Nosso super poder
25 de julho de 2023
Quando você sabe como sua mente funciona você consegue modificá-la para ter melhores resultados e isso também lhe permite mudar comportamentos e lidar melhor consigo mesmo e com os outros
por, Fernando Neves
Ouvimos, pensamos, interpretamos, contextualizamos e respondemos em um nível de elaboração super avançado e tudo em apenas alguns segundos. É algo tão natural em nosso dia a dia que nem paramos para refletir o quão espantoso é esse processo.
Como isso acontece? Como as pessoas interagem? Sempre tive a curiosidade de saber como as pessoas pensam, entender seus comportamentos, então resolvi me aprofundar.
Por trás de tudo isso existe um campo científico gigante que tem como propósito estudar aspectos neurais, de linguagem, cognitivos e psicológicos, entre outros, o qual é denominado de neurolinguística, porém esse termo não ganhou destaque.
A ascensão da Programação Neurolinguística (PNL) despertou muita atenção no âmbito de autodesenvolvimento e esse termo alçou voos muito mais altos, principalmente nos meios digitais. Atualmente, se fizermos uma busca rápida no Google com a palavra “neurolinguística” retornarão mais de 2 milhões de resultados em menos de um segundo e quase a totalidade do conteúdo é relacionado à PNL.
Em tempos de busca por alta performance e ao mesmo tempo por propósito na vida pessoal e profissional, o uso de ferramentas e abordagens que auxiliem a quebrar barreiras e modelos mentais internos das pessoas estão em evidência.
A PNL é bastante recente, sendo formatada na década de 70 por Richard Bandler, estudante de psicologia e John Grinder, professor de linguística da Universidade de Santa Cruz, na Califórnia. Conforme os trabalhos avançaram, Grinder percebeu que havia padrões linguísticos na terapia que geravam mudança de comportamento.
A Programação Neurolinguística (PNL) é um método de influenciar os comportamentos do cérebro, através da linguagem e de outros processos de comunicação. Este método permite que o cérebro responda de forma eficaz aos estímulos e manifeste melhores e novos comportamentos.
A PNL possui uma variada gama de ferramentas para o desenvolvimento de sua mente e de seu corpo. Quando você sabe como sua mente funciona você consegue modificá-la para ter melhores resultados e isso também lhe permite mudar comportamentos e lidar melhor consigo mesmo e com os outros. Sabendo qual a estrutura por de trás de sua mente, você começa a comandá-la, lidando facilmente com situações indesejadas, e ter flexibilidade de pensamento, o que faz possível obter mais sucesso em qualquer área de sua vida. Aí está nosso superpoder!
Como a PNL é essencialmente voltada para autodesenvolvimento suas técnicas são consideradas simples, de fácil memorização e aplicação. Ao aplicar e mudar de hábitos ou comportamento, os benefícios ficam evidentes não só para a pessoa, mas para os que a cercam.
Por isso, a PNL se consolidou no mercado, ampliando a cada dia seu leque de atuação.
Inclusive hoje é muito procurada por profissionais da área de recursos humanos, cargos de vendas e coaching, pois afirmam que ela pode ajudar as pessoas a superarem limitações, aprimorarem habilidades de liderança, melhorarem relacionamentos e alcançarem objetivos pessoais e profissionais.
Concluo afirmando que nós temos o superpoder de mudar culturas enraizadas, pensamentos de outras pessoas e inclusive melhorar situações trabalhando ou alterando nosso mapa mental. Após a desconstrução deste padrão é possível reprogramar o cérebro para operar seguindo um novo mapa mental e levando ao objetivo determinado. Isto altera completamente a maneira como uma pessoa age, pois afeta diretamente sua forma de assimilar experiências.
A melhor parte é que isso pode ser aprendido e treinado!
Fernando Neves, Diretor de Capacitação da Apeti (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação)
Fonte: https://www.diariodaregiao.com.br/opiniao/artigos/nosso-super-poder-1.1255892
#Programação Neurolinguística

Tem tanta coisa maluca acontecendo no mundo que as pegadinhas de 1º de abril ficaram realistas demais. O Dia da Mentira virou descanso. Um dia em que, enfim, a gente sabe que está sendo enganado (e ri disso). Mas às vezes, é o contrário que acontece: algumas ideias parecem mentira, e ainda assim, mudam tudo.

Neste programa, publicado em 01 de março, recebo Gerson Pedrinho e João Paulo, presidente e vice-presidente da APETI (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnlogia da Informação) para falarmos sobre a instituição, sua história, projetos e planos futuros. Créditos: https://www.samilo.com.br/entrevista-com-gerson-e-joao-paulo-cbn-grandes-lagos