Impacto econômico das edtechs
23 de agosto de 2022

O setor de educação está muito aquecido e o modelo híbrido é uma tendência muito forte para o mercado, fazendo com que a modelagem de ensino evolua e acelere muito rapidamente.

por, Wendell Guimarães

Nos últimos anos, um dos setores que vem crescendo exponencialmente, principalmente devido à pandemia, é a educação. O mercado está aquecido e cada vez mais trazendo novidades com soluções que impactam positivamente o desenvolvimento de várias pessoas no país.

Atualmente, a educação com a tecnologia é o principal vetor de desenvolvimento, uma vez que essas soluções impactam a forma de aprendizagem e transformam a sala de aula em um ambiente mais personalizado.

De acordo com o CanalTech, as edtechs são soluções que linkam tecnologia com a jornada dos stakeholders da educação: professores, alunos e administradores. Esse conceito pode ser aplicado desde um simples aplicativo para um aluno de ensino fundamental aprender matemática até um sistema complexo e robusto de gestão de dados para administradores de instituições de ensino.

Também podemos definir uma edtech como uma startup, ou seja, uma empresa com modelo de negócio inovador, que utiliza a tecnologia para replicar e escalar o negócio atuante no segmento de educação.

O setor de educação está muito aquecido e o modelo híbrido é uma tendência muito forte para o mercado, fazendo com que a modelagem de ensino evolua e acelere muito rapidamente. Além disso, há outras tendências que estão impactando o cenário econômico no Brasil como:

- Gamificação: Estudos da State of Mobile 2021 mostram que 59% dos brasileiros têm o costume de jogar com seus celulares. A prática desse hábito é fundamental para aguçar a curiosidade e tornar os estudos mais atrativos. A técnica de gamificação ajuda a estimular pessoas de diferentes idades para o consumo de conteúdos de forma mais leve e divertida, garantindo ainda mais conhecimento.

- Ensino Híbrido: Segundo pesquisa feita pelo Observatório da Educação Superior, 63% dos jovens desejam aderir ao ensino híbrido. Sendo assim, garantir um modelo e-learning eficiente, que transmite o conhecimento de maneira correta, proporciona uma boa experiência para o aluno e faz grande diferença na transição de modelos e estruturas.

- Metaverso: Conhecido como universo virtual para troca de experiências sociais, esse ambiente vai abrir um novo caminho com inúmeras possibilidades a serem exploradas, já que reproduz um ambiente e todas as suas ações sem que precise estar presente fisicamente. Por meio dos avatares digitais, a interação será mais significativa e expressiva, aproximando o relacionamento entre professores e alunos e garantindo maior interação com os conteúdos estudados.

Uma das edtechs que vem ganhando mercado no cenário brasileiro é a Talkstars. A startup tem o objetivo de acelerar carreiras e negócios por meio de programas de mentorias individuais ou em grupo para a nova economia. Na Talkstars, você encontra trilhas de aprendizado como: tecnologia, product management, ux design, marketing e growth, etc.

Alguns dos mentores que estão na plataforma são: Luciana Lancelloti, CMO da Microsoft Brasil; Renato Barros, VP do MadeiraMadeira; Thiago Rocha, Head of Growth da RD Station; Karol Attekita, Youtuber e Senior iOS Engineer na X-Team; Diego Azevedo, CEO da CS Academy; entre outros nomes do mercado de tecnologia e inovação.

Hoje a startup está incubada no Parque Tecnológico de Rio Preto e já atendeu diversos mentorados em todo o Brasil.

Wendell Guimarães, Diretor de Capacitação da Apeti (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação).

Por Samilo Lopes 14 de abril de 2025
Rio Preto vem se consolidando como um dos principais polos de tecnologia e inovação do Estado de São Paulo.
Por Flaviana Ribeiro 1 de abril de 2025
Tem tanta coisa maluca acontecendo no mundo que as pegadinhas de 1º de abril ficaram realistas demais. O Dia da Mentira virou descanso. Um dia em que, enfim, a gente sabe que está sendo enganado (e ri disso). Mas às vezes, é o contrário que acontece: algumas ideias parecem mentira, e ainda assim, mudam tudo.
Por Apeti 19 de março de 2025
Na última segunda-feira, 18 de março, a Prefeitura de São José do Rio Preto sediou a cerimônia oficial de lançamento do Rio Preto Tech Summit 2025, um dos mais importantes eventos de tecnologia e inovação do interior paulista.
Por Cassio Simonato 5 de março de 2025
O mês de fevereiro de 2025 consolidou ainda mais São José do Rio Preto como um polo de referência nacional em tecnologia e inovação. Nesse período, três novos prédios ganharam destaque, reinaugurando unidades que poderiam causar inveja até mesmo nas maiores capitais.
Por Apeti 5 de março de 2025
Neste programa, publicado em 01 de março, recebo Gerson Pedrinho e João Paulo, presidente e vice-presidente da APETI (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnlogia da Informação) para falarmos sobre a instituição, sua história, projetos e planos futuros. Créditos: https://www.samilo.com.br/entrevista-com-gerson-e-joao-paulo-cbn-grandes-lagos
Por Apeti 6 de fevereiro de 2025
A Inteligência Artificial (IA) tem revolucionado diversos setores, desde a indústria até os serviços financeiros, mas seu avanço acelerado também levanta uma preocupação crítica: o consumo energético.
Por Yonei Scoletari 4 de fevereiro de 2025
A Apeti está no centro de um ecossistema que respira tecnologia e pulsa na direção da inovação contribuindo com o progresso de São José do Rio Preto e região.
Por Apeti 27 de janeiro de 2025
Imagine um futuro em que a inteligência artificial não só entende você, mas também antecipa seus desejos antes mesmo de você dizer. Parece coisa de filme de ficção científica, né?
Por Apeti 27 de janeiro de 2025
Reaproximação entre governo e gigantes da tecnologia impulsiona inovação em IA e reconfigura o cenário do marketing digital.