Crescimento empresarial: 7 dicas para alavancar os resultados do seu negócio
12 de dezembro de 2023

Investir em marketing, treinar a equipe e adotar parcerias são algumas estratégias de crescimento empresarial. Acesse o texto e conheça outras dicas valiosas!

O crescimento empresarial é um dos objetivos de qualquer empreendedor. Afinal, para que uma empresa se mantenha no mercado, ela não pode ficar estagnada. É preciso buscar melhores resultados constantemente, se diferenciar dos concorrentes, inovar nos produtos e serviços oferecidos aos clientes e, consequentemente, expandir a atuação.

Para que esse crescimento seja alcançado de forma sustentável, organizada e planejada, algumas dicas podem ser colocadas em prática. Mas, antes de mais nada, é preciso compreender o que caracteriza esse crescimento e, claro, se é a hora certa de expandir.

Por isso, neste texto, falaremos tudo que você precisa saber sobre crescimento de empresas: quando começar a investir nessa estratégia e como fazer para chegar lá. Ficou curioso? Então, continue a leitura, coloque todas as nossas dicas em prática e colha os frutos!

O que caracteriza o crescimento empresarial?
O crescimento empresarial é caracterizado pela melhoria sustentável de alguns indicadores-chave de desempenho de uma empresa em um período de tempo. Nesse processo, geralmente ocorre a evolução de diferentes aspectos do negócio para criar uma organização mais robusta, eficiente e rentável.

Alguns dos principais fatores que caracterizam o crescimento de empresas são:

Aumento da receita e dos lucros
Um dos sinais mais claros de crescimento é o aumento na receita e nos lucros. Isso pode ser resultado de um aumento nas vendas, da expansão para novos mercados ou do lançamento de novos produtos e serviços, por exemplo.

Expansão
É natural pensarmos que uma empresa que está em crescimento chegará a novos mercados do ponto de vista geográfico, não é mesmo? Isso inclui abertura de filiais, conquista de novos públicos e até mesmo a adequação para o modelo de franchising.


Diversificação de produtos e serviços
Diversificar produtos e serviços é muito mais do que simplesmente oferecer novidades aos clientes; diz respeito a resolver novos problemas e atender a novas necessidades ou expectativas desses consumidores. Para isso, é necessário que a empresa esteja forte no mercado e tenha confiança do seu público, portanto é mais um sinal de crescimento.

Aumento na base de clientes
O crescimento empresarial está diretamente ligado ao aumento da base de clientes. Afinal, quanto mais consumidores fidelizados, maiores são as oportunidades de negócios.

Aumento na força de trabalho
Com o crescimento de uma empresa, é natural que haja aumento da força de trabalho dentro da organização. Isso acontece não apenas para que os colaboradores deem conta de novas demandas, mas para que possam dar continuidade ao desenvolvimento de novas oportunidades e ao surgimento de áreas (marketing e expansão, por exemplo).

Essas são algumas características que demonstram um processo de crescimento empresarial. Eles são indicadores-chave que indicam como está a saúde do negócio. Mas, afinal, como saber qual é o momento certo de investir nesse crescimento? Confira a seguir!

Como saber qual o momento certo de expandir?

Saber a hora certa de investir no crescimento empresarial é fundamental. Isso porque é muito importante que esse crescimento seja sustentável e não prejudique a saúde do negócio. Para isso, é necessário analisar alguns fatores:

- entenda a demanda do mercado para novos produtos ou serviços;

- analise a saúde financeira da empresa;

- trabalhe com o feedbacks dos clientes;

- entenda a eficiência operacional atual da sua empresa e os pontos de melhoria;

- estude as tendências do setor e esteja alinhado com elas;

- calcule a capacidade de produção e infraestrutura atual do negócio;

- analise a competência atual da equipe e as necessidades para expansão;

- faça análise de riscos desse potencial crescimento;

- estabeleça os objetivos a longo prazo para a organização.

Ou seja, para entender o momento ideal de entrar no processo de expansão, é preciso entender o “quadro geral” da empresa. A partir disso, dá-se início ao planejamento desse crescimento.

Como atingir esse crescimento? 7 dicas
Para uma empresa conseguir o crescimento, é fundamental adotar uma abordagem estratégica e implementar uma série de práticas. Aqui estão algumas estratégias que podem contribuir para isso:

1) Desenvolva um planejamento estratégico
Planejar não é só ter ideias. É preciso que você e sua equipe desenvolvam um plano estratégico com metas claras, objetivos de crescimento e as estratégias que serão implementadas para alcançar tudo isso, levando em conta o seu segmento e as características dele.

2) “Sinta” o mercado
Talvez a sua empresa esteja bem para crescer. Mas, e o mercado? Além de analisar como está a empresa, é fundamental entender como está o cenário em que ela atua, compreendendo as tendências, as necessidades dos clientes e as oportunidades de crescimento.

Isso não só vai permitir que você entenda se o seu segmento tem espaço para uma versão maior da sua empresa, como também te dará a oportunidade de adaptar suas estratégias de acordo com as demandas desse mercado.

3) Invista em inovação e desenvolvimento de produtos
Para crescer enquanto empresa, não basta investir no aumento da equipe ou da produção. É fundamental, também, investir em pesquisa e desenvolvimento para inovar nos produtos ou serviços que já são oferecidos. A oferta de algo novo ou aprimorado pode diferenciar a empresa da concorrência e atrair novos clientes.


4) Invista em marketing
Já parou pra pensar que a falta de um marketing adequado pode estar “atrasando” o crescimento empresarial mais natural do seu negócio?

Durante o processo de expansão, invista em estratégias de marketing eficazes para aumentar a visibilidade da sua marca. Entenda o seu nicho e, assim, aposte nas ferramentas mais adequadas para o seu público, como: criação de um blog, investimento em performance, disparo de e-mails e por aí vai.

5) Treine e desenvolva sua equipe
Sabe aquela frase “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”? Aqui, vemos um exemplo prático disso. Ao expandir o seu negócio, você está expandindo a sua marca e a responsabilidade que ela tem de oferecer bons produtos e serviços, um bom atendimento etc.

Portanto, invista no treinamento e no desenvolvimento contínuo da sua equipe para garantir que todos estejam alinhados com os objetivos de crescimento da empresa.

6) Aposte em parcerias estratégicas
O mundo dos negócios não precisa ser “cada um por si”. Na verdade, as parcerias oferecem grandes oportunidades para quem quer crescer.

Além de procurar empresas que podem atuar como parceiras da sua, uma alternativa muito interessante é fazer parte de uma associação de empresas do seu ramo!

Essa é uma excelente oportunidade para conhecer mais sobre o mercado e as pessoas que fazem parte dele, além de ser uma forma de ficar por dentro das tendências e de ter acesso a benefícios importantes. Isso é fundamental para que a sua empresa cresça!


7) Invista em tecnologia
A tecnologia já faz parte do mercado de trabalho. A cada dia, surgem novas ferramentas que facilitam as rotinas de trabalho e criam novas oportunidades de negócio. Portanto, se você está expandindo, a tecnologia é fundamental para que você faça isso sem ficar para trás!

Por onde começar?
Neste texto, você entendeu o que caracteriza o crescimento empresarial, como saber se está na hora de investir nele e o que fazer para alcançar esse objetivo. Mas, por onde podemos começar?

Investir em ferramentas de gestão é um excelente passo para começar esse caminho. Isso porque elas potencializam a eficiência pessoal e tecnológica do seu negócio, oferecem inúmeras funcionalidades e são, em sua maioria, fáceis de implantar.

Quer saber mais sobre isso? Então, confira o nosso texto sobre sete ferramentas de gestão que você pode começar a usar na sua empresa.

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