MVP: o que é, por que fazer e como desenvolver?
28 de novembro de 2023

Entenda tudo sobre MVP: o que é e os benefícios de usar essa estratégia no desenvolvimento do seu produto ou serviço.

No mundo dos negócios, é comum o uso de siglas para explicar conceitos importantes. “Análise SWOT”, “ROI” e “B2B” são algumas das mais utilizadas e que você já deve ter ouvido falar, não é mesmo?

Mas, além dessas, há outra que também é muito conhecida: “MVP”, sigla para “Produto Mínimo Viável”, em português. Mas, afinal, o que é MVP? Antes de mais nada, já adiantamos: essa sigla diz respeito a uma estratégia fundamental na construção de qualquer produto, serviço ou, mesmo, modelo de negócio.

Neste texto, vamos te falar tudo sobre MVP: o que é, por que você deve fazer e os passos mais importantes para construí-lo. Continue a leitura e fique por dentro!

MVP: o que é?
A sigla “MVP” significa Minimum Viable Product (Produto Mínimo Viável, em português). Como o próprio nome diz, trata-se de uma versão simplificada de um produto, serviço ou modelo de negócio que inclui apenas os recursos essenciais para atender às necessidades iniciais dos usuários.

A abordagem do MVP tem como propósito lançar a novidade no mercado o mais rápido possível para validar hipóteses, aprender com o feedback dos usuários e melhorar e ajustar o produto/serviço final com base nesse aprendizado.

É como se fosse um “produto de teste”, usado para coletar informações, testar o mercado, demanda e outros processos do negócio.


Qual a importância do MVP?
Agora que você já sabe o básico sobre MVP: o que é, precisa entender a importância da aplicação dessa estratégia na prática.

O MVP tem se mostrado um conceito cada vez mais importante, especialmente para empresas com organizações específicas, como as startups. Confira alguns benefícios possibilitados pelo MVP:

Economia de recursos
Desenvolver um produto completo desde o início pode ser caro, especialmente para empresas que estão começando ou tentando algo diferente no mercado. Dessa forma, o MVP permite que as equipes economizem recursos, concentrando-se nas características fundamentais do novo produto ou serviço.

Validação de ideias
Muitas vezes, mesmo com o estudo e o planejamento necessários, não é possível saber exatamente como um novo produto ou serviço será recebido pelos consumidores. Por isso, o lançamento de um MVP é uma maneira eficaz de testar a aceitação do mercado para uma nova ideia.

Se os usuários demonstrarem interesse e engajamento, é um sinal positivo para investir mais no desenvolvimento. Por outro lado, problemas de aceitação ou engajamento podem mostrar algumas falhas conceituais ou na distribuição da novidade.

Feedback rápido
Conseguir feedbacks valiosos e relevantes pode ser um processo demorado. Mas, por meio do MVP, é possível que os desenvolvedores obtenham retorno dos usuários/consumidores de maneira mais rápida. E, claro, essa informação deve ser usada para melhorar o produto e alinhar os investimentos necessários antes de lançar uma versão mais completa.


Ou seja, o MVP é uma ferramenta que traz informações muito valiosas para as equipes comerciais, de desenvolvimento e marketing. Por meio dos dados coletados nesse processo, é possível entender melhor o mercado e suas dores/necessidades e conseguir um feedback rápido e relevante do público, reduzindo custos desnecessários.

Como fazer um MVP em 6 passos?
Agora que você já sabe muito sobre MVP: o que é, sua importância e os benefícios desse processo, veja seis passos que devem ser levados em conta na hora de colocar esse conceito em prática.

1. Defina seus objetivos com o MVP
Antes de iniciar o desenvolvimento, é crucial definir claramente os objetivos do MVP. Como você viu, esse tipo de ferramenta traz muitos resultados, mas é importante que sua equipe tenha em mente alguns objetivos principais, como:

- O que você espera aprender com essa versão inicial do produto?

- Quais são as hipóteses que você está tentando validar?

- Quanto tempo você vai deixar o produto em teste?

Sabendo do objetivo de seu MVP, fica mais claro qual caminho seguir e quais análises fazer.

2. Foque no essencial
Lembre-se: o MVP não é o produto final! Mas, isso não quer dizer que ele deva ser lançado de forma incompleta. Aqui, é importante que sua equipe tenha em mente quais são os recursos mínimos necessários para que seu produto atenda às necessidades básicas dos usuários.

Por outro lado, também deve-se evitar incluir funcionalidades complexas que não são essenciais nesse estágio inicial. Assim, é possível entender se o que tem de mais importante no seu produto está pronto para o mercado e, consequentemente, como ele será recebido.

3. Invista no desenvolvimento
Aqui, precisamos tomar cuidado para não exagerar. Afinal, o objetivo do MVP é lançar o produto no mercado o mais rápido possível. Para isso, utilize metodologias ágeis, como o Scrum ou o Kanban, para acelerar o desenvolvimento e iterar com eficiência.

Mas, lembre-se também que o produto deve ser funcional e ter qualidades. Caso contrário, o feedback que você receberá não será valioso.


4. Entenda o seu público
O MVP é uma ótima oportunidade de você não apenas testar o seu público-alvo, mas também o conhecer e, talvez, até aplicar algumas mudanças na sua estratégia de acordo com as respostas e o engajamento dele.

5. Dê atenção às coletas de feedbacks
Um dos pontos mais importantes do MVP é a coleta de feedbacks. Para isso, use mecanismos como formulários, pesquisas ou até mesmo interações diretas com os usuários em estandes ou pontos de venda, por exemplo.

6. Use os feedbacks
Informações e dados são extremamente valiosos, e melhor ainda é saber como usá-los!

Com base no feedback recebido, melhore o seu produto em cima do conceito do MVP. Adicione novos recursos, faça ajustes na usabilidade e continue refinando-o com base nas necessidades dos usuários.


Esses seis pontos são fundamentais para uma estratégia de MVP bem-sucedida. Lembre-se: criar um MVP é o primeiro passo para realmente testar o seu produto e entender os pontos de melhoria.

Como vender sua ideia?
Neste texto, falamos tudo sobre MVP: o que é, para que serve, importância e como fazer. E, junto com a criação de um MVP, outro quesito é fundamental para o lançamento ou não de um novo produto ou serviço: a forma como você vende a sua ideia às outras pessoas. Afinal, o produto ou serviço vale a pena? Há chances de ele se estabelecer no mercado?

Para te ajudar a fazer isso com mais facilidade, transmitindo sua proposta de forma clara, envolvente e convincente, criamos um texto completo com dez dicas de como vender sua ideia. Confira!

#MVP o que é

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