Melhor que pastel
5 de março de 2024
O problema é que sair por aí gritando sobre um produto ou um serviço não é o melhor jeito de construir uma marca. E como tem muita gente fazendo a mesma coisa, o barulho fica cada vez maior e os desafios para chamar a atenção só aumentam
por Flaviana Ribeiro
Vender pastel. Eis um dos maiores desafios de quem atua com Marketing. Quando eu comecei a trabalhar, há pouco mais de 20 anos, o mundo online ainda era mato. Mato alto, diga-se de passagem. Aí o tempo passou, a paisagem mudou e eu aprendi a usar automação e inteligência artificial.
Mas esse não é outro artigo sobre IA. Nosso tema aqui é pastel. Barraca de feira, todo mundo gritando. Tem dia que você nem quer comer pastel, mas o cara da barraca ganha no grito, na insistência. O pastel até é gostoso, mas se você andar mais um bocadinho acha outra barraca, outra feira, outro pastel e gente gritando ainda mais alto.
Essa é basicamente a rotina de alguns profissionais de marketing. O problema é que sair por aí gritando sobre um produto ou um serviço, não é o melhor jeito de construir uma marca. E como tem muita gente fazendo a mesma coisa, o barulho fica cada vez maior e os desafios para chamar a atenção só aumentam.
Foi para fugir da gritaria generalizada e oferecer algo mais que “só pastel” que criamos, há dois anos, a pasta de Comunicação & Marketing (C&M) da Apeti. Com 20 anos de história, a Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação de Rio Preto e região queria ser reconhecida também por quem não era do setor.
Aqui vale uma explicação. A exemplo de outras diretorias da Apeti, a área de C&M é voluntária. Aliás, a associação é baseada na união de muitos voluntários. Gente com objetivos em comum. Assim, quando recebi o convite para assumir a pasta, entendi que nossa missão ali não era (definitivamente!) vender pastel. Nós iríamos estabelecer conexões.
Ao longo dos últimos dois anos, nos dedicamos a compreender quem estava ao nosso lado: associados, diretores, comunidade, parceiros, governo, imprensa, organizações e redes diversas. E este é outro ponto importante de um trabalho sério e comprometido com resultados: o tempo. Você pode fritar um pastel em poucos segundos, mas um prato bem-feito, elaborado e único, requer tempo, conhecimento e técnica.
Por isso, no próximo mês de março, ao iniciar um novo ciclo da área de C&M da Apeti, começamos a colher frutos. Nosso site conquistou espaço e é uma referência de conteúdo, com mais de três mil acessos por mês. Ampliamos nossos canais de contato com os associados, nos reaproximamos da imprensa e nos tornamos fonte constante de consulta e publicações.
Além dos eventos tradicionais da associação, consolidamos a comunicação do Rio Preto Tech Summit, o maior evento de tecnologia do interior. Lançamos a primeira temporada do Apeti Cast e um dos nossos maiores orgulhos, um documentário sobre as duas décadas da Apeti.
Parece muito, mas é só o começo. Poque no final das contas, o que realmente faz barulho no Marketing são as relações que construímos, a paixão que colocamos naquilo que fazemos e a excelência que perseguimos. Um tripé que há 20 anos sustenta a história da Apeti.
Flaviana Ribeiro, Diretora de Comunicação & Marketing da Apeti (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação)
https://www.diariodaregiao.com.br/opiniao/artigos/melhor-que-pastel-1.1943184

Tem tanta coisa maluca acontecendo no mundo que as pegadinhas de 1º de abril ficaram realistas demais. O Dia da Mentira virou descanso. Um dia em que, enfim, a gente sabe que está sendo enganado (e ri disso). Mas às vezes, é o contrário que acontece: algumas ideias parecem mentira, e ainda assim, mudam tudo.

Neste programa, publicado em 01 de março, recebo Gerson Pedrinho e João Paulo, presidente e vice-presidente da APETI (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnlogia da Informação) para falarmos sobre a instituição, sua história, projetos e planos futuros. Créditos: https://www.samilo.com.br/entrevista-com-gerson-e-joao-paulo-cbn-grandes-lagos