Capacitação de Liderança Situacional: participe do evento em Rio Preto
30 de maio de 2023
Capacitação de Liderança Situacional: superevento em São José do Rio Preto para você que quer aprimorar suas habilidades de liderança. Participe!
Você já ouviu falar em Liderança Situacional? Ela é um modelo de liderança na qual líderes são preparados para conduzir, de forma estratégica, mudanças de comportamentos de suas equipes e, assim, atingir objetivos importantes em determinadas situações.
Sabendo da importância disso, a APETI, em parceria com a Situational (empresa referência nacional e internacional em desenvolvimento humano), preparou um superevento para São José do Rio Preto (SP): a Capacitação de Liderança Situacional, que acontecerá no dia 17 de junho.
Quer saber mais sobre esse modelo de liderança e sobre a capacitação promovida por nossa associação? Então, acompanhe o texto!
O que é Liderança Situacional?
De acordo com Paul Hersey, um dos estudiosos responsáveis pelo desenvolvimento da teoria no fim da década de 60, Liderança Situacional "é o processo de exercer influência sobre o comportamento de outra pessoa ou grupo – para cima, para baixo ou por toda a organização – e atingir objetivos em determinadas situações”.
Em outras palavras, Liderança Situacional é um modelo de liderança no qual os líderes devem se adaptar a diferentes contextos, de modo a atingir objetivos importantes em situações específicas. Para isso, eles são treinados para serem capazes de conduzir os comportamentos das pessoas de forma estratégica.
Pensando, agora, no mundo empresarial, sabemos que nenhuma empresa funciona de forma eficiente sem modelos de gestão apropriados. Além disso, não existe fórmula mágica para lidar com diferentes desafios que surgem no dia a dia. Por isso, a Liderança Situacional passou a ser uma “ferramenta” amplamente utilizada em empresas de todo o mundo.
Tipos de Liderança Situacional
Dentro desse modelo, foram instituídos quatro “estilos” de liderança:
- Direção: o líder determina o que deve ser feito e, assim, ensina a equipe sobre como fazer. O processo de realização das tarefas é supervisionado até que os integrantes do time sejam capazes de realizá-las com autonomia.
- Orientação: embora a palavra final ainda seja do líder, é um estilo de liderança mais "flexível" que o modelo acima, com mais troca de informações entre líder e liderados. Nesse caso, há supervisão constante e a equipe é motivada a contribuir com ideias e a realizar as tarefas propostas.
- Apoio: neste caso, o líder assume uma posição mais de "facilitador" do trabalho, incentivando ainda mais a existência de diferentes perspectivas e a troca de ideias, buscando tornar o processo mais colaborativo. A supervisão, aqui, é menor se comparada aos modelos citados anteriormente.
- Autonomia: de todos os modelos, neste, o papel do líder é o menor na realização das tarefas. Neste caso, a equipe está liberada para tomar determinadas decisões e, consequentemente, também assume mais responsabilidades.
Vantagens da Liderança Situacional
Entre as vantagens da aplicação desse modelo de liderança dentro das empresas, podemos citar:
- comunicação mais eficiente entre todos os membros da equipe;
- melhora na relação entre membros da equipe e deles com o líder;
- ambiente de trabalho mais saudável, devido ao perfil mais flexível do líder e às melhores relações entre a equipe;
- funções de trabalho bem estabelecidas;
- tomadas de decisões mais seguras.
Capacitação de Liderança Situacional
A Capacitação de Liderança Situacional, promovida pela APETI em parceria com a Situational, será realizada no Centro de Inovação Compartilhado da APETI, no Parque Tecnológico de São José do Rio Preto (SP), no dia 17 de junho, das 8h às 18h.
Qual o objetivo do curso?
Os objetivos da capacitação são:
- desenvolver líderes mais eficazes e focados em resultados;
- dar embasamento teórico e prático sobre como se tornar um líder situacional;
- possibilitar a adequação do modelo de liderança ao sistema de gestão da empresa e, assim, contribuir positivamente para os resultados;
- aumentar a eficácia de liderança dos participantes (com avaliação pré e pós-treinamento);
- aprimorar o processo de comunicação entre líder e liderado e fortalecer o trabalho em equipe;
- ajudar os líderes a conduzirem um processo de coaching altamente eficaz;
- tratar indicadores de produtividade (resultado e desempenho), maturidade (competência e motivação) e situações (mudanças nos ambientes físico e psicossocial e nos métodos de trabalho).
Por que participar da capacitação?
Durante a Capacitação de Liderança Situacional, os líderes aprendem a diagnosticar as necessidades de seus colaboradores, estabelecer metas claras, fornecer orientação adequada, oferecer suporte emocional e delegar tarefas de forma eficaz.
Além disso, eles se tornam capazes de ajustar seu estilo de liderança ao longo do tempo, à medida que as habilidades e a prontidão dos membros da equipe evoluem.
Após esse treinamento, você se tornará um líder mais flexível, adaptável às mudanças diárias nas dinâmicas do ambiente de trabalho e mais eficaz no gerenciamento de equipes em diferentes contextos.
Sobre o evento
A capacitação será conduzida por Ramiro Novak Filho, CEO da Situational. A Situational é uma empresa de soluções e estudos de liderança que visa atender ao movimento das organizações orientadas às pessoas e focadas em resultados.
A organização possui mais de 30 anos de expertise e já atendeu mais de 250 empresas de todo o mundo, entre elas grandes players do mercado, como Brahma, Brastemp, Embraer, Grupo Boticário, Heineken, Petrobras, Pfizer e muitas outras.
Ramiro Novak é especialista em promover resultados para empresas de atuação nacional e internacional e é referência no modelo de Liderança Situacional, ensinando líderes a conduzirem equipes de alta performance.
Quem pode se inscrever e como fazer isso?
O evento é aberto ao público, sendo que associados à APETI garantem desconto na inscrição. Os valores são:
- associados: R$ 399,00;
- não associados: R$ 549,90.
Para se inscrever, é necessário preencher o formulário de inscrição. Participe e torne-se um líder situacional apto a gerenciar equipes estrategicamente e a melhorar os resultados das organizações.
#capacitação de liderança situacional

Tem tanta coisa maluca acontecendo no mundo que as pegadinhas de 1º de abril ficaram realistas demais. O Dia da Mentira virou descanso. Um dia em que, enfim, a gente sabe que está sendo enganado (e ri disso). Mas às vezes, é o contrário que acontece: algumas ideias parecem mentira, e ainda assim, mudam tudo.

Neste programa, publicado em 01 de março, recebo Gerson Pedrinho e João Paulo, presidente e vice-presidente da APETI (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnlogia da Informação) para falarmos sobre a instituição, sua história, projetos e planos futuros. Créditos: https://www.samilo.com.br/entrevista-com-gerson-e-joao-paulo-cbn-grandes-lagos