O mundo conectado do século 21
14 de novembro de 2023

O ecossistema IOT vai muito além de uma rede de dispositivos interconectados; ele se revela um terreno fértil para inovação contínua e criação de valor, onde o verdadeiro potencial reside na capacidade de transformar dados brutos em ações estratégicas e decisões inteligentes.

por, Rafael Derrico

A Internet das Coisas, ou Internet of Things - IoT, em inglês, evoluiu significativamente nos últimos anos e já se destaca como um conceito tecnológico capaz de provocar mudanças em diversos setores da sociedade, através de modelos de negócios inovadores e da análise de dados anteriormente subutilizados. 

Desde o acionamento de dispositivos domésticos até o controle de pragas e ervas daninhas na agricultura de precisão com drones e robôs, tornando as cidades mais inteligentes e sustentáveis através da interconexão de carros autônomos, até a otimização da cadeia de suprimentos, logística e a produção industrial, a IoT tem se tornado parte integrante de nossa realidade digital e caminha para ser onipresente e pervasiva.

A IoT evoluiu desde equipamentos conectados, passando por produtos inteligentes, até chegar ao ecossistema IoT. Um produto conectado é um dispositivo que pode ser acessado remotamente, já um produto inteligente vai além, tomando decisões e aprendendo com o uso, por fim chegando a um ecossistema IoT, que é uma rede interconectada de dispositivos, sensores, servidores, software e plataformas que trabalham em conjunto para coletar, transmitir, processar e analisar dados em tempo real. Esses sistemas permitem a comunicação e interação entre dispositivos, possibilitando a automação, monitoramento e controle de processos em diversas áreas.

No entanto, como exatamente um ecossistema de IoT gera valor? O valor incremental de um produto de IoT é gerado pela transformação de dados em informações úteis e passa pelo trio de geração de valor: o modelo, os aplicativos e a análise de dados. Os modelos, que incorporam funcionalidades como a capacidade de simulação, são desenvolvidos a partir da análise dos dados. Os aplicativos geram valor ao executar o modelo, e a análise de dados enriquece o processo ao interrogar o modelo em busca de insights valiosos.

O ecossistema IOT vai muito além de uma rede de dispositivos interconectados; ele se revela um terreno fértil para inovação contínua e criação de valor, onde o verdadeiro potencial reside na capacidade de transformar dados brutos em ações estratégicas e decisões inteligentes. Como exemplo, um relatório da McKinsey, de novembro de 2021, intitulado 'The Internet of Things: Catching up to an accelerating opportunity' (A Internet das Coisas: Aproveitando uma oportunidade acelerada, em tradução livre), estimou que a IoT possui um vasto e crescente potencial econômico. Até 2030, essa tecnologia poderá desbloquear um valor global estimado entre US$ 5,5 trilhões e US$ 12,6 trilhões, englobando o valor obtido por consumidores e clientes de produtos e serviços IoT.

À medida que avançamos para um futuro ainda mais conectado, a IoT promete ser o alicerce para uma sociedade mais eficiente, sustentável e responsiva às necessidades humanas e empresariais, pavimentando o caminho para uma integração tecnológica que antes só poderíamos imaginar.

*Diretor Comercial da APETI (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação).



https://www.diariodaregiao.com.br/opiniao/artigos/o-mundo-conectado-do-seculo-21-1.1914798


Por Samilo Lopes 14 de abril de 2025
Rio Preto vem se consolidando como um dos principais polos de tecnologia e inovação do Estado de São Paulo.
Por Flaviana Ribeiro 1 de abril de 2025
Tem tanta coisa maluca acontecendo no mundo que as pegadinhas de 1º de abril ficaram realistas demais. O Dia da Mentira virou descanso. Um dia em que, enfim, a gente sabe que está sendo enganado (e ri disso). Mas às vezes, é o contrário que acontece: algumas ideias parecem mentira, e ainda assim, mudam tudo.
Por Apeti 19 de março de 2025
Na última segunda-feira, 18 de março, a Prefeitura de São José do Rio Preto sediou a cerimônia oficial de lançamento do Rio Preto Tech Summit 2025, um dos mais importantes eventos de tecnologia e inovação do interior paulista.
Por Cassio Simonato 5 de março de 2025
O mês de fevereiro de 2025 consolidou ainda mais São José do Rio Preto como um polo de referência nacional em tecnologia e inovação. Nesse período, três novos prédios ganharam destaque, reinaugurando unidades que poderiam causar inveja até mesmo nas maiores capitais.
Por Apeti 5 de março de 2025
Neste programa, publicado em 01 de março, recebo Gerson Pedrinho e João Paulo, presidente e vice-presidente da APETI (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnlogia da Informação) para falarmos sobre a instituição, sua história, projetos e planos futuros. Créditos: https://www.samilo.com.br/entrevista-com-gerson-e-joao-paulo-cbn-grandes-lagos
Por Apeti 6 de fevereiro de 2025
A Inteligência Artificial (IA) tem revolucionado diversos setores, desde a indústria até os serviços financeiros, mas seu avanço acelerado também levanta uma preocupação crítica: o consumo energético.
Por Yonei Scoletari 4 de fevereiro de 2025
A Apeti está no centro de um ecossistema que respira tecnologia e pulsa na direção da inovação contribuindo com o progresso de São José do Rio Preto e região.
Por Apeti 27 de janeiro de 2025
Imagine um futuro em que a inteligência artificial não só entende você, mas também antecipa seus desejos antes mesmo de você dizer. Parece coisa de filme de ficção científica, né?
Por Apeti 27 de janeiro de 2025
Reaproximação entre governo e gigantes da tecnologia impulsiona inovação em IA e reconfigura o cenário do marketing digital.
Share by: