Diversos setores da sociedade estiveram presentes nesta quarta-feira (10) no ato de sanção feita pelo prefeito Edinho Araújo (MDB) ao projeto de lei que possibilita a implementação da tecnologia 5G em Rio Preto.
O 5G é a modernidade da tecnologia, é a possibilidade de acessarmos com mais facilidade. E é sem sobra de dúvida uma ato de revolução para este setor e São José do Rio Preto que busca ser uma cidade cada vez mais inteligente, cada vez mais aberta aos investidores.
Nosso diretor institucional, Marcelo Lorencin
, destaca que a 5G vai auxiliar na expansão do setor, pois existem empresas que precisam de uma banda maior de uma tecnologia maior com o 5G serão atendidos –e ele acredita que algumas empresas poderão ser atraídas para Rio Preto graças a essa nova realidade.
A aprovação se deu na sessão ordinária ocorrida na última terça-feira (09). “O 5G é a modernidade da tecnologia, é a possibilidade de acessarmos com mais facilidade. E é sem sobra de dúvida uma ato de revolução para este setor e São José do Rio Preto que busca ser uma cidade cada vez mais inteligente, cada vez mais aberta aos investidores”, salientou o prefeito. Ele ainda destaca a proposta aprovada e agora sancionada vai proporcionar desenvolvimento e geração de empregos para a cidade.
Para o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Rio Preto, Jorge Luís de Souza, com a sanção agora Rio Preto vai viver uma nova fase em termo de desenvolvimento econômico, pois novas possibilidades de aplicação da tecnologia passam a acontecer, a geração de empregos. E a própria instalação da infraestrutura irá gerar oportunidades para empresas locais – além de colocar Rio Preto para a vinda de novas empresas abrindo um leque de novos investimentos. “Essa demanda está latente e com a sanção, damos uma novo passo em relação ao futuro. Com um repercussão muito grande na Região Metropolitana”, salientou Souza.
Cronograma Instalação
Com a sanção agora a Prefeitura vai atualizar no site da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) a nova situação do município que atualizou a sua lei de antenas e segundo o secretário de Desenvolvimento a partir desta atualização as empresas do setor interessadas em fazer a instalação da novas antenas começam a desenvolver seus planos de instalação do 5G em Rio Preto. “A partir de agora elas (empresas) irão olhar o mercado de São José do Rio Preto e vão dar essa preferência, com a lei atualizada e sancionada, com a lei inscrita na Anatel. Então começa os planos de expansão. E acho que nos próximos seis meses teremos grandes novidades”, destacou o secretário.
5 mil Antenas
Segundo levantamento poderão ser instaladas 5 mil antenas em Rio Preto, isso porque podem ser instaladas um antena para cada mil pessoal, o secretário de Desenvolvimento tranquiliza afirmando que boa parte desta antenas serão de pequeno porte que são as repetidoras de sinal, chamadas de Small Cell que do tamanho de uma caixa de sapato que estarão espalhadas por vários lugares de Rio Preto e algumas delas escondidas na própria paisagem urbana. Ele destaca que antenas de grande porte devem ser poucas a serem instaladas.
Por Sérgio SAMPAIO - DHoje Interior
https://jornaldhoje.com.br/p/1712791610253x594581272812585000