Como fazer um pitch? 10 dicas para você vender sua ideia
20 de junho de 2023
Vender uma ideia é o primeiro passo para tirá-la do papel. No empreendedorismo, isso é chamado de “pitch”. Neste texto, destacamos dicas de como fazer um pitch!
No mundo dos negócios, especialmente das startups, as ideias têm muito valor. Isso porque elas podem impulsionar transformações importantes na vida de determinadas pessoas ou mesmo de toda a população.
No entanto, ter a ideia é apenas o primeiro passo. Para que ela seja capaz de provocar mudanças e evoluções, é preciso colocá-la em prática. E para que isso seja possível, é necessário convencer as pessoas ao seu redor – aquelas que te ajudarão nessa tarefa – de que ela é válida e tem força. É aí que entra o pitch!
Neste texto, vamos te explicar o que é esse conceito, a importância dele para o mundo do empreendedorismo e como fazer um pitch. Quer saber mais? Então, continue a leitura!
O que é pitch
No mundo do empreendedorismo (que é o nosso foco aqui), "pitch" é o nome dado a uma apresentação curta e persuasiva feita por um empreendedor, geralmente com o objetivo de atrair investidores, clientes ou parceiros para uma ideia de negócio.
No entanto, é importante destacar que, embora mais comum nesse segmento, o pitch pode ser aplicado em diversas situações que envolvem a “venda” de uma ideia: uma entrevista de emprego (nela, é preciso que você saiba como “se vender”); um trabalho de escola ou faculdade; entre muitas outras situações. Em outras palavras, a ideia do pitch é convencer os espectadores sobre aquilo que está sendo dito.
Não existe uma regra que defina exatamente como essas apresentações devem acontecer. Porém, por padrão, elas são rápidas (geralmente, entre cinco e dez minutos) e devem transmitir os pontos principais da proposta de forma clara, envolvente e convincente.
No fim, um bom pitch vai envolver uma série de fatores, que vão desde a ideia que está sendo vendida até a forma como ela é apresentada. Por isso, confira nossas dicas a seguir!
Como fazer um pitch com 10 dicas
Como mencionamos, não basta ter uma ótima ideia. É preciso saber vendê-la para as pessoas interessadas, para que, assim, ela possa ser colocada em prática. Sabendo disso, separamos dez dicas fundamentais para um pitch de sucesso. Confira:
1. Conheça seu público
Em qualquer tipo de apresentação, o foco está em atrair o público, seja ele formado por 1, 2 ou 20 pessoas. Por isso, o primeiro passo é entender quem são as pessoas para as quais você vai falar – no caso de uma ideia de negócio, entenda quem são os potenciais investidores, futuros clientes ou parceiros.
Para isso, pesquise sobre esse público: seus interesses, necessidades e até receios. Isso permitirá que você adapte sua apresentação de acordo com o perfil dele, tornando-a mais relevante e convincente.
Afinal, lembre-se: você conhece bem a sua ideia, o alvo do seu pitch, não. Por isso, é seu dever fazer com que a proposta seja entendida!
2. Deixe claro o valor da sua ideia
Entenda: todo negócio ou ideia existe para resolver um problema ou uma dor de alguém. Sabendo disso, tenha clareza ao explicar qual é o problema que o seu negócio resolve.
Assim, concentre-se em comunicar os benefícios e impactos positivos que sua ideia pode trazer. Além disso, tenha certeza de que seu público será capaz de entender como sua proposta é diferente e melhor se comparada às demais alternativas existentes.
3. Use o poder de uma boa história
O uso do storytelling – uma técnica de contação de histórias – é uma boa alternativa para ajudar a ilustrar as soluções que a sua ideia, seu produto ou sua empresa vai oferecer, seja a história real ou não.
Isso acontece porque as pessoas se conectam melhor com histórias. Portanto, use uma narrativa envolvente para transmitir sua visão e a jornada do seu negócio. Mas cuidado para não se estender ou exagerar! A história deve ser interessante e breve, com o intuito apenas de ajudar o público a visualizar melhor uma cena ou um momento.
4. Seja conciso
Uma apresentação curta não significa uma apresentação rasa. Em contrapartida, uma apresentação longa e complexa pode fazer com que seu público perca a atenção.
Sendo assim, faça um pitch curto e que vá direto ao ponto. Entre em detalhes apenas em relação às questões mais importantes (levando em conta o público-alvo) e evite uma linguagem cansativa e pesada. Clareza e concisão são suas melhores aliadas!
5. Apresente dados e evidências
Como falamos, não precisa ficar entrando em detalhes durante a sua apresentação. No entanto, ter dados, fontes e estudos que embasem seus argumentos ajuda a transmitir autoridade e confiança em relação ao que está sendo dito.
Porém, é importante lembrar: não transforme sua apresentação em uma chuva de números e porcentagens. Use os dados para reforçar seus argumentos, com estatísticas relevantes, pesquisas de mercado, resultados de testes ou depoimentos de clientes satisfeitos.
6. Apresente o seu time
Se você possui um time que trabalha ao seu lado no desenvolvimento da ideia em questão, essa é a hora de destacar as habilidades e as experiências-chave da equipe que existem por trás do que está sendo apresentado.
Pessoas investem em pessoas, então mostre por que sua equipe é qualificada e capaz de levar o projeto adiante. Isso inclui mencionar qualquer experiência anterior de sucesso ou conquistas relevantes, assim como traços de personalidade e hobbies (novamente, dependendo do seu público).
Ao mesmo tempo, se você não contar com uma equipe, lembre-se de se apresentar também.
7. Prepare-se e pratique
Se você quer saber como fazer um pitch, preste atenção nesta dica!
Mesmo que você seja um ótimo orador, não subestime a importância de uma excelente preparação. Domine o conteúdo da sua apresentação, mas evite decorar um script (ninguém quer assistir a uma apresentação robotizada!).
Familiarize-se com os pontos principais e ensaie para chegar com uma confiança natural na hora de apresentar. Vale também pedir opiniões e feedbacks de outras pessoas durante esses ensaios, de modo a melhorar e refinar o seu pitch.
8. Use recursos visuais
O mais importante é o conteúdo, mas não deixe de lado a importância dos recursos visuais. Afinal, como diz o ditado, “uma imagem vale mais que mil palavras”.
Portanto, utilize slides ou outros recursos visuais, como imagens, vídeos e artes para complementar sua apresentação, mas não os sobrecarregue com informações. Mantenha-os simples, visualmente atraentes e use-os para ilustrar pontos importantes.
9. Seja autêntico
Como falamos acima, pessoas investem em pessoas. Por isso, é importante você transmitir autenticidade, afinal quem está por trás da ideia (seja uma pessoa ou um grupo) também é parte do pitch.
Então, seja você mesmo e demonstre confiança na sua ideia e na sua apresentação. Seja autêntico, apaixonado e transmita entusiasmo pelo seu negócio. Acredite na sua proposta e transmita essa confiança para o público.
10. Encerre com um chamado à ação
No marketing, existe um conceito chamado “call-to-action” (ou CTA), que é nada menos do que uma chamada para alguma ação. Essa estratégia é amplamente utilizada em diversos formatos de comunicação: blog posts (como este aqui!), e-mails marketing e até apresentações orais, como é o caso.
Portanto, termine o seu pitch com um convite claro e específico ao público. Seja um pedido de investimento, um convite para uma reunião de follow-up ou qualquer outra ação desejada, certifique-se de que as pessoas que estão te ouvindo saibam qual é o próximo passo.
Fique por dentro!
Neste texto, te mostramos dez dicas importantes sobre como fazer um pitch. Agora, desejamos a você boa sorte na sua missão e reforçamos o quão importante é você se manter informado sobre o mercado de negócios, investimentos etc.
Por isso, fique ligado no blog da APETI. Aqui, você confere muitos conteúdos úteis para você evoluir profissionalmente.
#como fazer um pitch

Tem tanta coisa maluca acontecendo no mundo que as pegadinhas de 1º de abril ficaram realistas demais. O Dia da Mentira virou descanso. Um dia em que, enfim, a gente sabe que está sendo enganado (e ri disso). Mas às vezes, é o contrário que acontece: algumas ideias parecem mentira, e ainda assim, mudam tudo.

Neste programa, publicado em 01 de março, recebo Gerson Pedrinho e João Paulo, presidente e vice-presidente da APETI (Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnlogia da Informação) para falarmos sobre a instituição, sua história, projetos e planos futuros. Créditos: https://www.samilo.com.br/entrevista-com-gerson-e-joao-paulo-cbn-grandes-lagos