Inovação e sustentabilidade: o que é tecnologia sustentável?
6 de junho de 2023
A tecnologia sustentável é um conceito cada vez mais valorizado pelos consumidores e, consequentemente, pelas empresas. Mas você sabe por quê? Confira neste texto!
A sustentabilidade é um tema que tem recebido cada vez mais engajamento do público. Afinal, nunca se compreendeu tanto a importância de priorizar serviços e soluções que respeitem o meio ambiente, tanto por parte das empresas como por parte dos consumidores.
Nos setores que envolvem a tecnologia, então, isso se tornou ainda mais evidente. Isso porque as inovações tecnológicas já são quase nativas em nossas vidas – em tarefas simples do dia a dia, no trabalho, nos estudos etc. –, então é imprescindível que avancem sem prejudicar os recursos naturais.
Disso tudo, surgiu o conceito de tecnologia sustentável. Mas você sabe o que ele significa e qual sua importância para o futuro das novas gerações? Neste texto, te explicamos isso e muito mais!
O que é tecnologia sustentável?
A tecnologia sustentável diz respeito ao desenvolvimento de novas tecnologias ou ao uso de tecnologias já existentes com objetivo de ajudar na preservação ambiental, com base em alguns conceitos:
Conservação de recursos naturais
Todo tipo de tecnologia consome recursos naturais, sejam eles minerais, água ou outros tipos de materiais que retiramos da natureza. Com o desenvolvimento sustentável, busca-se não apenas reduzir o consumo desses recursos, mas reaproveitá-los.
Combate às mudanças climáticas
O aquecimento global se tornou uma das grandes preocupações da sociedade, especialmente nas últimas décadas. A tecnologia sustentável deve, então, agir para reduzir a emissão de gases poluentes e os descartes que prejudicam o ecossistema.
Preferência por energia limpa
O mundo precisa de energia para funcionar, por isso um dos grandes desafios modernos é a busca por fontes de energias renováveis, como a solar e a eólica.
Proteção da biodiversidade
O consumo de recursos naturais ocasiona um impacto muito grande nos ecossistemas em todo o mundo. Muitas espécies de fauna e flora entraram em risco de extinção devido a mudanças bruscas em seu habitat e a desmatamentos causados pelo consumo de recursos de forma irresponsável.
Qualidade de vida
Um dos pontos mais importantes da tecnologia sustentável é a promoção de um ambiente mais saudável, visando garantir não apenas melhoria na qualidade de vida da população atual, mas principalmente das próximas gerações.
Quais são os exemplos de tecnologia sustentável?
Como dissemos acima, a tecnologia sustentável busca um equilíbrio no uso de recursos naturais, de forma que a tecnologia e a sustentabilidade andem juntas.
Confira algumas inovações que, além de oferecerem outros benefícios aos seus usuários, fazem isso de forma mais sustentável que seus modelos tradicionais:
- Veículos elétricos: alternativas aos veículos movidos a combustíveis fósseis, que emitem muitos gases poluentes, os veículos elétricos causam menos danos ambientais e estão em crescente popularização, se tornando cada vez mais eficientes.
- Tecnologias de reciclagem: cada vez mais eficientes, elas permitem que sejam reciclados materiais que antes eram descartados. Além disso, oferecem melhores técnicas e formas de descarte dos produtos que não podem ser reciclados.
- Geradores de energia: atualmente, já é comum o uso de painéis solares e turbinas eólicas para a geração de energia, por exemplo. Essas fontes energéticas são muito mais limpas do que o uso de carvão e outras formas que eram amplamente utilizadas no início do século XX.
- Iluminação em LED: muito populares hoje em dia, as lâmpadas em LED são são só mais eficientes e econômicas como duram mais tempo e não possuem substâncias tóxicas e poluentes como as incandescentes/fluorescentes.
Existem, ainda, vários outros exemplos de aplicações de tecnologia sustentável, que tornam mais eficientes desde a estrutura de construções até o uso da Internet das Coisas (IoT) para monitorar o consumo de energia em casas e prédios.
Por que usar tecnologias sustentáveis?
Como você pôde ver, a sustentabilidade é um assunto cada vez mais em pauta, sendo alvo de debates entre autoridades do mundo todo, assim como dentro de ambientes corporativos.
Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa da Dell, a Geração Z dá prioridade à sustentabilidade frente ao crescimento econômico. Além disso, um estudo da Nielsen mostrou que quase metade dos consumidores estão mudando seus hábitos de consumo de forma a reduzir o impacto ambiental.
O fato é que, ao utilizar a tecnologia sustentável, tanto em sua casa como nos negócios, além de contribuir para um equilíbrio ambiental, você ainda passa a fazer parte de um movimento de conscientização muito maior. Afinal, o uso sustentável de recursos deve ser responsabilidade de todos – seja de um indivíduo, de um governo ou de uma grande corporação.
Agora, quer ficar por dentro de mais conteúdos sobre tecnologia e acompanhar as tendências desse setor? É só acessar o blog da APETI.
#tecnologia sustentável

Tem tanta coisa maluca acontecendo no mundo que as pegadinhas de 1º de abril ficaram realistas demais. O Dia da Mentira virou descanso. Um dia em que, enfim, a gente sabe que está sendo enganado (e ri disso). Mas às vezes, é o contrário que acontece: algumas ideias parecem mentira, e ainda assim, mudam tudo.

Neste programa, publicado em 01 de março, recebo Gerson Pedrinho e João Paulo, presidente e vice-presidente da APETI (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnlogia da Informação) para falarmos sobre a instituição, sua história, projetos e planos futuros. Créditos: https://www.samilo.com.br/entrevista-com-gerson-e-joao-paulo-cbn-grandes-lagos