8 motivos para fazer parte de uma associação de empresas
29 de novembro de 2022

Fazer parte de uma associação de empresas pode proporcionar diversas e exclusivas vantagens para o seu empreendimento. Entenda!

Fazer parte de uma associação de empresas pode proporcionar diversas e exclusivas vantagens para o seu empreendimento, proporcionando mais visibilidade e crescimento profissional.

Além dos benefícios que somente um bom networking pode oferecer, participar em debates e palestras relacionados à sua área de atuação é um diferencial importante, principalmente para quem é novo no mercado.

Pensando nisso, separamos seis dos principais motivos que fazem valer a pena fazer parte de uma associação empresarial. Continue conosco e entenda!

8 motivos para fazer parte de uma associação de empresas
Além de ter a oportunidade de participar de treinamentos e ter acesso a consultas sobre questões de gestão, jurídicas e tributárias, participar de uma associação empresarial também possibilita:

1. Descontos exclusivos em produtos e serviços
Um dos principais benefícios de participar de uma associação empresarial são os descontos obtidos em diversos produtos e serviços, como por exemplo, contar com um emissor de NF com um valor bem abaixo do mercado.

Além disso, também facilita o acesso a planos de saúde e odontológico, serviços de contabilidade, publicidade, de proteção ao crédito e muitos outros tipos de serviços.

Como o objetivo da associação é disponibilizar as melhores ferramentas do mercado para que o empreendedor se fortaleça cada vez mais, muitos produtos e serviços oferecidos aos associados são gratuitos ou possuem um valor significantemente reduzido.

2. Networking
Criar e manter bons relacionamentos com empreendedores da mesma área é uma das principais formas de aumentar suas chances de sucesso.

Como você já deve saber, oportunidades únicas de crescimento começam com parcerias e é justamente esse encontro que associações empresariais promovem.

Além do mais, as dicas e trocas de experiências também podem ajudar o empreendedor até mesmo a sobreviver em tempos de crise.

3. Ampla compreensão de mercado
As associações entre empresas colocam o seu negócio em contato tanto com outros profissionais mais experientes como com empresas concorrentes.

A associação também se encarrega de se manter por dentro dos dados mercadológicos, possibilitando que o empreendedor se mantenha bem informado sobre as novidades e tendências da área.

Isso torna o ambiente da associação muito mais fértil para o crescimento do seu negócio, auxiliando até mesmo na tomada de decisão diária da empresa.

4. Auxílio à comunidade
Já sabemos que empresas fortalecidas têm maior poder de movimentar o mercado e, assim, fornecer produtos e serviços de melhor qualidade para o consumidor final.

O reflexo disso é que surgem mais oportunidades de empregos, incentivos culturais e ações sociais, beneficiando a comunidade de forma geral.

5. Representatividade política
Um ponto importante em relação às associações de empresas é que elas possuem um contato mais próximo com o poder público.

Isso possibilita que a visão empresarial tenha voz em discussões que envolvam temáticas como transporte, turismo, meio ambiente, comércio e muitas outras pastas governamentais.

Isso sem mencionar a oportunidade de reunir sugestões e reclamações da área, garantindo que os empresários sejam ouvidos com atenção.

6. Competitividade
Já mencionamos que as associações empresariais podem aproximar a sua empresa de outras relacionadas ao seu ramo. Assim, a consequência indireta desse contato é aumentar a competitividade do seu negócio.

Isso se dá porque ao se juntar aos outros empresários para adquirir produtos ou serviços, você economiza no custo por unidade e aumenta o seu poder de barganha com o concorrente.

7. Capacitação de funcionários
Tanto você quanto seus funcionários têm acesso a cursos, treinamentos, workshops, palestras e oficinas que têm como principal objetivo capacitar e otimizar a execução das tarefas rotineiras do seu empreendimento.

Por meio dessas formas de adquirir novos conhecimentos, é possível potencializar a gestão de negócios e garantir que seus funcionários estejam alinhados com os propósitos da sua empresa.

8. Economia por escala
A economia de escala acontece quando determinada empresa aumenta a fabricação de produtos e, assim, reduz o custo médio do produto.

Geralmente, para gerar o aumento dos lucros, é preciso que o aumento de custos seja menor do que o da produção, motivo pelo qual o custo médio é reduzido.

Em uma associação de empresas, existe um incentivo para que compras e consumo coletivos sejam efetuados, justamente para reduzir os custos enquanto aumenta a competitividade dos associados.

Sem competitividade não há crescimento, mas dessa forma, é possível que o grupo cresça de forma conjunta enquanto usufrui dos mesmos benefícios e oportunidades.


Torne-se um associado da Apeti
A Apeti trabalha há quase 20 anos para unir a tecnologia da informação com a evolução social e, com isso, busca tornar São José do Rio Preto/SP um importante polo tecnológico do interior de São Paulo.

Por isso, nos tornamos uma associação de empresas (APL), focados em colaborar de forma efetiva com o crescimento do setor de negócios e com o desenvolvimento econômico da região

Assim, seguimos à risca aquela velha premissa de que “quanto mais, melhor”. Por isso, queremos te convidar a conhecer mais sobre a nossa história e conferir os diversos benefícios exclusivos para associados da Apeti.

Venha fazer parte dessa jornada repleta de desafios e conquistas em prol de um mundo melhor!

##associaçãodeempresas #tecnologia #empreendedorismo #transformaçãodigital

Por Samilo Lopes 14 de abril de 2025
Rio Preto vem se consolidando como um dos principais polos de tecnologia e inovação do Estado de São Paulo.
Por Flaviana Ribeiro 1 de abril de 2025
Tem tanta coisa maluca acontecendo no mundo que as pegadinhas de 1º de abril ficaram realistas demais. O Dia da Mentira virou descanso. Um dia em que, enfim, a gente sabe que está sendo enganado (e ri disso). Mas às vezes, é o contrário que acontece: algumas ideias parecem mentira, e ainda assim, mudam tudo.
Por Apeti 19 de março de 2025
Na última segunda-feira, 18 de março, a Prefeitura de São José do Rio Preto sediou a cerimônia oficial de lançamento do Rio Preto Tech Summit 2025, um dos mais importantes eventos de tecnologia e inovação do interior paulista.
Por Cassio Simonato 5 de março de 2025
O mês de fevereiro de 2025 consolidou ainda mais São José do Rio Preto como um polo de referência nacional em tecnologia e inovação. Nesse período, três novos prédios ganharam destaque, reinaugurando unidades que poderiam causar inveja até mesmo nas maiores capitais.
Por Apeti 5 de março de 2025
Neste programa, publicado em 01 de março, recebo Gerson Pedrinho e João Paulo, presidente e vice-presidente da APETI (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnlogia da Informação) para falarmos sobre a instituição, sua história, projetos e planos futuros. Créditos: https://www.samilo.com.br/entrevista-com-gerson-e-joao-paulo-cbn-grandes-lagos
Por Apeti 6 de fevereiro de 2025
A Inteligência Artificial (IA) tem revolucionado diversos setores, desde a indústria até os serviços financeiros, mas seu avanço acelerado também levanta uma preocupação crítica: o consumo energético.
Por Yonei Scoletari 4 de fevereiro de 2025
A Apeti está no centro de um ecossistema que respira tecnologia e pulsa na direção da inovação contribuindo com o progresso de São José do Rio Preto e região.
Por Apeti 27 de janeiro de 2025
Imagine um futuro em que a inteligência artificial não só entende você, mas também antecipa seus desejos antes mesmo de você dizer. Parece coisa de filme de ficção científica, né?
Por Apeti 27 de janeiro de 2025
Reaproximação entre governo e gigantes da tecnologia impulsiona inovação em IA e reconfigura o cenário do marketing digital.
Share by: