Virtualização de desktop: entenda o que é e como funciona
18 de abril de 2023

Confira o que é e como funciona a virtualização de desktop. Este serviço traz vários benefícios às empresas em vários setores. Aprenda sobre o assunto!

Atualmente, vários programas já atuam de forma virtual em um computador, na famosa Iaas (Infraestrutura Como Serviço). Ou seja, você não precisa instalar o software, mas sim entrar no site ou servidor para usá-lo. Essa também é uma maneira de fazer a virtualização de desktop.

Imagine todo o sistema operacional de um computador sendo acessado virtualmente! Em um mundo onde os serviços estão online, assim como o armazenamento nas nuvens, não é difícil pensar neste cenário, não é mesmo?

Continue conosco neste post para você entender melhor como funciona e o que é virtualização de desktop. Além disso, veja como isso pode ser útil para a sua empresa!

O que é virtualização de desktop?
As tendências de digitalização e integração entre os setores de uma empresa fizeram a virtualização de desktops entrar na reunião de pauta dentre seus diretores. Esta tecnologia permite a criação de desktops virtuais em um único servidor, assim vários usuários podem acessar seus computadores de qualquer lugar. Mas para isso precisa estar conectado à internet.

A pandemia acelerou muito o processo de digitalização das empresas e reconfigurou todo o trabalho da TI. De acordo com um estudo da International Data Corporation, 62% das empresas brasileiras empregam um modelo de trabalho dinâmico e reconfigurável. Isso envolve passar por esta virtualização de desktop.

A tecnologia consiste em separar o sistema operacional e suas aplicações do computador. Dessa maneira, todos os componentes são virtuais, criando um ambiente mais eficiente, econômico e seguro para as empresas. Aliás, a virtualização é amplamente utilizada em ambientes empresariais e de TI, onde muitos usuários precisam acessar recursos e aplicativos compartilhados de forma segura e confiável.

O termo ficou conhecido como DaaS (Desktop as a Service), quando um provedor externo ou mesmo a empresa entrega o Desktop sob demanda para os usuários.

Os servidores sempre são equipamentos mais avançados que um computador comum. Então, um desktop virtualizado pode acessar os dados da rede a velocidades altas, além de ter a base de aplicativos principais executados em alta performance. Isso entrega uma maior eficiência para o trabalho.

Como funciona a virtualização de desktops?


Se pareceu um pouco confuso até agora, vamos ver na prática como funciona essa virtualização de desktops? Assim, vendo a sua aplicação no mundo real fica mais fácil de entender e analisar como esta tecnologia pode ajudar muitas empresas.
Imagine uma empresa com centenas ou milhares de funcionários, tendo de comprar um computador físico para cada um. Isso não precisa acontecer com a virtualização de desktops, já que a empresa pode configurar um servidor que hospeda vários “computadores virtuais”. Cada um terá suas configurações e programas instalados.

Dessa maneira, os funcionários acessam a estes desktops virtuais a partir de seus próprios dispositivos, como notebooks, tablets ou até mesmo smartphones. Assim, cada um trabalha como se fosse um computador físico independente, mas todos reunidos no mesmo servidor.

Essa tecnologia oferece vantagens para a empresa, mas também para os funcionários, podendo trabalhar de forma remota. Além disso, os colaboradores ganham agilidade e praticidade no serviço.

Quais os benefícios para a empresa?
Em resumo, a virtualização de desktop é uma grande aliada para as empresas, ajudando a economizar dinheiro, melhorar a segurança e eficiência. Outro ponto fundamental é o de oferecer mais flexibilidade aos funcionários e melhorar a experiência do usuário. Confira os principais benefícios ao adotar este conceito:

- melhor gerenciamento;
- maior segurança de dados;
- mais flexibilidade;
- aprimorar o desempenho;
- facilidade na manutenção;
- redução de custos.

Virtualização de desktops: busque por empresas sérias
A virtualização de desktops é uma realidade para muitas empresas e se você busca fazer isso para a sua, encontre uma parceria de qualidade e séria.

Se você quiser saber mais sobre estes serviços virtuais, fica o convite para ler este texto que fala do SaaS, o Software Como Serviço.

##VirtualizaçaodeDesktop

Por Samilo Lopes 14 de abril de 2025
Rio Preto vem se consolidando como um dos principais polos de tecnologia e inovação do Estado de São Paulo.
Por Flaviana Ribeiro 1 de abril de 2025
Tem tanta coisa maluca acontecendo no mundo que as pegadinhas de 1º de abril ficaram realistas demais. O Dia da Mentira virou descanso. Um dia em que, enfim, a gente sabe que está sendo enganado (e ri disso). Mas às vezes, é o contrário que acontece: algumas ideias parecem mentira, e ainda assim, mudam tudo.
Por Apeti 19 de março de 2025
Na última segunda-feira, 18 de março, a Prefeitura de São José do Rio Preto sediou a cerimônia oficial de lançamento do Rio Preto Tech Summit 2025, um dos mais importantes eventos de tecnologia e inovação do interior paulista.
Por Cassio Simonato 5 de março de 2025
O mês de fevereiro de 2025 consolidou ainda mais São José do Rio Preto como um polo de referência nacional em tecnologia e inovação. Nesse período, três novos prédios ganharam destaque, reinaugurando unidades que poderiam causar inveja até mesmo nas maiores capitais.
Por Apeti 5 de março de 2025
Neste programa, publicado em 01 de março, recebo Gerson Pedrinho e João Paulo, presidente e vice-presidente da APETI (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnlogia da Informação) para falarmos sobre a instituição, sua história, projetos e planos futuros. Créditos: https://www.samilo.com.br/entrevista-com-gerson-e-joao-paulo-cbn-grandes-lagos
Por Apeti 6 de fevereiro de 2025
A Inteligência Artificial (IA) tem revolucionado diversos setores, desde a indústria até os serviços financeiros, mas seu avanço acelerado também levanta uma preocupação crítica: o consumo energético.
Por Yonei Scoletari 4 de fevereiro de 2025
A Apeti está no centro de um ecossistema que respira tecnologia e pulsa na direção da inovação contribuindo com o progresso de São José do Rio Preto e região.
Por Apeti 27 de janeiro de 2025
Imagine um futuro em que a inteligência artificial não só entende você, mas também antecipa seus desejos antes mesmo de você dizer. Parece coisa de filme de ficção científica, né?
Por Apeti 27 de janeiro de 2025
Reaproximação entre governo e gigantes da tecnologia impulsiona inovação em IA e reconfigura o cenário do marketing digital.
Share by: