Chatbot: o que é e por que utilizar na sua empresa? Saiba tudo!
7 de novembro de 2023

Chatbot: o que é? Neste artigo, te explicamos tudo o que você precisa saber para aplicar essa ferramenta no seu negócio. Confira!

Chatbot: o que é? Como funciona? Por que utilizar? Essas são algumas perguntas que rondam os tão famosos sistemas de mensagens automatizadas. E se você se identificou com alguma dessas dúvidas, este texto é para você!

Antes de mais nada, é importante começar destacando que os chatbots são ferramentas cada vez mais adotadas por empresas no Brasil e fora dele. E não estamos falando apenas das gigantes e multinacionais, não! As organizações de pequeno e médio porte também têm apostado fortemente nessa estratégia, que, além de tornar o negócio mais competitivo no mercado, ainda otimiza muitos processos.

É devido a essa importância que preparamos este texto! Aqui, vamos falar tudo sobre chatbot: o que é, quais seus modelos de funcionamento, suas principais aplicações e as vantagens de utilizá-lo dentro do mundo corporativo. Continue a leitura para ficar por dentro!

Chatbot: o que é?
Quando você pensa em “chatbot: o que é?”, pode imaginar que o conceito seja complexo. Mas, ele é mais simples do que você pode imaginar. O chatbot é um programa de computador projetado para simular uma conversa humana com os usuários por meio de mensagens de texto ou voz.

Essa interface de conversa com o “bot” (robô) pode ser incorporada em sites, aplicativos de mensagens, plataformas de mídia social, entre muitas outras possibilidades. O fato é que o bot atua interagindo com os usuários de forma natural, respondendo a perguntas, fornecendo informações e executando tarefas específicas.


Como um chatbot funciona?
Agora que você já sabe a base sobre chatbot: o que é, está preparado para entender como esse sistema funciona. Então, vamos lá!

Os chatbots utilizam algoritmos de processamento de linguagem natural para entender e interpretar as mensagens enviadas pelos usuários e, a partir disso, responder de forma adequada. Isso pode ser feito a partir da programação do sistema para reconhecer palavras-chave e padrões de conversa ou até mesmo a partir do machine learning, tornando o bot mais “inteligente” à medida que interage com os usuários.

Os chatbots costumam ser programados seguindo três linhas principais:

Com base em regras
Esses chatbots seguem regras predefinidas e são mais adequados para tarefas simples e interações diretas, sendo muito comuns em sistemas de atendimento ao cliente dentro de empresas.

Por exemplo, o cliente envia uma mensagem para uma provedora de internet e o chat pode responder com uma série de opções possíveis para ajudar a resolver o problema e dar sequência ao atendimento.

Com base em inteligência artificial

Os chatbots baseados em inteligência artificial (IA) são mais avançados e podem aprender com dados e experiências, fornecendo respostas mais precisas e personalizadas. Para isso, esses chatbots permanecem em constante aprendizado.

De forma híbrida
Os chatbots que trabalham de forma híbrida são programados com base em regras, mas também usam o poder da inteligência artificial para se aprimorarem ao longo do uso.

Quais as aplicações e vantagens dos chatbots nas empresas?
Até aqui, você entendeu alguns aspectos fundamentais sobre o chatbot: o que é o sistema e como ele funciona. Agora, está na hora de saber como ele pode ser usado dentro das empresas e, consequentemente, por que investir nessa ferramenta. E já adiantamos: as possibilidades são várias! Confira:

Atendimento ao cliente
Esta talvez seja a aplicação mais comum dos chatbots dentro das empresas. Com eles, é possível usar automatizações de conversas para:

• responder FAQs (perguntas frequentes dos consumidores);

• solucionar problemas comuns dos clientes;

• fazer a primeira triagem do atendimento para saber o que o cliente precisa ou está buscando;

• fazer transferência de atendimento para os profissionais responsáveis por cada questão;

• prestar assistência no envio de informações, como preços de produtos, catálogos etc.


Assistência de vendas
O chatbot também pode ser usado para aumentar suas vendas por meio da otimização do processo de compras do seu cliente. Com ele, é possível executar algumas tarefas mais rapidamente e com menos erros, como:

• coleta de informações dos leads;

• envio de informações;

• recomendações de produtos;

• assistência no processo de compras;

• transferência para um canal de vendas direto.

Suporte técnico
Muitas vezes, é possível que o chatbot faça o atendimento preliminar do suporte técnico ou mesmo ajude a resolver o problema. Com ele, é possível:

• resolver problemas técnicos comuns com mais rapidez;

• obter o diagnóstico de problemas e o fornecimento de soluções;

• fazer o agendamento de eventuais visitas ou atendimentos de assistência técnica.

Agendamentos
Além de agendar visitas de suporte técnico, por exemplo, os chatbots também podem auxiliar no agendamento de serviços ou visitas para estabelecimentos de vários segmentos, como:

• reservas em restaurantes e hotéis;

• agendamento de consultas médicas e outros serviços profissionais;

• rastreamento e confirmação de reservas;

• checagem de disponibilidade (horários, reservas etc.).

Recursos Humanos
Pois é, a tecnologia pode ajudar até em tarefas administrativas que, inicialmente, pensaríamos que apenas pessoas podiam fazer. No setor de Recursos Humanos (RH), por exemplo, essas ferramentas têm sido muito utilizadas para:

• realização da triagem de currículos e candidatos para uma vaga;

• FAQ sobre processo seletivo, a empresa e suas políticas.

Coleta de dados e feedback
Já falamos no nosso texto de Big Data Analytics sobre como as informações e os dados são fundamentais nos dias de hoje para empresas de todos os portes e segmentos. E nesse cenário, os chatbots são excelentes aliados, visto auxiliarem:

• na coleta de feedback de clientes;

• no envio de pesquisas de satisfação aos clientes;

• na coleta de informações para análise de mercado.

Marketing
Sabendo tudo sobre chatbot: o que é e como funciona, fica fácil imaginar como ele pode ser uma boa ferramenta de divulgação dentro do marketing, não é mesmo? É claro que ele não substituirá estratégias de marketing por completo, mas poderá auxiliar com:

• envio de mensagens promocionais e informativas;

• personalização de ofertas com base no histórico de interações;

• campanhas de engajamento e retenção.

Automatização de tarefas internas
Falamos muito sobre o atendimento ao público como um dos benefícios que o chatbot pode trazer para a sua empresa. Entre eles, destacamos:

• automação de tarefas de rotina, como preenchimento de formulários e planilhas;

• respostas a perguntas internas dos funcionários;

• gerenciamento de solicitações e aprovações internas.

Essas são apenas algumas aplicações dos chatbots, que podem ajudar tanto em atendimento ao cliente quanto em rotinas administrativas dentro de uma empresa. Assim, o negócio ganha mais efetividade e menos riscos de erros, permitindo que os colaboradores tenham tempo para lidar com atividades que exijam mais atenção e menos repetição.


Quer saber tudo sobre inteligência artificial?
Neste texto, falamos tudo sobre chatbot: o que é, como pode ser programado para funcionar, como pode ser usado dentro das empresas e quais vantagens oferece a essas organizações. Assim, ficou claro para você como o uso dessa ferramenta pode aumentar a eficiência da sua equipe e da sua empresa, não é mesmo?

Mas, você sabia que, além dos chatbots, há outras inúmeras ferramentas e sistemas que utilizam inteligência artificial? Muito mais do que isso: sabe que existem diversas tecnologias de IA? 

No nosso texto sobre aplicações e vantagens da inteligência artificial nas empresas, te contamos isso e muito mais! Confira e fique por dentro de tudo (tudo mesmo!) sobre essa tendência cada vez mais presente no nosso dia a dia. 

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