Indústria 4.0: o que é, como funciona e impactos na sociedade
28 de setembro de 2022

Muitas das novidades tecnológica que ouvimos no passado, hoje são realidades, como na Indústria 4.0. Saiba mais sobre a Indústria 4.0: o que é, como funciona e os impactos na sociedade.

Muitas das novidades tecnológicas que ouvimos no passado, como inteligência artificial e nuvem de armazenamento, por exemplo, hoje são realidades. Não apenas na nossa rotina, mas também na produção, como na Indústria 4.0. Mas o que é esse termo?

Ela está sendo considerada por especialistas como a quarta Revolução Industrial. Vale lembrar que a terceira revolução aconteceu lá em 1950, também quando houve uma série de evoluções tecnológicas no mundo.

Quer saber mais sobre a Indústria 4.0, o que é, como funciona e os impactos na sociedade? Continue acompanhando o texto até o fim!

Indústria 4.0: o que é?
De tempos em tempos, a humanidade dá os seus saltos tecnológicos. Foi assim com os primeiros computadores, a internet, os smartphones. Além de facilitar a nossa vida, a tecnologia serve também para agilizar processos nas fábricas. E é aí que surge a indústria 4.0.

A chamada 4ª revolução industrial traz em sua bagagem todas as inovações tecnológicas desenvolvidas nos últimos anos. O principal desafio é otimizar a produção, potencializando os lucros das empresas - tudo por meio da automação.

Assim, as máquinas conseguem operar de maneira mais inteligente, eficiente e autônoma. A intenção nesta nova era é otimizar os acertos, gerando ainda mais lucro e reduzindo as chances de erros.

Para chegar a este nível de automação industrial é necessária a integração entre diferentes tecnologias. Dentre elas, por exemplo, podemos citar as tecnologias físicas (no caso, a robótica) e também as virtuais, como a inteligência artificial. Mas além disso, os novos sistemas usam:

-big data;
-armazenamento de nuvem;
-internet das coisas;
-realidade aumentada;
-machine learning.

Mas como ela funciona na prática? E quais os efeitos dela na sociedade? É o que você vai acompanhar agora!

Como a Indústria 4.0 funciona na prática?
Imagine uma fábrica de automóveis com todo o processo automatizado. Máquinas, programas e pessoas conectadas. Se antes isso até já acontecia, mas as máquinas não eram tão inteligentes e o processo falho, imagine quando contamos com uma rede inteligente.

As máquinas, os sistemas e as pessoas trabalhando em uma cadeia produtiva onde não é só possível automatizar tudo, mas também evitar falhas nas etapas. Isso traz uma eficiência enorme para a indústria, criando mais agilidade e diminuindo as despesas.

O big data e a inteligência artificial talvez sejam as grandes chaves desta mudança. A geração de dados, muitas vezes em tempo real, traz informações claras para as tomadas de decisões.

Já a inteligência artificial tem a missão de fazer a máquina pensar como nós, os humanos. Assim, ela pode não só gerar dados, mas analisá-los, tomar as decisões e ainda aprender com tudo o que faz. O big data traz as informações e a IA interpreta e define.

A Indústria 4.0 traz vários benefícios, não só para as grandes empresas, mas também para as médias e pequenas. Dentre as principais vantagens, podemos citar:

-maior competitividade;
-mais eficiência;
-redução de erros;
-menos despesas;
-aumento da segurança;
-maior margem de lucro.

Quais os impactos para a sociedade?
Quando falamos em revolução, não dá para esquecer dos impactos, seja os positivos e também os negativos. Com a Indústria 4.0 não é diferente e as mudanças vão ocorrer tanto na forma de consumo, como no mercado de trabalho.

Dentre os impactos positivos, o principal estaria no processo industrial em si, mais eficiente e sustentável. Isso diminui o desperdício e faz o uso dos recursos ser mais assertivo.

Além disso, o processo de produção poderá ser mais coerente com as necessidades do cliente. Assim, haverá menos rejeição aos produtos e contratempos na fabricação.

Outro ponto é como o mercado de trabalho irá lidar com esta situação no futuro. Novas demandas vão surgir e outras deixarão de existir. A mão de obra terá de ser mais qualificada e isso poderá acabar reduzindo a demanda por um quadro de funcionário amplo.

Conclusão
Você viu neste post mais sobre a Indústria 4.0, o que é e como ela funciona na prática. A APETI é a Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação. Ela atua no Estado de São Paulo como uma catalisadora, trazendo a tecnologia da informação como protagonista na transformação da sociedade.

Se você ficou interessado em mais assuntos relacionados, convidamos para ler este sobre o impacto econômico das edtechs.

Por Samilo Lopes 14 de abril de 2025
Rio Preto vem se consolidando como um dos principais polos de tecnologia e inovação do Estado de São Paulo.
Por Flaviana Ribeiro 1 de abril de 2025
Tem tanta coisa maluca acontecendo no mundo que as pegadinhas de 1º de abril ficaram realistas demais. O Dia da Mentira virou descanso. Um dia em que, enfim, a gente sabe que está sendo enganado (e ri disso). Mas às vezes, é o contrário que acontece: algumas ideias parecem mentira, e ainda assim, mudam tudo.
Por Apeti 19 de março de 2025
Na última segunda-feira, 18 de março, a Prefeitura de São José do Rio Preto sediou a cerimônia oficial de lançamento do Rio Preto Tech Summit 2025, um dos mais importantes eventos de tecnologia e inovação do interior paulista.
Por Cassio Simonato 5 de março de 2025
O mês de fevereiro de 2025 consolidou ainda mais São José do Rio Preto como um polo de referência nacional em tecnologia e inovação. Nesse período, três novos prédios ganharam destaque, reinaugurando unidades que poderiam causar inveja até mesmo nas maiores capitais.
Por Apeti 5 de março de 2025
Neste programa, publicado em 01 de março, recebo Gerson Pedrinho e João Paulo, presidente e vice-presidente da APETI (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnlogia da Informação) para falarmos sobre a instituição, sua história, projetos e planos futuros. Créditos: https://www.samilo.com.br/entrevista-com-gerson-e-joao-paulo-cbn-grandes-lagos
Por Apeti 6 de fevereiro de 2025
A Inteligência Artificial (IA) tem revolucionado diversos setores, desde a indústria até os serviços financeiros, mas seu avanço acelerado também levanta uma preocupação crítica: o consumo energético.
Por Yonei Scoletari 4 de fevereiro de 2025
A Apeti está no centro de um ecossistema que respira tecnologia e pulsa na direção da inovação contribuindo com o progresso de São José do Rio Preto e região.
Por Apeti 27 de janeiro de 2025
Imagine um futuro em que a inteligência artificial não só entende você, mas também antecipa seus desejos antes mesmo de você dizer. Parece coisa de filme de ficção científica, né?
Por Apeti 27 de janeiro de 2025
Reaproximação entre governo e gigantes da tecnologia impulsiona inovação em IA e reconfigura o cenário do marketing digital.
Share by: