A Tecnologia e seu Propósito
8 de fevereiro de 2022

É inegável que, ao longo dos últimos anos, a Tecnologia da Informação (TI) tem impactado consideravelmente os negócios de todo o mundo. Com o avanço da revolução digital, a tecnologia se torna cada vez mais estratégica, afinal, temos visto ela transformar e mudar os negócios, fato que tem deixado os CEOs bastante atentos aos temas de Inovação e Tecnologia.

É inegável que, ao longo dos últimos anos, a Tecnologia da Informação (TI) tem impactado consideravelmente os negócios de todo o mundo. Com o avanço da revolução digital, a tecnologia se torna cada vez mais estratégica, afinal, temos visto ela transformar e mudar os negócios, fato que tem deixado os CEOs bastante atentos aos temas de Inovação e Tecnologia.
Nestes últimos 2 anos pandêmicos, este processo foi acelerado de maneira exponencial, afinal a eficiência e gestão foram cruciais na sobrevivência das organizações, bem como a incorporação de negócios digitais, visto que o cibridismo, maneira de vivermos no mundo físico e virtual, ao mesmo tempo deixou de ser ficção.
Desta maneira, vemos que a Tecnologia da Informação está intimamente ligada à performance e ao sucesso das organizações. No entanto, é fundamental lembrar que a tecnologia é meio e não fim, por isto ela deve estar intimamente alinhada com o negócio e nunca de maneira apartada, para que de fato as transformações digitais aconteçam.
Infelizmente, é muito comum ver nas organizações a tecnologia desconectada buscando um protagonismo de inovação solitário o que é um grande erro estratégico, e que inevitavelmente trará insucesso nas transformações digitais. Nesse cenário, é fundamental que a TI faça seu movimento de trazer o mindset e entendimento do negócio para suas atividades, de forma a que possa de fato contribuir nos aspectos operacionais, táticos, estratégicos e até mesmo disruptivos. Afinal, a tecnologia por si só não basta, ela deve servir a algo e assim potencializar as necessidades do mercado e da sociedade.
Vamos relembrar que a Netflix não acabou com as locadoras, apenas é uma locadora “diferente”, trazendo maior comodidade. A Uber não rompeu com os taxistas, mas sim com o serviço insatisfatório e tarifas. Estes e outros exemplos de sucesso como da Nubank e do AirBnB, mostram que a tecnologia potencializa o atendimento às demandas do mercado e os novos hábitos de consumo.
Hoje nas organizações muito se fala da importância de tecnologias para alavancar negócios e trazer mais valor ao mercado e seus clientes. Em todo lugar se fala de business intelligence, analytics, inteligência artificial, realidade aumentada, 5G, blockchain entre outras tantas tecnologias que permitem a transformação dos negócios, mas que isoladamente, “per se”, não tem valor.
A aproximação da TI ao negócio é um grande desafio, vemos alguns importantes movimentos acontecendo, entretanto é fundamental a aceleração e expansão destes movimentos para o desenvolvimento desta competência nos profissionais de business e de tecnologia, afinal estes profissionais fazem parte de uma única execução.
Este assunto deve ser pauta dos líderes, das organizações, instituições de ensino e do mercado de trabalho para assim garantir a preservação de muitos negócios, afinal, estamos no meio de uma grande revolução, e tal como foram as outras revoluções econômicas, a exemplo da agrícola e industrial, novos negócios surgirão e outros desaparecerão, com uma grande troca de poder econômico na sociedade. Por isto, a união de competências dentro das organizações é fundamental para a sustentação das empresas na era digital, afinal, os grandes novos negócios digitais de sucesso, tiveram foco em uma única coisa: uma dor de mercado.
por Marcelo Lorencin - Diretor Presidente da Apeti (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação)

Por Samilo Lopes 14 de abril de 2025
Rio Preto vem se consolidando como um dos principais polos de tecnologia e inovação do Estado de São Paulo.
Por Flaviana Ribeiro 1 de abril de 2025
Tem tanta coisa maluca acontecendo no mundo que as pegadinhas de 1º de abril ficaram realistas demais. O Dia da Mentira virou descanso. Um dia em que, enfim, a gente sabe que está sendo enganado (e ri disso). Mas às vezes, é o contrário que acontece: algumas ideias parecem mentira, e ainda assim, mudam tudo.
Por Apeti 19 de março de 2025
Na última segunda-feira, 18 de março, a Prefeitura de São José do Rio Preto sediou a cerimônia oficial de lançamento do Rio Preto Tech Summit 2025, um dos mais importantes eventos de tecnologia e inovação do interior paulista.
Por Cassio Simonato 5 de março de 2025
O mês de fevereiro de 2025 consolidou ainda mais São José do Rio Preto como um polo de referência nacional em tecnologia e inovação. Nesse período, três novos prédios ganharam destaque, reinaugurando unidades que poderiam causar inveja até mesmo nas maiores capitais.
Por Apeti 5 de março de 2025
Neste programa, publicado em 01 de março, recebo Gerson Pedrinho e João Paulo, presidente e vice-presidente da APETI (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnlogia da Informação) para falarmos sobre a instituição, sua história, projetos e planos futuros. Créditos: https://www.samilo.com.br/entrevista-com-gerson-e-joao-paulo-cbn-grandes-lagos
Por Apeti 6 de fevereiro de 2025
A Inteligência Artificial (IA) tem revolucionado diversos setores, desde a indústria até os serviços financeiros, mas seu avanço acelerado também levanta uma preocupação crítica: o consumo energético.
Por Yonei Scoletari 4 de fevereiro de 2025
A Apeti está no centro de um ecossistema que respira tecnologia e pulsa na direção da inovação contribuindo com o progresso de São José do Rio Preto e região.
Por Apeti 27 de janeiro de 2025
Imagine um futuro em que a inteligência artificial não só entende você, mas também antecipa seus desejos antes mesmo de você dizer. Parece coisa de filme de ficção científica, né?
Por Apeti 27 de janeiro de 2025
Reaproximação entre governo e gigantes da tecnologia impulsiona inovação em IA e reconfigura o cenário do marketing digital.