder digital.

5. Compreender a transformação digital

A transformação digital envolve muito mais do que a tecnologia em si, uma vez que sem uma cultura organizacional criativa e estratégica, não adianta possuir as melhores máquinas, sistemas e softwares.

Por isso, além de absorver a inovação tecnológica e disseminá-la na empresa, é preciso passar por processos de coletas, processamentos e compartilhamentos internos para adquirir informações suficientes para garantir um desempenho exemplar.

A tecnologia da informação e liderança digital

A Apeti trabalha para que a tecnologia da informação seja protagonista na transformação da sociedade, assim como um líder digital qualificado pode ser o principal diferencial de um negócio.

Inclusive, um dos setores que mais se beneficiam da habilidade de liderança digital é o da educação, onde conhecimento e tecnologia se unem na missão de desenvolver pessoas.

Foi assim que surgiram as Edtechs, start-ups que utilizam a tecnologia para auxiliar negócios voltados para o segmento de educação. Saiba mais neste nosso artigo!


Compartilhe:

Quer falar com a gente? Entre em contato com a [Apeti]