Melhor que pastel
5 de março de 2024

O problema é que sair por aí gritando sobre um produto ou um serviço não é o melhor jeito de construir uma marca. E como tem muita gente fazendo a mesma coisa, o barulho fica cada vez maior e os desafios para chamar a atenção só aumentam

por Flaviana Ribeiro

Vender pastel. Eis um dos maiores desafios de quem atua com Marketing. Quando eu comecei a trabalhar, há pouco mais de 20 anos, o mundo online ainda era mato. Mato alto, diga-se de passagem. Aí o tempo passou, a paisagem mudou e eu aprendi a usar automação e inteligência artificial.

Mas esse não é outro artigo sobre IA. Nosso tema aqui é pastel. Barraca de feira, todo mundo gritando. Tem dia que você nem quer comer pastel, mas o cara da barraca ganha no grito, na insistência. O pastel até é gostoso, mas se você andar mais um bocadinho acha outra barraca, outra feira, outro pastel e gente gritando ainda mais alto.

Essa é basicamente a rotina de alguns profissionais de marketing. O problema é que sair por aí gritando sobre um produto ou um serviço, não é o melhor jeito de construir uma marca. E como tem muita gente fazendo a mesma coisa, o barulho fica cada vez maior e os desafios para chamar a atenção só aumentam.

Foi para fugir da gritaria generalizada e oferecer algo mais que “só pastel” que criamos, há dois anos, a pasta de Comunicação & Marketing (C&M) da Apeti. Com 20 anos de história, a Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação de Rio Preto e região queria ser reconhecida também por quem não era do setor.

Aqui vale uma explicação. A exemplo de outras diretorias da Apeti, a área de C&M é voluntária. Aliás, a associação é baseada na união de muitos voluntários. Gente com objetivos em comum. Assim, quando recebi o convite para assumir a pasta, entendi que nossa missão ali não era (definitivamente!) vender pastel. Nós iríamos estabelecer conexões.

Ao longo dos últimos dois anos, nos dedicamos a compreender quem estava ao nosso lado: associados, diretores, comunidade, parceiros, governo, imprensa, organizações e redes diversas. E este é outro ponto importante de um trabalho sério e comprometido com resultados: o tempo. Você pode fritar um pastel em poucos segundos, mas um prato bem-feito, elaborado e único, requer tempo, conhecimento e técnica.

Por isso, no próximo mês de março, ao iniciar um novo ciclo da área de C&M da Apeti, começamos a colher frutos. Nosso site conquistou espaço e é uma referência de conteúdo, com mais de três mil acessos por mês. Ampliamos nossos canais de contato com os associados, nos reaproximamos da imprensa e nos tornamos fonte constante de consulta e publicações.

Além dos eventos tradicionais da associação, consolidamos a comunicação do Rio Preto Tech Summit, o maior evento de tecnologia do interior. Lançamos a primeira temporada do Apeti Cast e um dos nossos maiores orgulhos, um documentário sobre as duas décadas da Apeti.

Parece muito, mas é só o começo. Poque no final das contas, o que realmente faz barulho no Marketing são as relações que construímos, a paixão que colocamos naquilo que fazemos e a excelência que perseguimos. Um tripé que há 20 anos sustenta a história da Apeti.


Flaviana Ribeiro, Diretora de Comunicação & Marketing da Apeti (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação)

https://www.diariodaregiao.com.br/opiniao/artigos/melhor-que-pastel-1.1943184


Por Samilo Lopes 14 de abril de 2025
Rio Preto vem se consolidando como um dos principais polos de tecnologia e inovação do Estado de São Paulo.
Por Flaviana Ribeiro 1 de abril de 2025
Tem tanta coisa maluca acontecendo no mundo que as pegadinhas de 1º de abril ficaram realistas demais. O Dia da Mentira virou descanso. Um dia em que, enfim, a gente sabe que está sendo enganado (e ri disso). Mas às vezes, é o contrário que acontece: algumas ideias parecem mentira, e ainda assim, mudam tudo.
Por Apeti 19 de março de 2025
Na última segunda-feira, 18 de março, a Prefeitura de São José do Rio Preto sediou a cerimônia oficial de lançamento do Rio Preto Tech Summit 2025, um dos mais importantes eventos de tecnologia e inovação do interior paulista.
Por Cassio Simonato 5 de março de 2025
O mês de fevereiro de 2025 consolidou ainda mais São José do Rio Preto como um polo de referência nacional em tecnologia e inovação. Nesse período, três novos prédios ganharam destaque, reinaugurando unidades que poderiam causar inveja até mesmo nas maiores capitais.
Por Apeti 5 de março de 2025
Neste programa, publicado em 01 de março, recebo Gerson Pedrinho e João Paulo, presidente e vice-presidente da APETI (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnlogia da Informação) para falarmos sobre a instituição, sua história, projetos e planos futuros. Créditos: https://www.samilo.com.br/entrevista-com-gerson-e-joao-paulo-cbn-grandes-lagos
Por Apeti 6 de fevereiro de 2025
A Inteligência Artificial (IA) tem revolucionado diversos setores, desde a indústria até os serviços financeiros, mas seu avanço acelerado também levanta uma preocupação crítica: o consumo energético.
Por Yonei Scoletari 4 de fevereiro de 2025
A Apeti está no centro de um ecossistema que respira tecnologia e pulsa na direção da inovação contribuindo com o progresso de São José do Rio Preto e região.
Por Apeti 27 de janeiro de 2025
Imagine um futuro em que a inteligência artificial não só entende você, mas também antecipa seus desejos antes mesmo de você dizer. Parece coisa de filme de ficção científica, né?
Por Apeti 27 de janeiro de 2025
Reaproximação entre governo e gigantes da tecnologia impulsiona inovação em IA e reconfigura o cenário do marketing digital.