O mês de fevereiro de 2025 consolidou ainda mais São José do Rio Preto como um polo de referência nacional em tecnologia e inovação. Nesse período, três novos prédios ganharam destaque, reinaugurando unidades que poderiam causar inveja até mesmo nas maiores capitais.
A Shift, uma das maiores empresas de software laboratorial da América Latina, poderia ter transferido sua sede para qualquer outro estado ou até mesmo para o exterior. No entanto, ela optou por continuar fomentando sua cidade natal como base, inaugurando um prédio fabuloso, que o CEO e fundador da empresa chamou de “office home”. Poucos quarteirões dali um novo prédio da APP Sistemas, conhecida em todo o Brasil pelo seu software de gestão hoteleira, traz para nós, rio-pretenses, a certeza do sucesso do Parque Tecnológico, que, pouco a pouco, ganha forma e importância. Tanto é verdade que a UFSCAR escolheu essa região promissora para implantar a primeira faculdade federal de nossa cidade e região.
Ainda no campo da educação, uma escola se transformou, em um piscar de olhos, em um ponto turístico e referência nacional em empreendedorismo e tecnologia, adotando a metodologia “Shark Tank School”. Assim, o Colégio Invictus trouxe à cidade a evolução do ensino, mostrando com inovação um formato mais atrativo para os alunos e o sonho dos pais.
E não para por aí! Temos o MoviBank, um banco digital nascido aqui, com uma campanha publicitária de grande impacto, que chegou até a Porsche CUP, e promete encher nossa cidade de orgulho nesse segmento.
Para finalizar – embora a lista seja muito grande para caber em apenas um texto – temos a nova sede da Totvs Oeste, a maior empresa de tecnologia do país, que inaugurou um espaço digno do peso de seu nome. Localizado no principal acesso da cidade, o prédio conta até com atendimento realizado por robôs, tornando-se o sonho de trabalho de qualquer profissional de tecnologia e, mais uma vez, destacando a potência de São José do Rio Preto como um verdadeiro polo tecnológico.
E, claro, a CPL (cadeia produtiva local) do setor é uma referência nacional, fruto do trabalho de desbravadores e visionários como o ex-secretário Orlando Bolsoni, que sempre acreditou nesse potencial. Junto com a Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação a APETI, atuaram para que nossa cidade estivesse constantemente nos principais holofotes nacionais do setor tecnológico.
Rio Preto é tech em agro, tech em medicina, tech no comércio, tech na educação. Rio Preto é inovação!
Créditos: https://www.diariodaregiao.com.br/opiniao/artigos/rio-preto-e-tech-1.2041300
Endereço
R. Joaquim Rodrigues, 1085 - Sala 11 e 12
Distrito do Parque, São José do Rio Preto - SP, 15092-676